quarta-feira, 1 de abril de 2009

FORMAÇÃO DE MÉDICOS ESPECIALISTAS PARA O CEARÁ

No início de 2009, o Sr. Secretário de Saúde do Estado do Ceará, João Ananias de Vasconcelos, formulou convite às entidades médicas, tanto profissionais como acadêmicas, para que indicassem representantes, com vistas a compor uma comissão incumbida de estudar as prioridades de formação de especialistas em nosso estado, ao ponto de fazer frente às prementes necessidades de interiorização de determinadas especialidades médicas.
Embora a adesão tenha sido aquém da esperada, face à omissão de algumas instituições médicas convidadas, a dita Comissão, integrada por Ivan de Araújo Moura Fé (CREMEC), Dalgimar Beserra de Menezes (UFC), Mary Neide Romero (Sociedade Cearense de Anestesiologia), Marcelo Gurgel Carlos da Silva (UECE), Haroldo Pontes (ESP-CE) e Maria de Fátima Elias (SESA), sob a coordenação do Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Estado, Marcelo Sobreira, vem se reunindo, com regularidade, desde os idos de janeiro próximo passado.
O ponto de partida dos trabalhos foi o tácito reconhecimento de que a situação de saúde, no “hinterland” cearense, modifica-se, a passos largos, configurando um quadro de transição epidemiológica que evidencia o declínio das doenças infecciosas e a marcha ascendente das doenças crônicas, condição essa que impõe a oferta de serviços especializados e direcionados para as novas necessidades.
Como estratégia, diante da nova situação, a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) incluiu em seu plano de ação a construção de dois hospitais de grande porte, sendo um na macrorregional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e outro na macrorregional da Zona Norte, sediada em Sobral, além da criação de uma ampla rede de Policlínicas, com dois graus de complexidade, para implantação, a curto e médio prazos, em vinte microrregiões de saúde espalhadas no interior do Ceará.
O governo estadual encampou a proposição como prioridade e aprovou o seu financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), chancelando, assim, a relevância das medidas, que já se expressam, concretamente, na aquisição dos terrenos, na feitura dos projetos arquitetônicos e na recente abertura das licitações para erguer os hospitais. Em relação às Policlínicas, a SESA almeja inaugurar seis delas no correr deste ano, e as demais, no vindouro ano de 2010.
Para pôr em operação todo esse aparato, que prevê a disponibilidade da moderna tecnologia médica para diagnóstico e tratamento, é crucial contar com médicos qualificados, dotados de habilitação técnica (Residência Médica, título de Especialista etc.) e reconhecidos por seus pares (Sociedades Médicas e Conselho Profissional), a fim de garantir a adequada prestação de serviços médicos aos cidadãos, com acessibilidade e resolutividade.
A Comissão tem se debruçado na avaliação do potencial de recursos médicos a ser alocado, considerando as quantidades de especialistas em atuação e as cifras futuras, para propor mecanismos de indução à formação e/ou de captação dos já qualificados. Para isso, levando em conta as especificidades e as características do mercado, tem agendado reuniões, por grupos de especialidades (Clínicas e Cirúrgicas), para traçar as estratégias mais apropriadas que permitam formar especialistas em maior número, inserindo-os no interior do Ceará, e complementando, desse modo, a bem sucedida Estratégia Saúde da Família, ora em franca expansão.
Em tempo: a SESA pretende dar maior agilidade gerencial a esses novos hospitais e policlínicas, cujo funcionamento, em princípio, bancado com recursos estaduais e municipais, será gerido por Consórcios Municipais, aos quais caberão recrutar a mão-de-obra especializada, remunerada dignamente, mas com a natural exigência do cumprimento de metas, definidas tecnicamente.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva (Coordenador do Curso de Medicina-UECE)
Ref.: SILVA, M.G.C. da – Formação de médicos especialistas para o Ceará. Conselho, 73: 7, 2009. (Informativo do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog