sábado, 15 de agosto de 2009

Concludentes do Seriado do Colégio Cearense em 1939

No século passado, nas décadas de 30, 40, e até em outras que as antecederam e/ou se seguiram, era praxe mandar fazer o quadro de formatura, quando da conclusão de cursos superiores. O mesmo se aplicava aos cursos de formação técnica ou de ensino médio, consolidando, na prática, a inovação dos irmãos Lumière, trazida para o Ceará, de imortalizar, na madeira, um momento único, na vida dos concludentes.
As escolas maristas primavam pela feitura dessas obras de arte, cuja memória abrigava, quase sempre, imagens referentes às letras e às ciências, de um modo geral. Era comum, à época, a inscrição de máximas, preferencialmente em latim, como a que se destaca na base do quadro de humanistas de 1939, “Moniti Meliora Sequamur”, extraída de Virgílio in: Eneida III, significando “Advertidos, sigamos o melhor”, com reprodução, aqui, em fac-simile.
Ainda que o tempo tenha conseguido esmaecer a cópia da foto original, mesmo assim estão visíveis os nomes e os retratos dos concludentes e dos homenageados pela turma, figurando, dentre esses, vultos ilustres da vida política e religiosa do Ceará e do Brasil, notadamente os com atuação relevante no campo educacional. Tem-se, assim, como exemplo, o Dr. Menezes Pimentel, escolhido Paraninfo, bem assim Dom Manoel da Silva Gomes e Irmão Henrique Chalvy, que receberam homenagens especiais. O irmão Carlos Martinez foi também alvo de honraria, da mesma forma que o Prof. A. Leite Gonçalves, este, postumamente. Outros mais, como os Drs. Alber Vasconcelos, Valdevino de Carvalho, Parsifal Barroso e Francisco Araújo, ganharam o reconhecimento dessa turma que teve, como orador oficial, José Amauri Araújo.
Por ordem alfabética, estão dispostas no quadro as fotografias dos concludentes, com nome e local de origem, tal como se segue: Alfredo Lopes Filho (Ceará), Antônio Carvalho Sisnando Lima (Ceará), Eduardo Louzada Páscoa (Ceará), Ernesto Gurgel do Amaral (Ceará), Euclides Silva Novo Junior (Ceará), Francisco Andrade Pontes (Ceará), Francisco Cirino Nogueira (Ceará), Genésio Bezerra (Ceará), Geraldo Barros de Oliveira (Ceará), Hermano José Monteiro Teles (Ceará), Hugo Hortêncio Aguiar (Ceará), João Cirino Nogueira Filho (Ceará), José Amauri de Aragão Araújo (Ceará) – Orador, José Carlos Ferreira (Ceará), José Francisco Lima (Ceará), José Joaquim dos Santos Viegas (Maranhão), José Moacir do Carmo Porto (Ceará), José Roberto Mota Gomes (Ceará), José Serapião de Aguiar (Ceará), José Vasconcelos Filho (Ceará), Luiz Carlos da Silva (Ceará), Luiz Marcelo de Sousa (Ceará), Maurício Lauria Soares (Piauí), Mauro Braga Herbster (Ceará), Miguel Leocádio de Araújo (Paraíba), Obemor Pinto Damasceno (Ceará), Paulo Humberto Lago Aguiar (Ceará), Rafael Bruno Fernandes Negreiros (Rio Grande do Norte), Raimundo Pinheiro da Silva (Ceará), Raimundo Rocha Gurgel (Rio Grande do Norte) e Wilkinson de Castro Câmara (Ceará).
Um olhar mais atento sobre esse quadro de formatura faz perceber que do grupo de trinta e um alunos concludentes, vinte e seis eram cearenses e apenas seis procediam de outros estados: um piauiense, um maranhense, um paraibano e dois potiguares, o que não deixa de ser um bom referencial da Escola Marista, do Ceará, em meados do século que passou.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado, com redução, in: O Povo. Fortaleza, 15 de agosto de 2009. Jornal do Leitor. p.2.

3 comentários:

Regina disse...

Sou filha do Euclides Silva Novo Junior e tenho muito orgulho disso . Ele era realmente uma pessoa com muito talentos que foram desenvolvidos ao longo da vida.
Em Janeiro de 2009 com 87 anos ele foi com os mesmos talentos encantar outra dimensão e tenho certeza que está muito bem e sempre fazendo o sucesso merecido.Regina Novo

Marcelo Gurgel disse...

Cara Regina,

Bom dia!

O talentoso maestro Silva Novo foi colega de meu pai, a quem honramos com um livro lançado em janeiro de 2008.

Se soubéssemos, à época da feitura da obra, que seu genitor estava vivo, teríamos buscado contato com ele.

Marcelo Gurgel

Unknown disse...

Marcelo, tudo bom!? Gostaria de saber mais sobre o livro que menciona , sou bisneto do maestro Silva novo

 

Free Blog Counter
Poker Blog