sexta-feira, 25 de junho de 2010

SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E A EDUCAÇÃO MARISTA


No dia 06 de junho de 2010, as comunidades maristas celebram os cento e setenta anos da morte de Marcelino Champagnat, posto que, conforme os cânones católicos, foi em 06/06/1840 que Champagnat nasceu para a vida eterna.
Independente do tempo decorrido, quem conhece a história de Champagnat tem a convicção de que ele nunca estará fora de moda, mudando apenas o rosto dos jovens que conseguem vê-lo como alguém dotado de princípios morais que precisam ser seguidos, principalmente pela juventude, em formação do seu caráter.
Era sábado, véspera de Pentecostes, quando pouco antes do amanhecer Marcelino entregou sua alma a Deus, no Hermitage, França, tendo a idade de apenas 51 anos. Algum tempo antes, ele afirmara que todas as dioceses do mundo estavam em suas perspectivas.
Essa visão profética do fundador do Instituto dos Irmãos Maristas via-se concretizada tantos anos depois da sua partida para a Casa do Pai, com milhares desses irmãos e outros tantos de leigos, que mantêm vivo o carisma de Marcelino, dando prosseguimento, em dezenas de países, nos cinco continentes, ao projeto ambicioso de dar assistência às crianças e aos jovens, com necessidades maiores de uma educação talhada na espiritualidade, permitindo-lhes atuar, na vida, como pessoas aptas a uma convivência saudável, harmoniosa e prenhe de respeito ao semelhante.
A espiritualidade, simples e profunda vivida por Champagnat, tinha Cristo a servir de fundamento da sua fé. Foi a partir dessa fé que ele interpretou os acontecimentos do seu tempo, e buscou respostas inovadoras para atender à legião de deserdados da sorte, ainda não chegados à vida adulta, e que careciam de uma atenção toda especial.
A fidelidade de Marcelino, observada do ponto de vista marista, ou mesmo leigo, significa nutrir-se de espiritualidade nitidamente mariana, comprometer-se com a realidade da família, da comunidade, do trabalho, e, ainda, inovar em matéria de acompanhamento às crianças e jovens, incutindo-lhes valores morais, a lhes servirem de guia, ao longo da existência.
Com efeito, seguir Champagnat significa escolher a vida.
Homens e mulheres que comungam da espiritualidade de Marcelino experimentam, em suas vidas, a proximidade do que nele se tornou vívido, pela fé. “Ad Jesus, per Mariam”. É assim que Champagnat chegava a Jesus, através de Maria. Crianças e jovens, que participam da comunidade marista, como alunos e ou freqüentadores de centros sociais, por ela mantidos, são os grandes beneficiários desse exemplo de homem, devotado, ao extremo, à causa da educação, com substrato na fé, tendo Maria por testemunha de todos os seus atos.
Assim compreendida a missão de educar de Marcelino, fundamentada na espiritualidade, nada mais justa foi, portanto, a sua canonização pelo Vaticano em 18/04/1999.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro da Sociedade Médica São Lucas


* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 6(38): 4-5, 2010.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog