terça-feira, 31 de julho de 2012

CONVITE: Enlace matrimonial de Mirna Gurgel & Andreas Heger


Zuerst ein Treffen.
dann  ein weiteres und …
andere Entdeckungen, Freundschaft und schließlich LIEBE.
Dies ist, was uns jetzt verbindet.

Andreas und Mirna
laden zu Ihrer Hochzeit ein. Sie findet statt am 31. Juli 2012 um 9.40 Uhr im Standesamt in Heidelberg, Rathaus, Marktplatz 10. Die Braut und der Bräutigam laden herzlich ein in das
Restaurant "Zum güldenen Schaf", Hauptstrasse 115,  69117 Heidelberg, Deutschland.

Primeiro, um encontro.
Depois, outro e mais outros...
Descobertas, amizade e finalmente o AMOR
que  nos une agora.

Mirna e Andreas
convidam para a cerimônia do seu casamento, a realizar-se às 9h40min do dia 31 de  julho de 2012, em “Standesamt  in Heidelberg  Rathaus, Marktplatz 10”. Os noivos receberão os cumprimentos no Restaurante “Zum güldenen Schaf, Hauptstrasse 115, 69117 Heidelberg”, Alemanha.

Nota do Blog: Desejamos ao casal uma existência conjugal duradoura e plena de amor e compreensão mútua.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

MENSALÃO, O GOLPE DO SÉCULO!!!...

Notícias Brasil (PARA RELEMBRAR)

por Arthurius Maximus













O ministro Joaquim Barbosa é bem conhecido dos brasileiros. Elevado ao grau de celebridade ao humilhar publicamente o então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, em uma das mais polêmicas audiências do tribunal. Sem papas na língua, Joaquim Barbosa disse a Mendes o que muitos brasileiros queriam dizer a respeito da arrogância e da magnânima atuação de Gilmar Mendes (sempre para o lado dos poderosos) envolvendo casos de corrupção.
Agora, o ministro volta às manchetes jogando mais uma vez no ventilador ao desmascarar o descarado complô que é ensaiado pelos ministros do STF (a maioria indicada pelo PT) para causar a prescrição dos crimes do Mensalão; transformando em uma enorme pizza mal cheirosa o processo que poderia ser um marco na moralização da política nacional e destruiria boa parte da cúpula petista, ao colocá-la atrás das grades.
Tudo começou com uma entrevista “em banho-maria” do Ricardo Lewandowski, revisor do caso. Nessa entrevista, Lewandowski deixou escapar que o processo caminhava para a prescrição porque não haveria tempo hábil para julgá-lo. Afinal de contas, o ministro Joaquim Barbosa havia tido uma série de problemas de saúde e atrasara a entrega do seu relatório sobre o caso.
Com a celeuma levantada pela imprensa, o presidente do STF – ministro Cezar Peluso – quis fazer "uma média" com a opinião pública e dar um ar de legitimidade ao complô que se anunciava. Mandou redigir um ofício instando Joaquim Barbosa a acelerar o processo e enviar os autos para análise dos seus colegas o mais rápido possível.
Malandro... Cem anos de Lapa... E frequentador do Bar Luiz... O ministro Joaquim Barbosa sentiu que era preparado um cenário para culpá-lo pela prescrição do processo e tornar palatável para a opinião pública o desastre da impunidade dos canalhas mensaleiros. Como homem que honra seu posto e de coragem de sobra, Joaquim Barbosa pegou a "perna de anão" que lhe entregaram – embrulhada para presente – jogou-a para o alto e acertou em cheio o ventilador só STF.
Com uma declaração bombástica, desmascarou todo o esquema armado para levar o processo à prescrição e inocentar a corja que se apoderou do país. Disse: “Os autos, há mais de quatro anos, estão integralmente digitalizados e disponíveis eletronicamente na base de dados do Supremo Tribunal Federal, cuja senha de acesso é fornecida diretamente pelo secretário de Tecnologia da Informação, autoridade subordinada ao presidente da Corte, mediante simples requerimento”.
Ou seja, mostrou com todas as palavras que os ministros ignoraram o processo até agora simplesmente por preguiça ou por pura vontade de deixá-lo prescrever, garantindo a absolvição do pessoal. Joaquim Barbosa ainda critica “na lata” a falácia de que está “atrasado” com o processo: “Com efeito, cuidava-se inicialmente de 40 acusados de alta qualificação sob os prismas social/econômico/político, defendidos pelos mais importantes criminalistas do país, alguns deles ostentando em seus currículos a condição de ex-ocupantes de cargos de altíssimo relevo na estrutura do Estado brasileiro, e com amplo acesso à alta direção dos meios de comunicação”. Continua: “Estamos diante de uma ação de natureza penal de dimensões inéditas na História desta Corte”.
Não satisfeito em desmascarar o claro acerto que há para que o processo prescreva Barbosa ainda mostrou que "atrasados são os outros". O processo do Mensalão tem 40 acusados, defendidos pelos mais caros advogados do país, todos ocupantes de cargos de grande poder no Estado Brasileiro. O processo tem mais de 49 mil páginas; 233 volumes e 495 apensos. Os réus indicaram mais de 650 testemunhas de todo Brasil e até de outros países. Mesmo diante de todo esse trabalho, o ministro Joaquim Barbosa manteve o trâmite normal de trabalho no STF e ainda julgou inúmeras causas nesse período. Enquanto isso, seus colegas, com ações envolvendo dois ou três acusados e que foram iniciadas na mesma época; ainda sequer foram concluídas.
Mais uma vez, "matou a cobra e mostrou o pau". Sem pudores e sem medo, Joaquim Barbosa expõe claramente quem está comprometido com os interesses dos corruptos e busca desculpas para justificar o injustificável.
Diante de tudo isso, pelo menos para mim, fica a ideia da quase certeza em relação à prescrição do caso. Nem é preciso lembrar que um dos ministros indicados por Lula, o ministro Dias Tófolli, foi colocado ali "sob medida" para esse processo. Pois, para quem não se lembra, ele foi advogado de defesa de José Dirceu.
Pelo menos, se tudo der errado, teremos visto a coragem e o desprendimento do ministro Joaquim Barbosa dar uma tapa na cara dos que tentavam imputar-lhe a culpa pela prescrição. Se o processo acabar por prescrever e não condenar ninguém; o desfecho terá sido por vontade dos ministros, sendo necessário que eles arrumem outra desculpa esfarrapada para justificar a cara-de-pau.
É como minha velha mãe dizia: “Mentira tem perna curta”.
Fonte: Visão Panorâmica - Publicado em Domingo, 8 de janeiro de 2012.

O BRASIL ANEDÓTICO XLIII

INSULTO À GUARDA
Paulo Barreto – “Revista da Academia Brasileira de Letras”, n° 8, abril de 1912.
Na sua vida de notívago e de boêmio, teve Guimarães Passos, por mais de uma vez, de ser interpelado pelos policiais rondantes. Uma noite, caminhava ele sem destino, quando um guarda o deteve.
- Que queres, vérmina humana? - interpelou o poeta, descendo da nuvem onde rimava o seu sonho.
- Aonde vai assim? - insistiu o policial.
- “Urbi et orbi!” - informou o Guima, num gesto largo.
- Como?
- “Urbi et orbi!”
- “Têje” preso, é que é. Não pode “insurtá” a guarda! - protestou o rondante.
E levou-o para a delegacia.
AMADOR BUENO
Frei Gaspar da Madre de Deus – “Memórias para a História da Capitania de São Vicente”, pág. 243.
Levantado Portugal contra o jugo espanhol, resolveram as capitanias do Brasil acompanhar a primitiva metrópole, aclamando rei ao duque de Bragança, com o titulo de D. João IV. Os paulistas de origem espanhola acharam, porém, que a ocasião era excelente para se emanciparem da tutela européia, e em 1642, saíram a aclamar, como seu rei, a Amador Bueno da Ribeira, homem de condição nobre, nascido na colônia e de grande prestígio entre os naturais.
Procurado para ser investido de poderes reais, Amador Bueno, coração leal e sem ambições de mando, correu a refugiar-se no convento dos Beneditinos. E quando surgiu, no segundo dia, diante do povo que o buscava, foi para gritar, desembainhando a espada:
- Viva D. João IV, nosso Rei e Senhor, pelo qual darei a vida!
A sua recusa do trono salvou esse ponto do império colonial português, e, com isso, a unidade do Brasil.
A MORTE DE UM JUIZ
Adelmar Tavares – “Revista da Academia Brasileira de Letras”, n° 58, de 1926.
Após uma nervosa carreira de político, feita à custa dos seus recursos de jurista habilíssimo, chegara João Luiz Alves, em 1925, ao posto de ministro do Supremo Tribunal Federal. No dia da sua posse, aí, foram palavras suas, iniciando um discurso:
- Fecho um livro da minha vida pública, e abro outro.
E concluíra:
- Que Deus, o Supremo Juiz, me ampare e inspire!
Adoecendo logo, seguiu para Paris, onde falecia pouco depois. E ao morrer, foram estas as suas últimas palavras:
- Chamem o contínuo... Despachei todos os feitos ...
“TECUM DOMINUS”
Moreira de Azevedo – “Mosaico Brasileiro”, pág. 42.
José Inácio da Costa, apelidado o Capacho, era poeta, ator e major do regimento dos pardos, nos tempos coloniais. Havendo-se mudado as vozes das manobras militares, o major Capacho, ainda pouco prático, trovejou, em exercício:
- Armas ao ombro!
- Não é armas ao ombro, sr. oficial, - retorquiu-lhe o ajudante, - é “ombro armas!”
Apresentando-se o major dois dias depois ao serviço, ao entrar no paço deu um espirro.
- “Dominus tecum” - disse-lhe um soldado.
- Não diga “dominus tecum”, mas “tecum dominus”! - observou o major.
E solene:
- Não sabe que, agora, tudo está mudado?
Fonte: Humberto de Campos. O Brasil Anedótico (1927).

domingo, 29 de julho de 2012

JUSTIÇA BRASILEIRA: dois pesos, duas medidas...













Fonte: Circulando por e-mail (internet).

CHAMADA SENATORIAL

Um homem passa pela porta do plenário do Senado e escuta uma gritaria que saía lá de dentro:
“Filho da Puta, Ladrão, Salafrário, Assassino, Traficante, Mentiroso, Pedófilo, Vagabundo, Sem Vergonha, Preguiçoso de Merda, Vendido, Analfabeto, Assaltante...”
Assustado o homem pergunta ao segurança parado na porta:
- O que está acontecendo aí dentro, estão brigando?
- Não, responde o segurança, eu acho que estão fazendo a chamada!
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

sábado, 28 de julho de 2012

PESAR POR DR. ANDRÉ STUDART GURGEL

É com intenso pesar que registro aqui o falecimento ontem à noite, 27 de julho de 2012, do Dr. ANDRÉ STUDART GURGEL DE OLIVEIRA, advogado e funcionário do DNOCS. Era filho do Dr. Adbeel Gees de Oliveira, veterinário aposentado, e da professora Elsie Studart Gurgel de Oliveira, uma grande amiga com quem trabalhamos no Instituto do Câncer do Ceará, desde 1990.
Eu o conheci há mais de vinte, como um recém-formado causídico, e, em que pese a sua juventude, já demonstrava ele um grande saber jurídico, porquanto era um dedicado estudioso do Direito, qualidade que brotaria em suas bem cuidadas petições.
Homem de vasta cultura, cultor das letras, manejava a pena, com invejável apuro e muita sensibilidade, produzindo, principalmente, crônicas e poemas, divulgados em diferentes veículos de comunicação.
Dotado de um imenso fervor religioso, apreciava excursionar por locais sagrados do cristianismo, visitando santuários católicos, situados na Europa e no Oriente Médio.
O infausto acontecimento enluta a família STUDART GURGEL DE OLIVEIRA e entristece os tantos amigos com os quais esse clã familiar mantinha relacionamento.
André Studart deixa a esposa Rejane e uma filha, a Marcela, acadêmica de Direito, que decidira abraçar a mesma carreira do seu amado pai.
Comovido, apresento minhas condolências aos seus pais, Adbeel e Elsie, aos seus irmãos Adbeel Filho, Alexandre, Adriano, Angelina e Igor, e à sua espoa Rejane e à filha Marcela.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
P.S.: O corpo do Dr. André Studart Gurgel de Oliveira está sendo velado no Cemitério Jardim Metropolitano, onde será sepultado às 10 horas da manhã de hoje (28/07/12).

Guardado a Sete Chaves


No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes: um baú que possuía quatro fechaduras. Cada uma destas chaves era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto, eram apenas quatro chaves.
O número sete passou a ser utilizado em razão de seu valor místico, desde a época das religiões primitivas. Foi assim que se começou a utilizar o termo “guardar a sete chaves” para designar algo muito bem guardado.
Fonte: Internet (circulando por e-mail e de autoria ignorada).

sexta-feira, 27 de julho de 2012

RESENHA DE “MULHERES NA VIDA DE JESUS”



Lúcia Arruda, cearense de Fortaleza e religiosa da Congregação de Nossa Senhora do Retiro do Cenáculo, é autora do livro editado pela Paulus “MULHERES NA VIDA DE JESUS – A história das primeiras discípulas”.
Presentemente, a irmã Lúcia, com residência em Fortaleza, onde se dedica à orientação de retiros espirituais, provém de uma família de larga tradição católica, integrante do clã dos Arruda, sendo sobrinha do Comendador Ananias, um dos maiores benfeitores de Baturité.
Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Ceará, e graduada em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, ela se mune das melhores condições para relatar a vida das mulheres que contribuíram com a missão de Jesus, pondo em destaque a papel por Ele desempenhado no resgate da situação de exclusão em que as mesmas viviam. Em outras palavras, sua intenção é a de resgatar a visibilidade feminina, no contexto do surgimento de Jesus.
O livro, escrito em forma de romance, mescla ficção e realidade, ancorando-se no Evangelho de São Lucas, com mais propriedade, para reproduzir os passos de Jesus, pelas cidades e aldeias da Palestina, seguidos, continuadamente, pelas mulheres convertidas em protagonistas, na obra, as quais tinham, em comum, o fato de terem recebido graças do Filho de Deus, ora relacionadas à cura de doenças, ora à libertação dos pecados.
Essas figuras femininas são representadas, no livro, por Maria, chamada de Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, esposa de Cuza, o procurador de Herodes Antipas; Suzana e mais outras mulheres, como aquela sem nome, mas referenciada por Lucas (Lc 8,1-3), como a “pecadora, que lavou os pés do Mestre com as suas lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos”, a quem a autora denominou de Safira, em seu livro.
Para isso, a irmã Lúcia Arruda buscou representar o cotidiano dessas primeiras discípulas, do modo mais próximo possível da realidade, procurando exibir um quadro verossímil de como poderia ter transcorrido o dia-a-dia de cada uma delas, ao tempo em que expõe passagens da vida do Filho do Homem, como a pregação de seus ensinamentos, a sua paixão e morte, e a posterior ressurreição, neste mundo terreno.
O leitor da obra vai alcançar, certamente, uma dimensão da história que não foi relatada pelos evangelistas. Apesar de ser uma obra de ficção, sua base histórica é irrefutável, amparada em consistentes referências bibliográficas, donde se imaginar a contribuição emprestada ao despertar de uma nova consciência sobre o valor intrínseco das mulheres no acompanhamento da trajetória de Jesus, remontando, inclusive, às origens do cristianismo, sem deixar de se ater ao cenário político e socioeconômico da época, ambientado na Judéia, sob o tacão romano, governada por Pôncio Pilatos, ao tempo do Imperador Tibério.
Em resumo, o livro é emocionante, questionador, instrutivo, e até catequético, pelo que se conclui tratar-se de excelente objeto de estudos para especialistas, estudantes e leigos interessados no tema, posicionado nos primórdios do cristianismo, na terra que serviu de berço ao Filho do Pai Eterno, um pouco antes de sua propagação a outras plagas, por intermédio dos seus apóstolos e discípulos.
Ana Margarida Arruda Rosemberg, uma das irmãs da autora, presenteou-me com a obra, lida, por inteiro, com encanto e prazer, enquanto voava de Fortaleza para Lisboa, em outubro do ano passado, na condição de representante da Associação Brasileira de Economia da Saúde, junto à XII Conferência Nacional de Economia da Saúde, realizada pela entidade congênere lusitana. Vem daí a satisfação com que recomendo a leitura desse precioso instrumento de cultura religiosa.
O livro em tela foi lançado em Fortaleza, na Livraria Paulus, em 3 de dezembro de 2011, e tem sido um grande sucesso editorial, em todo o País, mercê da surpreendente aquisição efetivada por tantos leitores, atraídos, inicialmente, pelo próprio título, e, mais ainda, pela divulgação propiciada por aqueles que tiveram o especial enlevo de fazer a sua leitura e sair enriquecido com tão farto material histórico, servindo de argamassa para construção de um conhecimento novo sobre “as mulheres na vida de Jesus”.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 8(60): 3-4, julho de 2012.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SALTO NO ESCURO: atleta grega expulsa por racismo

Saltadora grega é expulsa dos Jogos por fazer comentário racista no Twitter; técnico reclama


Voula Papachristou, atleta grega do salto triplo, foi expulsa da delegação que vai a Londres (Matt Dunham/AP Photo).
O Comitê Olímpico da Grécia decidiu expulsar uma atleta de sua delegação que vai a Londres por conta de um comentário racista feito por ela em seu perfil no Twitter. Voula Paraskevi Papachristou, do salto triplo, fez um comentário ofensivo aos africanos no microblog e foi retirada do elenco grego “por falta de espírito olímpico”.
Papachristou, que ainda está em seu país natal, reclamou da presença de cidadãos oriundos do continente africano em sua terra no microblog. “Com tantos africanos na Grécia... os mosquitos que vêm do oeste do (rio) Nilo pelo menos vão comer comida caseira”, afirmou a saltadora, em referência a mosquitos transmissores de doenças vindos da região.
O chefe da delegação olímpica da Grécia, Isidoros Kouvelos, explicou que a atleta foi cortada do elenco e não irá mais representar o seu país na disputa de salto triplo nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. “Ela não mostrou nenhum respeito por um valor olímpico básico e infelizmente está fora (da Olimpíada)”, confirmou o dirigente, em entrevista à SkaiTV. “Ela cometeu um erro, e nós pagamos pelos nossos erros ainda em vida”, sentenciou.
O técnico da atleta, George Pomaski, reclamou bastante da decisão do Comitê. “Isto foi demais. A penalidade não deveria ter sido tão dura. Afinal, ela já pediu desculpas pelo comentário”, falou o treinador. “Ela está desesperada. Esta situação é decepcionante não apenas para ela, mas para toda a família dela, para mim e para todos os envolvidos com a equipe grega”, completou.
Fonte: Notícias UOL, 25/7/12

quarta-feira, 25 de julho de 2012

MANGUAÇA CULTURAL: a origem da cachaça

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o “azedo” do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome “PINGA”. Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de “ÁGUA-ARDENTE”. Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
Fonte: História contada no Museu do Homem do Nordeste

terça-feira, 24 de julho de 2012

ESTOU PREOCUPADO

Antero Coelho Neto (*)
Nós, futuristas, como estudiosos e vinculados com as diferentes possibilidades dos futuros alternativos, temos grande preocupação com o futuro do Brasil.
Muitos de nós fizemos previsões de futuros que foram ultrapassadas pelos avanços e progressos em diferentes áreas. Cada vez mais, torna-se real a afirmação de David Branding-Bennett, quando vice-diretor da OPS-OMS, em 2001: “O mundo ganhou em expectativa de vida, nos últimos 50 anos, mais do que nos cinco mil anos anteriores”. E sempre tenho afirmado que: “o que vai acontecer com nossa longevidade nos próximos 50 anos é inimaginável”.
Quanto a nossa qualidade de vida afirmo que: “o mundo ganhou em conhecimentos positivos de qualidade de vida, nos últimos 20 anos, mais do que nos dois mil anos anteriores”.
No meu livro, O futurista e o adivinho, publicado em 2001, fiz previsões para o Brasil, que chamei de Futurolândia, para o ano 2010. Algumas errei, outras não ocorreram e várias foram superadas pelo avanço tecnológico e científico.
Mas um fato, pessoalmente, me preocupa muito: é o tipo de futuro do que muitos denominamos de “espírito” (sensibilidade / amizade / participação / sociabilidade/ religiosidade / amor), do brasileiro atual e que vai, com certeza, perturbar ainda mais, a sua satisfação de viver e felicidade.
Esta previsão, não tinha imaginado antes: mudança do espírito do brasileiro para pior. Temos uma progressão da insegurança física como nunca; violência muito acentuada e crescente; corrupção política como jamais tínhamos imaginado; saúde pública ainda muito deficiente; a miséria e a pobreza “anestesiadas” pelos órgãos do governo; sociabilidade dificultada; ambientes cada vez mais “contaminados”; etc. etc.
Não previa “quando” nem “tanto”. Pertencendo a várias instituições nacionais e internacionais de futuristas, tenho procurado saber das possíveis possibilidades de prevenção e cura desses problemas. E as respostas são várias, mas com uma maior indicação para o desenvolvimento da filosofia ambiental de comunidade saudável.
Somos nós os responsáveis e, portanto, devemos assumir o poder, a direção e a responsabilidade por nosso bairro, cidade, município (responsabilidade social, econômica e política). Constitui a prática do que tanto temos defendido, em diferentes oportunidades e momentos vividos, aqui e no estrangeiro: a prática de “cidades e municípios saudáveis”. Saudável no seu conceito amplo: físico, mental e espiritual. Saudável como ambiente integral com população participativa e criativa.
Por outro lado, sabemos que frase fatalista como, “está escrito o que vai acontecer amanhã”, é coisa de um passado quando o homem não notava que Deus está sempre nos convidando para participarmos do nosso próprio futuro.
Mas como este nosso espaço não é suficiente para maiores e necessários esclarecimentos, desenvolverei o tema em futuro próximo.
Palavra do futurista e não do adivinho.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Publicado In: O Povo, 11/07/2012.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Preciosas Aulas de Gestão V

AULA 5
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada.
Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta-se no chão embaixo da árvore e relaxa.
De repente, uma raposa aparece e come o coelho.
Conclusão: *Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo *.
Fonte: Circulando na internet, sem autoria definida.

domingo, 22 de julho de 2012

BAIANO PAGANDO PROMESSA


Fonte: Circulando por e-mail (internet).

A pescaria do médico e o minerim da farmácia...

Para animar o dia
Um médico, numa cidadezinha do interior de Minas, queria tirar um dia de folga, mas não podia fechar o consultório.
Chamou o Zé, dono da única farmácia do lugar, e propôs a ele:
- Zé, ando muito cansado e preciso tirar um dia pra pescar. Como aqui não acontece nada grave, você fica no meu lugar. Pode ser?
O Zé aceitou. O médico vestiu o jaleco no Zé e foi pra pescaria.
De tardezinha, quando retornou, o médico perguntou ao Zé:
- E aí, Zé, como foi o dia?
- Correu as mir maravia. Atendi treis duente.
O médico, preocupado, pergunta: - Quais foram os casos?
E Zé: - O primero era um omi que tava com dô de estrombo.
O médico perguntou: - O que você deu para ele?
Zé: - Dei omeprasó.
O médico: - Agiu certo, Omeprazol. E o segundo?
Zé: - O segundo foi um otro ome que tava com dô de cabeça.
O médico: - O que você receitou para ele?
- Dei tilenó.
O médico: - Correto, Tylenol. E o terceiro caso?
- A tercera foi uma muié que entrô, trancô a porta, tirô a rôpa, ficô peladinha, deitô na cama e disse:
- O sinhô pricisa resolvê o meu pobrema, faiz 5 ano qui eu não vejo um omi.
O médico, alarmado: - Meu Deus do céu, Zé! O que você fez com ela?
Zé: - CARQUEI COLIRO NOS ZOIO DELA, UAI!
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).

sábado, 21 de julho de 2012

NO CLIMA DAS BODAS DE OURO

















Fonte: Circulando por e-mail (internet).

CONSULTORIA: coisa muito importante ...

Semana passada fomos com uns amigos em um novo restaurante e percebemos que o garçom que anotava nossos pedidos carregava uma colher no bolso de sua camisa, o que era meio estranho. Quando o auxiliar de garçom nos trouxe água e talheres, percebi que ele também carregava uma colher no bolso da camisa.
Olhei ao redor e vi que todos os funcionários do restaurante tinham colheres nos bolsos de suas camisas.
Quando nosso garçom retornou para nos servir o primeiro prato, perguntei-lhe:
- Porque a colher no bolso?
- Bem, ele disse, os proprietários do restaurante chamaram uma Consultoria para melhorar os nossos procedimentos. Após vários meses de análises, eles concluíram que a colher é o talher que mais cai no chão. Isso significa uma frequência aproximadamente de 3 colheres por mesa por hora. Se o nosso pessoal estiver mais bem preparado, podemos reduzir o número de viagens à cozinha para buscar colheres limpas e isso significa uma redução em 15-homens-hora por turno.
Coincidentemente, derrubei minha colher e ele pôde substituí-la de imediato com a sua colher sobressalente.
- Irei buscar uma nova colher na próxima vez que for à cozinha ao invés de ir especialmente até lá para essa tarefa, ele disse.
Fiquei muito bem impressionado. Aí percebi que havia um barbante pendurado para fora do zíper de sua calça. Olhando em volta, vi que todos os garçons tinham um barbante similar para fora de suas calças.
Antes que nosso garçom se afastasse de nossa mesa, perguntei-lhe:
- Desculpe-me, mas pode me explicar porque você tem um barbante pendurado bem aí?
- Certamente, ele respondeu.
Aí ele abaixou a voz e disse:
- Não são todos que observam isso. A empresa de consultoria que lhe mencionei também descobriu que podemos ganhar tempo no banheiro. Amarrando esse barbante, o senhor sabe onde, podemos puxá-lo sem encostar 'nele' e isso elimina a necessidade de lavarmos as mãos, reduzindo o tempo gasto no lavatório em 76,39 %.
- E como é que guarda o dito cujo, após usá-lo, perguntei?
- Bem, ele sussurrou, eu não sei como meus colegas fazem, mas eu uso a colher...
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

sexta-feira, 20 de julho de 2012

GESTÃO HOSPITALAR NA SESA

O Ceará arrola, entre as suas maiores obras, a construção de três grandes hospitais regionais no interior: um, no Cariri, em funcionamento; outro, erguido em Sobral e prestes a entrar em funcionamento; e um terceiro, em fase de elaboração de projeto, a ser edificado em Quixeramobim.
Essas estruturas se completam com uma rede de hospitais-pólo, policlínicas, unidades de pronto atendimento (UPA) e centros de especialidades odontológicas (CEO), que dotarão o Ceará de uma ampla malha de atendimento à saúde, digna de região próspera, que deveria atuar em articulação com as Unidades Básicas de Saúde da Família, sob a égide da Estratégia Saúde da Família.
A Sesa, ainda quando esse arcabouço estruturante da Saúde estava sendo engendrado, anteviu as dificuldades que teria pela frente, ao recrutar mão-de-obra mais qualificada, para dar conta da operação de uma empreitada dessa envergadura.
Para isso, instituiu um grupo de trabalho, juntando técnicos da Sesa, professores universitários e representantes das entidades de classes, com a intenção de diagnosticar a situação da formação de profissionais da saúde, projetando as necessidades de recursos humanos especializados, e indicando os mecanismos apropriados para suprir esses serviços de saúde, sobretudo de médicos treinados e habilitados em algumas especialidades, de complexa formação e de restrita oferta.
Como resultado dessa iniciativa, a Sesa respondeu, direta ou indiretamente, pelo substancial incremento do número de programas e da oferta de vagas em Residência Médica e de outras modalidades de residência para profissionais de saúde ou multiprofissional em saúde, no Ceará.
O que se lamenta, porém, é que esse esforço não tenha rendido o quanto dele se esperava, pois muitos postos de trabalho, criados com a instalação desses novos equipamentos, permanecem desocupados, notadamente os de médicos especialistas, pouco atraídos pelas condições laborais, incluindo a forma de vínculo e a hipossuficiência pecuniária.
Por outro lado, alguns dos hospitais de referência estadual vivenciam uma situação paradoxal, ostentando serviços de excelência e de alta complexidade, enquanto simultaneamente exibem seus corredores apinhados de pacientes em macas, medicamente assistidos, mas desrespeitados em seus direitos de cidadãos. Tal cenário espelha a ineficiência da atenção primária de saúde, em grande parte sob a alçada dos municípios.
O governo do estado, no segundo ano do deu segundo mandato, não tendo qualquer ruptura gerencial na pasta da saúde, desde 2007, o que sinaliza mais quase dois anos e meio para encara esses transtornos, tornando-os mínimos na passagem do cargo ao próximo governante.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico e Economista
* Publicado, sob o título Gestão da Saúde no Estado do Ceará. In: O Povo, Opinião, de 20/07/2012. p.7.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O QUANTO É ESPERADO DE CADA UM

Um açougueiro estava em seu açougue e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou.
Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete, viu que trazia presa uma nota de 50 reais e o leu:
- Solicito me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor.
Assinado....
O homem pegou o dinheiro, separou as  salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua. O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
-'Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!'
A pessoa respondeu:
- 'Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!'
Moral da História: Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado' Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.
Quem conhece os outros é inteligente.
Quem conhece a si mesmo é iluminado.
Quem vence os outros é forte.
Quem vence a si mesmo é invencível!!
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Governo apóia e patrocina overdose de álcool

Este blog reproduz carta-aberta de nossa ex-aluna de mestrado Regina Stela Elias, com a qual me solidarizo em sua luta contra o uso e o abuso do álcool.

