sábado, 4 de dezembro de 2010

GUERRA DE PREÇOS

Regina Elias
Psicóloga, mestre em Saúde Pública pela UECE

A redução do ICMS de bebidas importadas destinadas a outros estados tende a estimular o consumo dentro e fora do Estado do Ceará.
Na audiência pública do dia 30 de novembro, o Secretário da Fazenda e seu antecessor explicaram a mensagem em pauta na Assembléia Legislativa, mas não convenceram nenhuma das entidades presentes. Nesta ocasião, foi feito uníssono apelo para que o item das bebidas alcoólicas seja retirado da proposta.
Embora Mauro Filho diga que tudo já foi esclarecido e que não haverá diminuição do preço, ninguém de bom senso concorda com ele.
A “facilitação operacional” da importação de bebidas quentes irá atrair grandes importadores para cá. Essas empresas terão a vantagem do custo do frete, pela localização estratégica dos nossos portos. As novas atacadistas irão competir com as já existentes nos outros estados e, obviamente, a concorrência entre elas irá baixar o preço de todos.
Quanto mais vendedores, maior a oferta, menor o preço. Nenhum atacadista dos outros estados vai abrir mão do negócio. Para se adaptar à concorrência, vão procurar novos consumidores ou ampliar o consumo dos antigos.
O alcoolismo vai aumentar, sim! E todos os seus problemas também: doenças, acidentes, agressões, faltas ao trabalho, desemprego dos consumidores, invalidez, violência doméstica, desestruturação familiar, sexo desprotegido, gravidez indesejada, AIDS...
Com a chegada de navios cheios de bebidas, o consumo vai aumentar e mais mortes vão acontecer. As migalhas arrecadadas com o imposto não vão cobrir as despesas do IJF, que atende pacientes graves de todos os estados vizinhos. Também não vão cobrir os custos do Sara Kubitschek, dos transplantes de fígado, das UTIs que já não têm vagas...
A “gentileza” para com os importadores atacadistas de bebidas resultará em desespero para milhares de mulheres e crianças. O álcool não atinge só quem bebe. Ele faz sofrer os familiares, os vizinhos e até os desconhecidos daquele que decidiu tomar mais uma dose.
Será que o governador tem consciência de todos esses aspectos?

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog