domingo, 9 de janeiro de 2011

DOM ALOÍSIO


Em “Dom Aloísio”, publicação integrante da Coleção “Terra Bárbara”, destinada a enaltecer os grandes personagens da cultura e da história cearenses, a capa seguiu o padrão estipulado pela Fundação Demócrito Rocha para essa Coleção. Nela, uma foto recente, em preto e branco, do homenageado, retrata-o de batina branca, sem qualquer indicativo da sua investidura cardinalícia, típica de um Príncipe da Igreja, porém ostentando um sorriso amável, em um rosto simpático, ornado pelos cabelos encanecidos ao longo do tempo.
A fotografia, acompanhada de título, autoria e editora, repousava em um fundo de cor rósea, onde nota-se, seguindo o padrão da série, em sombreado, a primeira ilustração do “Siara”, à época da Colonização; trata-se do desenho de Franz Post, pintor holandês, trazido por Nassau, que registrou importantes flagrantes do Brasil Colônia, quando da ocupação batava no Nordeste.
A prancha com esse desenho pode ser vista entre as páginas 150 e 151, do volume 1, da publicação “O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau”, do Ministério da Educação, de 1940, uma tradução com anotações feita por Cláudio Brandão, a partir do original de Gaspar Barlaeus (1584-1648), obra cujo pomposo título completo é: “História dos fatos recentes praticados durante oito anos no Brasil e outras partes sob o governo do ilustríssimo João Maurício Conde Nassau etc. ora governador em Wesel, Tenente-General de Cavalaria das Províncias Unidas sob o Príncipe de Orange”. Barlaeus (Caspar van Baarle ou Baerle) (ou Barléu, em português), médico, teólogo, poeta e historiador belga foi contratado por Nassau para escrever sobre a presença holandesa no Brasil; seu livro foi reeditado pelo Senado Federal em 2005.
A quarta capa contém um pequeno texto, intitulado o “Dom da Paz”, que evoca a determinação do Cardeal Lorscheider de sempre bem servir ao próximo.
Ref.: OLIVEIRA, E.S.G. de; SILVA, M.G.C. da - Dom Aloísio. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2006. 138p.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog