quarta-feira, 13 de junho de 2012

REITORADO 2012/2016 DA UECE


José Jackson Coelho Sampaio
A Universidade Estadual do Ceará constitui expressivo patrimônio intelectual do povo cearense e é parte, complexa e estratégica, do poder público cearense. Muitas vezes, universidade e governo estadual se estranham, podem até se conflitar, mas, radicalmente, se interdependem e se interdeterminam, para o alcance de um bem que lhes é comum.
Assumo, neste momento, juntamente com o Prof. Hidelbrando Soares, respectivamente como Reitor e Vice-Reitor, a gestão da Universidade Estadual do Ceará, para o quadriênio 2012/2016, com a plena consciência da pertinência de nossa universidade à missão pública de bem servir ao nosso povo, na produção de conhecimento e na formação profissional, para o desenvolvimento humano nesta bela e árdua região do Brasil, da América Latina, do Mundo.
Sabe-se que apenas o desenvolvimento científico não garante qualidade de vida, justiça social e democracia, mas cada vez é mais difícil para a humanidade atingir qualquer uma destas metas sem ciência.
Sabe-se também que ciência é produto sócio-cultural de extraordinária complexidade em seus determinantes e em suas aplicações, daí precisar de tempo de maturação, de clima de liberdade e criatividade, de investimento de risco e longo prazo, de visão política prospectiva, de pessoas bem formadas e comprometidas e de força para o exercício da autonomia crítica.
A Universidade Estadual do Ceará internalizou o espírito da pesquisa científica e da formação crítica de pessoal e para isso foi apoiada, pelo governo estadual, por meio da implantação do plano docente de cargos e salários e de novos patamares de custeio e investimento, e a isso a universidade respondeu produzindo e captando recursos federais. Estamos em expansão, crescendo horizontal e verticalmente, acumulando energia para o salto de competência que a sociedade cearense exige de uma verdadeira universidade.
Somos 1.063 professores, dos quais 417 doutores, oferecendo 30 cursos de pós-graduação stricto sensu, dos quais sete doutorados, 75 cursos de graduação e três cursos técnicos de nível médio, além disso articulando 144 grupos de pesquisa, 86 laboratórios de pesquisa e 65 grupos de extensão, deste modo qualificando academicamente oito campi, bem localizados nos territórios geopolíticos do Ceará, pois somos bandeirantes na interiorização do ensino superior em nosso estado.
Estes 1063 professores, dos quais 833 permanentes, mais 800 servidores técnico-administrativos, dos quais 375 estatutários, responsabilizam-se por 23.831 alunos, no ensino técnico-profissional de nível médio, na graduação, na pós-graduação lato sensu, no mestrado e no doutorado. Estamos formando 3.832 cidadãos profissionalmente habilitados por ano.
Sou um trabalhador apaixonado pelos processos e pelos frutos da inteligência humana, há 19 anos atuando na Universidade Estadual do Ceará, como professor de graduação e pós-graduação, orientador de monografias, dissertações e teses, líder de grupo de pesquisa e gestor acadêmico. Juntamente com Hidelbrando Soares, jovem professor, pesquisador e gestor oriundo da FAFIDAM, nossa faculdade em Limoeiro do Norte, assumo o compromisso público de levar a Universidade Estadual do Ceará a novos patamares de desenvolvimento, em respeito ao grande e expressivo apoio eleitoral da comunidade universitária e à escolha do Governador Cid Gomes.
Neste momento, na perspectiva de realização de sonhos muito vitais, a Universidade Estadual do Ceará projeta-se no século XXI, consolidando sua base instalada em graduação, pesquisa e pós-graduação, planejando um processo cuidadoso de expansão e focando sua capacitação docente na formação de doutores, pois doutores formados melhoram a graduação, ampliam as bases de pós-graduação e de pesquisa e possibilitam articulação, em alto nível, da produção acadêmica com a demanda social.
A Universidade Estadual do Ceará, como universidade pública competente, sabe que sua sobrevivência qualificada funda-se na excelência de seus processos e produtos, no financiamento público e na autorização crítica da sociedade civil. E estaremos empenhados em liderar a universidade para fazer com que valha a pena cada demanda e cada autorização da sociedade cearense.
* Discurso de posse proferido no Palácio da Abolição em 23/05/2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog