terça-feira, 15 de junho de 2010

SOBRAMES, DO CEARÁ PARA O BRASIL

Afora a Medicina, outras profissões, incluindo, no seu todo, as tradicionais e as de reconhecimento recente, como as de administradores, advogados, contabilistas, economistas, educadores, engenheiros, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos etc., não possuem uma entidade exclusiva de classe, direcionada à Literatura. Esse não é, no entanto, o caso dos médicos, que contam com a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), existente, como ente nacional, e igualmente presente, com suas unidades regionais, em muitos estados da federação.
No Ceará, a Regional dessa Sociedade congrega quase uma centena de médicos em seu quadro associativo, ocupando relevante papel na promoção da cultura estadual, mercê da Antologia publicada, anualmente, reunindo contribuições quase exclusivas de iátricos, e da edição semestral da Revista Literapia, editada por Pedro Henrique Saraiva Leão, veículo de larga aceitação entre os intelectuais, contendo uma mescla de textos produzidos por colaboradores médicos e por literatos não-médicos.
A série de Antologias da SOBRAMES/CE, iniciada em 1983, tendo à frente os colegas Paulo Gurgel e Emanuel de Carvalho, chegou em 2009 à sua 24ª produção, exibindo versatilidade e esmero crescentes, com apuro literário, servindo de estímulo ao surgimento de novos escritores no meio médico e até alavancando a carreira solo de alguns.
Dentre as regionais da SOBRAMES, a do Ceará é uma das mais profícuas, pela diversidade de suas ações, sem solução de continuidade, pelo que ocupa uma posição de relevo no cenário nacional, tendo sido responsável pela realização, em Fortaleza, dos Congressos Brasileiros de Médicos Escritores, o de 1996 e o de 2008. Em dois momentos especiais, a entidade-mãe foi presidida por dois cearenses: o Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão, na gestão de 1995-96, e o Dr. José Maria Chaves, que exerce a presidência, desde 2006, ora cumprindo uma segunda gestão.
Além das reuniões administrativas regulares da sua diretoria, a entidade local promove, mensalmente, um encontro literário, aberto a todo o quadro de associados. Nessa ocasião, são comunicadas as decisões tomadas e postos em discussão e deliberação assuntos que a diretoria qualifica ser importante a ausculta mais abrangente. Nessa oportunidade também é dada ciência da realização de eventos literários e da abertura de editais, estabelecendo prêmios diversos, tanto em âmbito local como os programados em outros estados, incitando a participação dos sobramistas. Após o cumprimento da pauta e das comunicações, a segunda parte da reunião é reservada à leitura de escritos, em verso ou em prosa, dos associados presentes, que voluntariamente se habilitem para tal, seguindo-se dos comentários atinentes.
A nova diretoria, empossada em março passado, tendo por timoneiro o Dr. Flávio Leitão, assumiu responsabilidade de continuar a profícua gestão do Dr. José Maria Chaves, arcando com o desafio de conseguir uma sede própria e exclusiva, para a instituição, e de consolidar a sua marca nos meios culturais do Ceará, com repercussão ultrapassando as divisas estaduais.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico-sanitarista e sobramista
* Publicado In: Informativo SOBRAMES – Reg. Ceará (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Ceará). Abril a junho de 2010 - ano V, n.15, p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog