segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PRICEZ: Serviço calcula plano ideal para o usuário

Luar Maria Brandão luar@opovo.com.br
Formada por engenheiros do ITA, a empresa criou software que recomenda os planos de telefonia celular mais baratos a partir dos dados do consumidor.

Foto: Da esquerda para a direita: Pedro Souza, Felipe Bastos e Alysson Campos, sócios da empresa (DEIVYSON TEIXEIRA)
Nas mídias, o apelo das promoções com infinitos bônus e “zero” centavos por ligação invadem o dia a dia de qualquer usuário de celular. Na hora de escolher o melhor plano, a dúvida. E se algum tipo de serviço pudesse oferecer para você o plano mais em conta? Engenheiros formados pelo Instituto Tecnológica da Aeronáutica (ITA) deixaram os aviões de lado e foram trabalhar justamente nisso. Criaram a Pricez, empresa que, a partir de software, oferece ao usuário o plano ideal (leia-se mais barato) de celular entre todos aqueles que “bombam” nas propagandas. E de graça.
A fórmula parece fácil. Você entra no site da Pricez (www.pricez.com.br), faz um cadastro com seus dados pessoais e informações específicas como os minutos que você usa habitualmente, as operadoras para onde você mais liga, se faz interurbanos, se usa pacotes de dados para a Internet. Vale também mandar arquivo em PDF da conta de celular. O software desenvolvido pela empresa lança o perfil criado numa rede formada por todos os planos de celular vigentes e devolve ao usuário, em segundos, uma tabela de quanto se gastaria com cada oferta.
“Entre todas as promoções e ofertas possíveis no mercado, mostramos o melhor para você”, explica o engenheiro de computação Alysson Campos que é um dos oito sócios da Pricez e um dos quatro cearenses do investimento. Outro deles é o engenheiro eletrônico Pedro Souza que reforça a gratuidade do serviço. “A gente não fatura nenhum cliente. O serviço é totalmente grátis”, explica. E pode ser usado diversas vezes pelo usuário, sempre que tiver promoção nova, por exemplo. Mas todas essas facilidades ainda não estão disponíveis. A Pricez só deve começar a operar em fevereiro de 2012.
Portal de telefonia
Segundo os sócios da Pricez, 87% dos usuários de celular têm contratos “errados” de celular e acabam perdendo, em média, R$ 980 por ano. “Nossa ideia é trazer transparência ao cliente que não sabe os detalhes dos planos. Recomendamos as ofertas mais baratas em cada operadora, mas a escolha fica a critério do cliente. Ele pode estar disposto a pagar mais por serviço que ele sabe que é de mais qualidade”, explica outro sócio cearense, o engenheiro aeronáutico Felipe Bastos.
Decisão tomada, o cliente pode já clicar no plano escolhido e ser direcionado diretamente para o site da operadora e fechar o contrato. “O usuário pode até receber o celular em casa, se quiser. Somos o portal, mas quem vende o plano é operadora. Não faturamos o cliente”, explica Pedro. O objetivo final da empresa, de acordo com os engenheiros, é ser um grande portal de telefonia que agregue varejistas de celulares, operadoras e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Na disputa acirrada entre as operadoras, são inúmeras as promoções para conquistar o usuário. Uma tecnologia imparcial que defina o plano ideal cai como luva ao consumidor.
SERVIÇO
Conheça mais sobre o serviço
E-mail: contato@pricez.com.br
* Publicado In: O Povo, de 30/12/2011. Economia. p.26.

Um comentário:

RoseliAS disse...

Muito interessante e útil essa matéria! Já estou divulgando para meus familiares e amigos. Estou com a mesma operadora de celular a 10 anos, mudei 'n' vezes de plano e até agora não encontrei o ideal; sinto que o custo benefício sempre deixa a desejar. Enfim, uma luz no fim do túnel!

 

Free Blog Counter
Poker Blog