segunda-feira, 1 de junho de 2009

HAROLDO JUAÇABA: foi-se uma lenda viva

Foi-se, em 01/06/2009, uma lenda viva da Medicina cearense. Apartou-se da matéria, aquele que foi corpo e alma do Instituto do Câncer do Ceará, instituição que ajudou a fundar, em 1944, e que se fez responsável maior pelo seu crescimento, quando decidiu construir, em 1995, o Hospital do Câncer, inaugurado em novembro de 1999.
A sociedade do Ceará, em peso, veste-se de luto. E não são somente os grandes, tantas vezes necessitados dos seus cuidados, no consultório e na sala de cirurgia da Casa de Saúde São Raimundo. São também os pequenos, os deserdados da sorte, que sempre mereceram sua atenção, independente da sua condição social, no hospital da UFC e no ICC.
O Dr. Haroldo Gondim Juaçaba, por suas excepcionais qualidades como médico, administrador, professor universitário e, especialmente, como ser humano, não admite substituição. A integridade moral e a honestidade eram, para ele, princípios que pautavam à sua existência, das quais nunca negligenciou.
Ele será sempre lembrado como o marido amoroso, o fiel companheiro de D. Heloísa, durante uma feliz caminhada de mais de 60 anos, e que lhe rendeu uma descendência de cinco filhos.
O Dr. Haroldo foi pai não-biológico de uma legião de médicos formados pela UFC, e que hoje atuam, com brilhantismo, pelo Brasil a fora e até no exterior. Com ele se formou o conceito de que “importa fazer o bem”, um jargão que usava como efeito demonstrativo, na sua prática profissional, iniciada em 1940, de médico e de mestre de muitas gerações.
Esse é o retrato simples do Dr. Haroldo Juaçaba. Sua lembrança jamais poderá ser dissociada do imaginário coletivo, pelo bem que semeou como professor e médico, provido de espírito altruísta, e sem descuidar do apuro da técnica e da ciência, em prol de seus incontáveis clientes.
Descansa em paz, Dr. Haroldo.

Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico do Instituto do Câncer do Ceará

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog