domingo, 5 de dezembro de 2010

AS FORÇAS QUE REGEM A VIDA E A MORTE


Detalhe da capa de "Tempos de Guerra e de Paz", de Marcelo Gurgel (Org.), num processo de montagem

ENSAIO
Por Carlos Augusto Viana

A reunião de artigos e de ensaios, de diferentes naturezas e de diversos autores, visando à composição de um livro, é sempre um desafio. A começar pela busca de certa unidade, isto é, uma acomodação de textos que, de certa forma, estabeleçam entre si vasos comunicantes. Marcelo Gurgel, ao organizar esse volume, obteve pleno êxito nessa difícil empreitada.

A princípio, dividiu a obra em sete partes, consoante o material de interesse. Em "Museus e museólogos: ensaios sobre a formação", a especificidade da temática ultrapassa as fronteiras de um conhecimento restrito, constituindo um levantamento de questões a despertar o interesse de leigos, a partir de detalhes configuradores desse campo de saber: as relações entre os museus e a coletividade, os museus e a transmissão do conhecimento, as políticas culturais.
"Resistência nas Termópilas: é melhor, lutaremos na sombra" agrega artigos e ensaios que se concentram nas relações de poder, ora num histórico das guerras do Mundo Antigo, ora a análise de como o cinema aborda o espírito bélico, tendo como fulcro o filme "Os 300 de Esparta". O leitor terá acesso a informações curiosas e, evidentemente, enriquecedoras.
A terceira parte "Bombardeio de Guernica: ensaio para uma grande guerra" reconstrói a Guerra Civil Espanhola", e o bombardeio sobre a cidade - uma das mais antigas do povo basco - é descrito com uma riqueza de detalhes impressionante, bem como merece realce a leitura de diversas composições pictóricas que dizem respeito à crueldade humana.
"Otávio Bonfim : o bairro das dores e dos amores", a quarta parte do livro, compreende textos que se enquadram no gênero crônica, uma vez que o olho sobre a cena cotidiana colhe usos e costumes e estabelece uma ponte entre o passado e o presente; os flagrantes do dia-a-dia, a cor local, coisas e seres, tudo conduz o leitor a reflexões acerca da passagem do tempo, da precariedade do homem e de sua hora.
A tonalidade histórica volta a aparecer no livro, em seu quinto momento, sob o título "A Resistência Francesa: sob a cruz de Lorena". Os autores partem de um ponto particular com o intento de que o geral seja atingido; isto é, a resistência dos franceses à ocupação alemã, quando da Segunda Guerra, funciona como metonímia da própria resistência dos povos à ocupação de seu território por invasores, tanto que os autores percorrem também vários momentos da História da humanidade em que tal ocorreu deveras.
Em "A França Ocupada: ensaios na clandestinidade", há um desdobramento do grupo anterior, recaindo o discurso sobre pessoas que, com suas marcas, vivenciaram atos de resistência ou, por outro lado, sofreram os horrores da guerra.
O livro se fecha com artigos e ensaios sobre o escritor Maurice Druon, autor de "O Menino do Dedo Verde"; nesse sentido, além de aspectos biográficos e bibliográficos, o leitor poderá também penetrar na ficção desse escritor Francês, pois vários tópicos de sua criação literária são analisados pelos autores.
A leitura de "Tempos de Guerra e de Paz", obra sob a organização de Marcelo Gurgel, é um caminho aberto a várias possibilidades: se, de um lado, o leitor colhe informações preciosas sobre aspectos da História humana; por outro, é conduzido ao passado, implicando, também, uma forma de conhecimento do presente. Trata-se de um livro que tanto nos conduz à reflexão quanto nos diverte com colheitas singelas de cenas cotidianas.
Em meio à diversidade de pontos de vista, de gêneros e mesmo das temáticas abordadas por cada um dos autores, há uma confluência que reside no tratamento da linguagem. Pouco importa a complexidade do texto, a escritura apresenta-se sempre simples, objetiva, desembocado numa leitura fácil, ainda que aos cuidados de reflexões agudas e pertinentes.


Tempos de Guerra e de Paz: Ensaios da Vida
Marcelo Gurgel Carlos da Silva (Org.)
UECE 2010 160 Páginas R$ 25,00
Ensaios de diversos autores: museus, literatura e guerras
CARLOS AUGUSTO VIANA
EDITOR
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=896913

* Publicado no Suplemento Cultura do Diário do Nordeste, de 05/12/2010.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog