domingo, 10 de janeiro de 2010

82 ANOS DE O POVO

Neste janeiro de 2010, o Jornal O POVO, cria de Demócrito Rocha e que teve João Dummar por timoneiro, está chegando aos 82 anos de existência, um marco alentado e sem similar na mídia impressa do Ceará.
O POVO, nessas oito décadas, e sem solução de continuidade, tem-se conservado a serviço da informação, pautado na coerência, passando ao largo dos casuísmos, e sem incursionar na trilha da imprensa marrom, desnudada de valores éticos e morais, que tanto compromete o bom exercício do jornalismo profissional.
O POVO é palpitante na sua vertente editorial; agradável, na sua diagramação; verdadeiro, quando se enfileira na defesa dos seus mais caros postulados. É um veículo de comunicação que se mostra, integralmente, como uma grande crônica do cotidiano, trazendo à baila fatos que viram notícias e que chegam ao leitor, respaldadas na sua vasta credibilidade, como um dos melhores formadores de opinião no Nordeste.
Ademais, o fulgor dos jornalistas que redigem os seus vários cadernos concede um ar de maturidade e modernidade a esse instrumento de comunicação, cativando um amplo e fiel público, por sucessivas gerações.
O Jornal das Multidões é prova incontestável de que se pode fazer notícia com os seguintes atributos: isenção, decência, imparcialidade, inteligência, e criatividade. Para isso, basta seguir os passos legados por Demócrito, Dummar e Seu Costa, ícones do jornalismo cearense, os quais, ao lado de tantos colegas, conseguiram imprimir suas marcas no fabuloso universo da informação.
Que esses 82 anos sejam a continuidade de uma trajetória duradoura, escrita por pessoas inteligentes e imparciais. Vida longa ao jornal O POVO e congratulações aos que concorrem para sua eterna prosperidade.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

* Publicado, com redução, sob o título O Jornal das Multidões, in: Jornal O Povo, Fala Cidadão, de 08 de janeiro de 2010. p.6.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog