sexta-feira, 3 de julho de 2009

PESAR DA SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS POR Dr. JUAÇABA

LUTO
Neste mês de junho a medicina do Ceará sofreu uma grande perda e a humanidade ganhou uma referência histórica.
Na tarde de 01 de junho deixou-nos o Dr. HAROLDO JUAÇABA. Formador de gerações médicas, deixou um legado de competência, humanidade, e daquela humildade própria dos grandes mestres e sábios. Aquele profissional que sempre atendia de imediato o paciente sem parar para pensar se este teria condições para lhe compensar pelos serviços prestados (eu mesma tenho muita gratidão pois fui operada de graça por ele, aos 20 anos de idade, quando meu pai Aleardo Freitas, seu amigo, estava em difícil situação financeira). Ética, pelo seu comportamento de seriedade e austeridade, de uma visão muito além do seu tempo, como relata Dr. Marcelo Gurgel, seu amigo e Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do ICC: “Acho que ele tinha uma visão muito além do seu tempo. Na época, câncer não era uma doença importante. Não se falava de assistência aos ‘cancerosos’, como se chamava. Eles morriam à míngua. O grande legado dele foi ter construído esse hospital, equipado e posto em funcionamento”.
Presidente do Instituto do Câncer do Ceará, foi também o primeiro médico com especialização em cancerologia neste estado, professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), um dos fundadores da Faculdade de Medicina e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). “Com ele, se vai muito daquela medicina sacerdotal, de dedicação à família”, declara Dr. Marcelo Gurgel.
A Sociedade Médica São Lucas nesta hora de dor se une à família enlutada e manifesta os mais sentidos votos de pesar, acreditando que ele se encontra agora gozando o convívio dos eleitos do Senhor.
Aliana Pinto Nogueira
Do Conselho Editorial da Sociedade Médica São Lucas

In: Boletim da Sociedade Médica São Lucas. Ano 5, Nº 27. Junho de 2009. p. 1-2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog