segunda-feira, 24 de maio de 2010

RELANÇAMENTO DOS ANAIS DO I CBMC

Minhas senhoras, meus senhores ...
Paz e bem a todos!
Sobejas razões - médicas, históricas e religiosas, levaram à republicação dos Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado em Fortaleza, no ano de 1946, evento seminal para a criação da Faculdade de Medicina da UFC, consoante atesta o jornal O Povo: “Julho, 5 – Realiza-se em Fortaleza, o 1º Congresso de Médicos Católicos. Sabe-se que o espírito predominante é favorável à fundação de uma faculdade de medicina em Fortaleza. A idéia é boa, pois o Ceará já reclama que os seus jovens que desejam seguir a carreira daqui não mais precisem sair para Salvador ou Rio de Janeiro”. In: Costa, José Raimundo. Memória de um jornal. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1988. p.268.
A obra, em si, não se conteve na reprodução “fac-símile” dos Anais organizados pelo padre Monteiro da Cruz, SJ, tendo sido enriquecida por contribuições produzidas por diferentes autores, sob a forma de ensaios sobre o contexto social, político e religioso da época, e de biografias, que resgatam a memória de parte dos organizadores, expositores e até de alguns dos participantes desse congresso.
Este livro, mercê da sua relevância, encontrou boa receptividade, testemunhada na sua aprovação e concessão de apoio financeiro, por parte das seguintes instituições, aqui listadas em ordem alfabética: Academia Cearense de Medicina, Associação Médica Cearense, Banco do Nordeste do Brasil, Fundação Waldemar Alcântara, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores (Nacional e Regional do Ceará), Sociedade Médica São Lucas, Unicred e Unimed de Fortaleza; a elas, o preito de gratidão do organizador e dos autores do livro.
Paralelamente ao exercício da captação de recursos, esforços adicionais convergiram para contatar e chegar até às pessoas que pudessem escrever as contribuições, traçando o perfil dos conferencistas, dos membros da comissão organizadora e, inclusive, de alguns dos participantes do I CBMC, que viriam se juntar aos ensaios contextuais programados, inicialmente, para figurar como apêndice da obra.
Como a maior parte dos expositores convidados era de fora do Ceará, contatos telefônicos e por e-mail foram feitos com colegas de vários estados da federação: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul etc. Os sites de busca da internet foram ferramentas bastante utilizadas para completar as informações requisitadas em diversos panegíricos reunidos neste livro.
Dividiram conosco, a autoria deste livro, em ordem alfabética, os seguintes elaboradores de textos: Ana Margarida Arruda Rosemberg, Pe. Aníbal de Sousa Melo, SJ (in memoriam), Antônio Pinto Domingues (in memoriam), Elsie Studart Gurgel de Oliveira, Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, Francisco Josênio Camelo Parente, Francisco Manfredo T. Ramos, Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, Gisafran Nazareno Mota Jucá, Heraldo Guedes Lobo, Janedson Baima Bezerra, José Edísio da Silva Tavares, José Ronaldo Mont’Alverne, Josué de Castro, Lúcio Gonçalo de Alcântara, Maria Helena Pitombeira, Maurício Cabral Benevides, Ocelo Pinheiro Vasconcelos, Paulo César Alves Carneiro, Paulo Eduardo Garcia Picanço e William Moffitt Harris.
Faz-se oportuno, tornar claro que a obra ora lançada não visou angariar recursos, em beneficio dos autores, com a venda de exemplares, transação prevista para acontecer somente no ato do lançamento, visto que a intenção primeira foi a da distribuição institucional a cargo das entidades patrocinadoras retro-aludidas. Desse modo, a renda integral auferida no lançamento foi revertida para a construção da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, retomada após meio século de paralisação.
O que se espera é que o espírito renovado do I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, ocorrido no já distante ano de 1946, e manifestado nas páginas aqui reproduzidas, invada o coração dos homens de boa vontade, para que, dentro de mais algum tempo, a capital cearense possa contar com novo templo, sob as bênçãos do “pobrezinho de Assis”, o santo da devoção de muitos médicos católicos, agora convocados para a luta que se inicia.
Por fim, registre-se o agradecimento aos organizadores deste conclave, que permitiram o relançamento dessa obra, cuja feitura foi capitaneada pela Academia Cearense de Medicina, sendo importante anunciar, neste átimo, que um exemplar da mesma será doado a cada academia aqui representada, com o fito de compor o seu acervo bibliográfico institucional.
Muito Obrigado.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina
*Discurso pronunciado no Memorial JK, em Brasília, em 21/05/10, durante o XIII Conclave Da Federação Brasileira de Academias de Medicina .

Um comentário:

Moacir Eduão disse...

Olá!

Sou Moacir Eduão. Membro fundador da ALI - Academia de Letras de Irecê.

Gostaria de saber os contatos da Federação Brasileira de Academias de Letras e os critérios de inscrição. Grato,

Moacir Eduão - 074 9998-7919 / 3641-6093 meduao@hotmail.com

 

Free Blog Counter
Poker Blog