quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GEMARAH: Você não vai entender



Por Ralph J. Hofmann
O estudo do Talmud no judaísmo, é aquele do corpo de leis contido em diferentes partes da Torah que é a Bíblia, ou seja, o Antigo Testamento. Entre 60 a.C. e 130 d.C. houve duas revoltas contra os romanos, com perdas de talvez um milhão de vidas e inclusive grande número dos professores capazes de comunicar a tradição oral sobre as leis contidas na Torah.
No ano 200 d.C. resolveu-se coletar toda a legislação de uma forma metódica. Criou-se a Mishnah, um código. Nele sob um título adequado constava por exemplo qual a relação entre empregado e empregador, o que cabia a cada qual. O mesmo sobre rituais, sobre pureza e enfim todos os aspectos da vida em comunidade.
Posteriormente surgiu a discussão sobre o que realmente poderia significar cada uma dessas leis. Dali veio a existir o Gemarah, onde diferentes sábios discutem as diferentes interpretações de uma lei ou norma.
A pequena história abaixo ilustra o que é o Gemarah.
Um padre pede a um rabino que lhe instrua sobre Gemara, que na realidade não é um código que se possa memorizar e sim uma espécie de atas da maneira de lidar com os eventos, ou seja, um arquivo eternamente em aberto. O rabinose furta a tanto alegando que o indivíduo precisa ter uma mentalidade judia para lidar com o Gemara.
O Padre diz ao Rabino:
- Você me ensinou muitas coisas, mas uma coisa eu quero aprender e você não quer me ensinar. Eu quero que você me ensine o que é a Gemarah!
Diz o Rabino:
- Você não é judeu, e nunca vai entender a Gemarah!
O Padre insistiu até que o Rabino concordou.
Diz o Rabino:
- Tudo bem, eu concordo em lhe ensinar a Gemarah, com a condição que me responda a uma única pergunta.
- Tudo bem - diz o Padre - qual é a pergunta?
O Rabino pergunta:
- Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja. Qual das duas vai tomar banho?
- Muito simples - responde o Padre- o sujo toma banho, o limpo não toma banho.
- Eu lhe falei que você não ia entender - diz o Rabino - é bem o contrário. O limpo olha para o sujo, e pensa que também está sujo, e vai tomar banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.
- Não pensei nisso - concorda o Padre. - Faça mais uma pergunta.
- Bom - diz o Rabino. - Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja. Qual das duas vai tomar banho?
- Muito simples - responde o Padre todo convencido. - O limpo olha para o sujo, e pensa que também está sujo, e vai tomar banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.
- Outra vez você errou - diz o Rabino. - Lhe falei que você não ia entender. O limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho, vê que está sujo e vai tomar banho.
- Mas você não disse que lá havia um espelho - reclama o Padre.
- É o que eu lhe falei - diz o Rabino. - É a tua cabeça. Você não é judeu e nunca vai entender que segundo a Gemarah você precisa pensar em todos os aspectos possíveis. Você precisa pensar em todas as possibilidades.
- Bom - diz o Padre muito triste. - Vamos tentar novamente, faça mais uma pergunta.
- Essa é a última vez - diz o Rabino. - Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja, qual das duas vai tomar banho?
- É muito simples - sorri o Padre. - Se lá não tem espelho, o limpo olha para o sujo, pensa que também está sujo, e vai tomar banho, o sujo olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho. Se lá tem espelho, o limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho vê que está sujo e vai tomar um banho.
O Rabino responde:
- Eu lhe falei que você nunca ia entender a Gemarah, pois você não é judeu! Como é que você consegue imaginar, que duas pessoas possam cair juntas de uma chaminé, e uma sair limpa e a outra suja?
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog