sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JOAQUIM EDUARDO DE ALENCAR (1912-2012)


Homenagem na passagem do seu centenário de nascimento

O professor e pesquisador Joaquim Eduardo de Alencar nasceu em Pacatuba-CE, em 18/04/1912. Cursou a Faculdade de Medicina da Bahia de 1929 a 1934. A sua carreira foi iniciada em 1935, em Lajeado-RS. Retornou ao Ceará, em 1936, dedicando-se à clínica médica nos municípios de Fortaleza, Redenção e Baturité.
Em 1939, começou suas atividades de médico sanitarista do Departamento de Saúde Pública do Estado do Ceará. Em 1940, foi nomeado Diretor do Departamento Estadual de Saúde, o cargo mais importante da área da saúde estadual.
Em 1942, realizou, no Rio de Janeiro, o Curso de Especialização em Higiene e Saúde Pública e o Mestrado em Saúde Pública, no Instituto Oswaldo Cruz. Em 1943, por concurso, passou a ser médico sanitarista federal do Ministério da Educação e Saúde.
Em 1947, foi um dos médicos fundadores da Faculdade de Medicina do Ceará, participando como Assistente de Parasitologia, e ainda colaborando nas práticas de Histologia.
Em 1960, fez concurso para Livre-Docente; aposentou se como Professor Adjunto da UFC, em 1980, ano em que, aprovado em concurso público, foi nomeado Professor Titular de Parasitologia, cargo ocupado até a sua aposentadoria compulsória.
Em 1958, estagiou, como bolsista da OPAS, em instituições de pesquisa de Portugal, da Inglaterra, da Itália, de Israel e do Quênia. Em 1962, época em que dirigia o Instituto de Medicina Preventiva (IMEP), fez estágio de observação em universidades de Porto Rico, Estados Unidos, México, Panamá, El Salvador e Colômbia.
Em 1964, com o golpe de 31 de março, Alencar requereu a exoneração da direção do IMEP, para não trazer transtornos à UFC. O endurecimento do regime militar levou ao exílio. À conta disso, ele foi trabalhar na Itália, como pesquisador bolsista do Istituto Superiore di Sanità. Posteriormente, exerceu a função de Oficial Médico da OMS-OPAS, em Cuba, de 1969 a 1971. Somente em 1972, ele pode reassumir as suas atribuições docentes na UFC.
Em 1978, o Prof. Alencar liderou a criação do Núcleo de Pesquisas e Especialização em Medicina Tropical da UFC, do qual foi seu primeiro coordenador.
Dentre as tantas atividades desenvolvidas pelo Mestre Alencar, um diferencial para o saber científico foi a pesquisa dedicada às doenças tropicais, resultando disso uma grande produção científica.
Alencar teve relevante participação em diferentes associações e órgãos de classe, tendo sido presidente do Centro Médico Cearense e da Academia Cearense de Medicina, sendo alvo de muitas homenagens e condecorações, merecendo figurar no panteão nacional dos mais notáveis médicos sanitaristas que se dedicaram à Saúde Pública brasileira, no século XX.
Faleceu em 20/04/1998, legando à posteridade uma obra que muito orgulha os cearenses. Deixou o exemplo da dedicação ao trabalho, do amor ao Ceará e ao Brasil e da devoção à pesquisa.
Saliente-se que, neste ano de 2012, celebra-se o centenário de nascimento do Prof. Alencar, valendo a oportunidade para reverenciar a memória desse grande benfeitor da nossa Saúde Pública.
Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira Nº 18 da ACM
Patrono: Joaquim Eduardo de Alencar
* Publicado In: Jornal do médico, 8(46): 9, setembro-outubro de 2012. (Informativo Médico Independente do Ceará) (Especial do Dia do Médico em Revista).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog