sexta-feira, 27 de julho de 2012

RESENHA DE “MULHERES NA VIDA DE JESUS”



Lúcia Arruda, cearense de Fortaleza e religiosa da Congregação de Nossa Senhora do Retiro do Cenáculo, é autora do livro editado pela Paulus “MULHERES NA VIDA DE JESUS – A história das primeiras discípulas”.
Presentemente, a irmã Lúcia, com residência em Fortaleza, onde se dedica à orientação de retiros espirituais, provém de uma família de larga tradição católica, integrante do clã dos Arruda, sendo sobrinha do Comendador Ananias, um dos maiores benfeitores de Baturité.
Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Ceará, e graduada em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, ela se mune das melhores condições para relatar a vida das mulheres que contribuíram com a missão de Jesus, pondo em destaque a papel por Ele desempenhado no resgate da situação de exclusão em que as mesmas viviam. Em outras palavras, sua intenção é a de resgatar a visibilidade feminina, no contexto do surgimento de Jesus.
O livro, escrito em forma de romance, mescla ficção e realidade, ancorando-se no Evangelho de São Lucas, com mais propriedade, para reproduzir os passos de Jesus, pelas cidades e aldeias da Palestina, seguidos, continuadamente, pelas mulheres convertidas em protagonistas, na obra, as quais tinham, em comum, o fato de terem recebido graças do Filho de Deus, ora relacionadas à cura de doenças, ora à libertação dos pecados.
Essas figuras femininas são representadas, no livro, por Maria, chamada de Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, esposa de Cuza, o procurador de Herodes Antipas; Suzana e mais outras mulheres, como aquela sem nome, mas referenciada por Lucas (Lc 8,1-3), como a “pecadora, que lavou os pés do Mestre com as suas lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos”, a quem a autora denominou de Safira, em seu livro.
Para isso, a irmã Lúcia Arruda buscou representar o cotidiano dessas primeiras discípulas, do modo mais próximo possível da realidade, procurando exibir um quadro verossímil de como poderia ter transcorrido o dia-a-dia de cada uma delas, ao tempo em que expõe passagens da vida do Filho do Homem, como a pregação de seus ensinamentos, a sua paixão e morte, e a posterior ressurreição, neste mundo terreno.
O leitor da obra vai alcançar, certamente, uma dimensão da história que não foi relatada pelos evangelistas. Apesar de ser uma obra de ficção, sua base histórica é irrefutável, amparada em consistentes referências bibliográficas, donde se imaginar a contribuição emprestada ao despertar de uma nova consciência sobre o valor intrínseco das mulheres no acompanhamento da trajetória de Jesus, remontando, inclusive, às origens do cristianismo, sem deixar de se ater ao cenário político e socioeconômico da época, ambientado na Judéia, sob o tacão romano, governada por Pôncio Pilatos, ao tempo do Imperador Tibério.
Em resumo, o livro é emocionante, questionador, instrutivo, e até catequético, pelo que se conclui tratar-se de excelente objeto de estudos para especialistas, estudantes e leigos interessados no tema, posicionado nos primórdios do cristianismo, na terra que serviu de berço ao Filho do Pai Eterno, um pouco antes de sua propagação a outras plagas, por intermédio dos seus apóstolos e discípulos.
Ana Margarida Arruda Rosemberg, uma das irmãs da autora, presenteou-me com a obra, lida, por inteiro, com encanto e prazer, enquanto voava de Fortaleza para Lisboa, em outubro do ano passado, na condição de representante da Associação Brasileira de Economia da Saúde, junto à XII Conferência Nacional de Economia da Saúde, realizada pela entidade congênere lusitana. Vem daí a satisfação com que recomendo a leitura desse precioso instrumento de cultura religiosa.
O livro em tela foi lançado em Fortaleza, na Livraria Paulus, em 3 de dezembro de 2011, e tem sido um grande sucesso editorial, em todo o País, mercê da surpreendente aquisição efetivada por tantos leitores, atraídos, inicialmente, pelo próprio título, e, mais ainda, pela divulgação propiciada por aqueles que tiveram o especial enlevo de fazer a sua leitura e sair enriquecido com tão farto material histórico, servindo de argamassa para construção de um conhecimento novo sobre “as mulheres na vida de Jesus”.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 8(60): 3-4, julho de 2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog