domingo, 22 de novembro de 2009

HOMENAGENS PÓSTUMAS DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

A Academia Cearense de Medicina (ACM), em 30/09/09, prestou significativa homenagem aos Drs. Juraci Vieira de Magalhães, Vinício Brasileiro Martins e Haroldo Gondim Juaçaba, três figuras de escol que dignificaram o sodalício com suas notáveis participações na Medicina do Ceará.
Na verdade, foram as obras desses três integrantes da Academia, recentemente convocados por Deus para a última viagem, que deram vez à homenagem que lhes foi rendida. Essa foi feita, evidentemente, com palavras, já que como bem afirma o dominicano e escritor mineiro Frei Betto, são elas “expressões de alegria, de acolhimento, e, como uma brisa que ativa nossas melhores energias”, transmutam-se em oração.
Na política, na educação, na administração pública, mas, nomeadamente, na Medicina, eles souberam trabalhar em proveito da coletividade. Como membros dessa envolvente Academia, aqui deixaram a sua marca e o melhor do espírito acadêmico, a ser copiado por seus dignos sucessores e por aqueles que a ACM reconhece como um dos seus, acolhendo-os como membro honorário.
Médicos e médicas que compõem esse celeiro de inteligências vivas e atuantes, estão reunidos nessa confraria, que tanto zela pela História da Medicina, quanto pela boa prática da Arte de Hipócrates na terra alencarina. Para ser acadêmico, não basta produzir literatura médica. Antes disso, é imprescindível ser personagem da História. E todos três, aqui referenciados, o são. É só observar o perfil dos homenageados,lançando um olhar mais atento para suas biografias e para os registros nos Anais acadêmicos, dando conta da sua magnitude.
A ACM, na pessoa dos seus notáveis acadêmicos, fez uma reverência diante dessas três ilustres figuras, já não mais entre nós, fisicamente, porém com presença assegurada, pela imortalidade das suas idéias, dos seus pensamentos e das suas ações.
Em sessão solene a acontecer em 25/11/09, em sua sede oficial, a ACM designou o Acad. Dr. Hélio Bessa para traçar, com a mais absoluta fidelidade, o trajetória biográfica de outros quatro grandes vultos da Medicina do Ceará, e igualmente ex-integrantes do silogeu médico, o Dr. José Gerardo Ponte, falecido no ano pretérito, e os Drs. Heládio Feitosa de Castro, Jorge Romcy e Silas Munguba, desaparecidos de nosso convívio, no correr deste ano de 2009.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

* Publicado in: O Povo. Fortaleza, 22 de novembro de 2009. Fato Médico/Reflexões. p.8.

Um comentário:

Vanessa disse...

Gostei muito do seu blog! Continue com o bom trabalho!

 

Free Blog Counter
Poker Blog