terça-feira, 24 de agosto de 2010

ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS EM SAÚDE PÚBLICA


Flagrante do momento em que transcorreu a apresentação da obra, cujo discurso segue abaixo.

A Faculdade Integrada do Ceará (FIC) traz, à lume, mais um livro, que bem atesta o compromisso acadêmico e a responsabilidade social dessa instituição de ensino superior aqui sediada.
A obra, com o título “Abordagens Contemporâneas em Saúde Pública”, reúne quinze capítulos, distribuídos em três partes: I – Interdisciplinaridade e Saúde, II - Atividade Física para a Saúde e III – Meio Ambiente para a Saúde.
Os textos foram produzidos por trinta e três autores, de diferentes categorias, todos, no entanto, com algum tipo de vínculo mantido com a FIC, quer como aluno, quer como integrante do seu quadro de profissionais, com destacada atuação docente. A organização da obra coube aos Professores Andrea Benevides, Francisco Trindade e Sheilimar Magalhães, todos, por coincidência mestres em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará.
A oportunidade das abordagens inseridas na obra sugere comentários particularizados, com discriminação, das três partes que compõem o livro.
A Parte I – INTERDISCIPLINARIDADE E SAÚDE – está desdobrada em cinco capítulos, todos, sem distinção, revelando o quanto os seus autores estão comprometidos com a questão da saúde, aqui colocada sob um foco multidisciplinar, tanto mais valorizado pelo compartilhamento de informações.
A Parte II – ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE – reuniu quatro capítulos, de 6 a 9, sem demérito dos demais, muito interessantes pelo foco direcionado a diferentes situações em que a atividade física adquire um valor maior, no campo da saúde.
A Parte III – MEIO AMBIENTE PARA A SAÚDE – é a mais longa das que compõem o livro, indo do Capítulo 10 ao 15. A qualidade de vida está, de uma maneira ou de outra, no centro de abordagem dos estudos apresentados, fazendo um contraponto com a questão da Saúde Pública. Obviamente que cada um desses capítulos, possui um diferencial que lhe é muito próprio.
Ressalte-se aqui, por oportuno, que os capítulos, que compõem a presente coletânea, são frutos de estudos empregando diferentes desenhos metodológicos, destacando-se os mesmos, sobretudo, pelo cunho prático voltado para a Saúde Pública, pondo, em relevo, a visível presença da FIC no cenário cearense, e ratificando o seu compromisso com a inserção social, bem além dos muros institucionais.
A presente iniciativa da FIC não é apenas digna de encômios, pela qualidade do material selecionado e agregado nesta obra, mas, sobretudo, por apontar o percurso da criação de um selo editorial, que, por certo, em um futuro próximo, redundará em uma editora universitária, que permitirá, sob a forma impressa, o escoamento da sua crescente produção intelectual institucional, e ensejará oportunidade a que autores radicados no Ceará disponham de um novo canal para tornar públicos os seus escritos.
Finalmente, ao tempo em que se dá o lançamento desta primorosa edição, os versos de Castro Alves, o vate condoreiro, enfeixam, com propriedade, o real significado da incisiva ação desencadeada pela FIC: “Ó bendito o que semeia, livros, livros à mão cheia, e manda o povo pensar. O livro caindo n’alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar”.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
* Discurso de apresentação do livro “Abordagens Contemporâneas em Saúde Pública”, organizado por professores da área da saúde da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), ocorrida no Auditório da Via Corpvs, da FIC, em 12 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog