domingo, 23 de outubro de 2011

RESUMO DE “PORTAL DE MEMÓRIAS: Paulo Gurgel, um médico de letras”


Flash do lançamento de "Portal de Memórias", vendo-se o organizador e o perfilado ladeando a dedicada e competente maestrina Inês Beatriz Martins, professora do curso de Música da UECE.
Um elemento fundamental, como ponto de partida dessa obra, foi o curriculum vitae do Paulo Gurgel Carlos da Silva, que serviu para arrolar os temas a serem tratados e definir os marcos principais da sua vida profissional, cultural e afetiva. Também foi conduzida a busca bibliográfica para captar verbetes e indicativos da sua vasta produção cultural.
No processo editorial, optou-se pelo recurso das entrevistas, sobretudo, para cobrir componentes familiares, de caráter mais afetivo; da mesma forma, para discorrer sobre alguns assuntos mais históricos, julgou-se por bem instituir um capítulo montado a partir de bate-papos informais, envolvendo, fraternalmente, o organizador e o perfilado.
A apreciação crítica, publicada ou inédita, acerca do intenso fazer literário do Paulo Gurgel, põe a nu a sua relevância, demonstrando ser mais do que suficiente para impressão de, pelo menos, quatro títulos.
Para romper com a monotonia comum em obras de caráter biográfico, foi incluso um capítulo especial, reunindo dez “causos” pitorescos, com boa dose hilariante, revelando um pouco do cotidiano pessoal e médico do homenageado, acompanhados de “charges” brotadas do “crayon” do tradutor Jesper.
A obra enfeixa, no apêndice, a Sinopse de seu Curriculum Vitae, os seus Principais Marcos da Vida, um rol de trabalhos publicados em meio impresso, a Lista de Médicos da Turma Carlos Chagas e o Posfácio.
Para quem quiser ver e ler, o livro sobre o Paulo Gurgel é fruto de uma feliz parceria familiar, juntando mulher, filhos, irmãos etc., que contou com a robusta participação de um seleto grupo de amigos e colegas do retratado.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Organizador

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog