domingo, 30 de janeiro de 2011

PRÊMIO IgNOBEL - 2000

Psicologia - Concedido a David Dunning da Cornell University e Justin Kruger, da University of Illinois, por seu modesto relatório, "Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments. ("Incompetente e inconsciente: como as dificuldades em reconhecer nossa própria incompetência levam a uma autoavaliação exacerbada"). (ver artigo Efeito Dunning- Kruger)
Literatura - Concedido a Jasmuheen (formalmente conhecida como Ellen Greve), da Austrália, primeira dama do Respiracionismo, por seu livro Living on Light, que explica que embora algumas pessoas comam, elas não precisam fazê-lo.
Biologia - Concedido a Richard Wassersug da Dalhousie University, por seu artigo em primeira mão, "On the Comparative Palatability of Some Dry-Season Tadpoles from Costa Rica." ("Comparatividade de Sabores de Alguns Girinos da Costa Rica").
Física - Concedido a Andre Geim da University of Nijmegen, da Holanda, e Sir Michael Berry, da Bristol University, Inglaterra, por usar ímãs para levitar um sapo e um lutador de sumô.
Química - Para Donatella Marazziti, Alessandra Rossi, e Giovanni B. Cassano, da Universidade de Pisa, Itália, e Hagop S. Akiskal, da University of California, San Diego, por descobrirem que, bioquimicamente, amor romântico pode ser indistinguível de casos severos de transtorno obsessivo-compulsivo.
Economia - Para o Reverendo Sun Myung Moon, por trazer eficiência e crescimento à indústria dos casamentos em massa: 36 casais em um evento de 1960, 430 em 1968, 1.800 em 1975, 6.000 em 1982, 30.000 em 1992, 360.000 em 1995, e 36.000.000 em 1997.
Medicina - Para Willibrord Weijmar Schultz, Pek van Andel, e Eduard Mooyaart, de Groningen, nos Países Baixos, e Ida Sabelis, de Amsterdã, pela sua pesquisa "Magnetic Resonance Imaging of Male and Female Genitals During Coitus and Female Sexual Arousal." ("Imagens em ressonância magnética dos genitais masculinos e femininos durante o coito e excitação sexual feminina")
Ciências da Computação - Para Chris Niswander de Tucson, por inventar PawSense, software que detecta se um gato passa por cima de um teclado de computador.
Paz - Para a Bristish Royal Navy, por ordenar aos marinheiros que deixassem de usar balas de canhão, e gritassem "Bang!"
Saúde Pública - Para Jonathan Wyatt, Gordon McNaughton, e William Tullet, de Glasgow, pelo alarmante relatório "The Collapse of Toilets in Glasgow" ("A Queda de Vasos Sanitários em Glasgow").
Fonte: wikipedia.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_IgNobel

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog