quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FREI HILDEBRANDO KRUTHAUP: empreendedor audacioso e humanista

Franz Kruthaup nasceu em 04/05/1902, em Borringhausen bei Damme, na província de Olderburgo, na Alemanha. Em 23/02/1923, Franz Kruthaup recebeu o hábito da Ordem Franciscana, ingressando no noviciado de Warendorf. Exercer a tarefa religiosa, como missionário, no Brasil, foi a sua escolha. Desembarcou no Recife, em 1924, e foi enviado para o Convento Franciscano de Olinda, onde completou os 15 dias que faltavam do noviciado. Na capital baiana, Franz cursou filosofia e teologia, durante cinco anos, até ser ordenado sacerdote, em 21/05/1929, recebendo o nome de Frei Hildebrando Kruthaup.
Segundo Ciro Brigham, o homem alto e forte, e profundos olhos azuis, escolheu servir aos desígnios da Ordem Francisca Menor no Brasil. Mais de 50 dos seus 62 anos de intensa atuação religiosa foram vividos em Salvador. Numa cidade marcada pela extrema pobreza e profundas desigualdades sociais, Frei Hildebrando enveredou pelos caminhos da assistência social e criou estruturas de apoio aos trabalhadores, por meio da União Operária de São Francisco (UOSF), que mais tarde se transformou no Círculo Operário da Bahia (COB), e das Obras Sociais Franciscanas.
Recife foi a casa de Frei Hildebrando, de 1955 a 1957. Sua principal atividade era visitar os doentes nos diversos pavilhões do Hospital Oswaldo Cruz, que só recebia portadores de doenças contagiosas. Durante essa jornada, aprendeu a hipnotizar: a idéia era demonstrar o poder da sugestão hipnótica para desmistificar as curas do espiritismo, que se alastrava na capital pernambucana.
Nomeado guardião do Convento de Fortaleza, pelo Capítulo Provincial, teve que mudar para a capital do Ceará. Além de seguir com as demonstrações de hipnose, em Fortaleza, Frei Hildebrando deu vazão a algumas realizações assistenciais: instalou escola de corte e costura, ambulatório e escola de artesanato, tudo bancado com a renda de um pequeno cinema e da sua notória capacidade de angariar doações de pessoas mais abonadas, às quais prestava zeloso socorro espiritual. Também duplicou a igreja e construiu, ao lado, a Casa de Santo Antônio, para as reuniões das associações, mesmo tendo passado poucos anos no Convento de N. Sra. das Dores. Em 1961 retornou a Salvador.
Em 1949, o frei alemão completou seu jubileu de prata sacerdotal, com direito ao recebimento do titulo de naturalização, concedido pelo Presidente Dutra. Em 1968 foi condecorado pelo governo alemão, por relevantes serviços prestados no Brasil, e, em 1974, Hildebrando Kruthaup recebeu o título de cidadão baiano, tendo visto uma praça ser inaugurada em Salvador com o seu nome, em comemoração ao jubileu de ouro da sua chegada ao Brasil.
Poucas semanas antes de morrer, confessou ele o desejo de não ter uma doença que o fizesse dar trabalho aos outros. Sua despedida terrena, em 11 de janeiro de 1986, foi exatamente do jeito que pediu: tão súbita que a todos surpreendeu. Hildebrando Kruthaup “não deu trabalho ao morrer, apesar de ter vivido em função dele”.
Ciro Brigham, biógrafo de Frei Hildebrando, sintetiza a sua ação missionária, dizendo que: usou a criatividade para erguer uma rede de atendimento social auto-sustentável em Salvador; e acrescenta que: Hildebrando Kruthaup aliou tino administrativo e ideal humanista em importantes obras sociais, em Salvador. Altivo, o Frei Hildebrando investiu esforços nas ações sociais sustentados pelo seu ideal humanitário.
Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado in: Força viva, 14 (150): 6, 2009. (Informativo da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza-Ceará).

Um comentário:

Martina disse...

Dear Prof. Gurgel,
I appreciated so much Your article about my uncle, even wondering, that after almost more then 20 years after his death, You are still writing about my uncle!
It would be a pleasure for me, to get in touch with You and Mr. Ciro Brigham! My Mailadress is:
Martinavfricken@drei.at

Best regards and lots of blessings
Martina v.Fricken

 

Free Blog Counter
Poker Blog