Prezado Governador Cid Gomes,
Fiquei chocada em saber, que a policia militar vai mobilizar 1.511 homens, 229 viaturas e 36 cavalos para a segurança do Fortal: uma festa privada, com grandes interesses particulares de lucro, feita para gente da classe A e que estimula intensamente o consumo de bebidas alcoólicas.
Este tipo de evento, induz milhares de adolescentes e adultos ao ABUSO DE ÁLCOOL , ao uso nocivo da bebida e sem dúvida, predispõe, seus participantes à dependência química de uma substância altamente nociva. O ÁLCOOL É A DROGA QUE MAIS MATA NO BRASIL e O CEARÁ É o SEGUNDO ESTADO DO BRASIL onde mais morre gente por Doenças Clínicas associadas ao alcoolismo.
Alguns camarotes privados anunciam claramente no site que cada participante receberá por dia “8 tickets de cerveja ou 5 tickets de whisky ou 6 tickets de vodka e apenas 3 tickets de refrigerantes ou de água por dia.” Esse quantitativo ingerido numa única ocasião já caracteriza ABUSO DE ÁLCOOL e ainda corre o risco de alguns beberem bem além disto, com os tickets de colegas, pagando, etc.
Os organizadores do evento, induzem adolescentes e jovens ao engano de que podem BEBER EM SEGURANÇA. Informam disponibilizar de agentes de segurança, atendimento médico, enfermagem. Porém o que está por trás de tudo isso É A PERIGOSA INDUÇÃO DE PRÁTICAS ALTAMENTE NOCIVAS À SAÚDE E À SEGURANÇA, que tendem a se repetir mais e mais com todo o marketing feito. Na realidade, tudo, no evento, induz o jovem a acreditar que só vai se divertir e fazer amigos se beber mais e mais. Até o slogan da ação de solidariedade induz à ideia de que: só “BEBENDO BEBIDA ALCOÓLICA ELE VAI FAZER AMIGOS” -"Leite serve só para doar, não para beber.... Trágico do ponto de vista da mentalidade que cria em nossos jovens.
O evento é privado, cobra ingressos caríssimos, e não é EDUCATIVO - pelo contrário , DESEDUCA. INDUZ À CULTURA DO ÁLCOOL - interesse dos grandes fabricantes, aliás, muitos fabricantes de bebidas estão imbricados na organização e patrocínio do evento.
É UM ATENTADO À MORALIDADE PÚBLICA que o governo patrocine ou apoie EVENTO com estas características.
Enquanto numa festa privada para a classe A, a policia disponibiliza 229 viaturas, .... centenas de favelas e bairros carecem de policiamento. Cidades inteiras têm de conviver com a falta de policiais e estrutura de segurança....
Peço providências no sentido de rever essas práticas que, aliás afrontam o Estatuto da Criança e do Adolescente, que afrontam a Lei que aprovou a Política Nacional do Álcool ,que afrontam a moralidade pública.
Agradeço as providências para que isso não se repita mais.
Regina Elias
Psicóloga e Mestre em Saúde Pública pela UECE.

terça-feira, 17 de julho de 2012

LOCALIZADO MAIS UM CRIMINOSO NAZISTA

Criminoso nazista mais procurado do mundo pode ter sido achado em Budapeste.

 

Homem identificado como Laszlo Csatary, em foto publicada pelo tabloide britânico “The Sun”
O criminoso nazista mais procurado do mundo,  Ladislaus Csizsik-Csatary, também conhecido como László Csatáry, 97, pode ter sido encontrado em Budapeste, na Hungria. Ele é acusado de ter participado da morte de mais de 15 mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).
"Confirmo que Laszlo Csatary foi identificado em Budapeste", anunciou neste domingo (15) o diretor do escritório do Centro Wiesenthal em Israel, Efraim Zuroff, às agências internacionais de notícias.
“Sabíamos que era ele desde setembro, e o [tabloide britânico] ‘The Sun’ o fotografou graças à informações que lhe passamos”, disse o diretor da organização que se dedica à busca de nazistas.
Na edição deste domingo (15), o tabloide britânico traz uma suposta entrevista realizada com o criminoso.
As informações sobre o paradeiro de Csatary foram enviadas em setembro de 2011 à promotoria da capital húngara, segundo Zuroff. O vice-procurador de Budapeste, Jen Varga, não confirmou a informação, limitando-se a declarar que "existe uma investigação em andamento. A promotoria está estudando as informações recebidas."

Criminoso de guerra mais procurado do mundo

Em abril, o Centro Wiesenthal colocou Csatary no topo da lista dos criminosos de guerra mais procurados do mundo.
Ele foi chefe da polícia no gueto de Kosice, situado no território da atual Eslováquia, onde 15.700 judeus foram assassinados ou deportados para o campo de extermínio de Auschwitz (Polônia) durante a ocupação alemã da então Tchecoslováquia.
Csatary foi condenado à morte à revelia em 1948, por um tribunal tcheco. Durante o processo, sua defesa negou as acusações e admitiu responsabilidade parcial na “segregação” dos judeus, e em ter entregado dois judeus a autoridades alemãs sem saber qual seria seu destino, segundo o “Sun”.
Ele desapareceu misteriosamente após se esconder nas cidades canadenses de Montreal e Toronto. Posteriormente, com uma identidade falsa, dedicou-se a comercializar objetos de arte.
Em 1997, as autoridades canadenses descobriram a verdadeira identidade de Csatary e cassaram sua cidadania. Ele sumiu novamente, dessa vez escondendo-se na Hungria, segundo Zuroff.

Informante ganhou US$ 25 mil

Segundo o diretor do Centro Wiesenthal em Israel, as informações sobre o atual paradeiro de Csatary foram dadas por um informante em troca de dinheiro.
"Há 10 meses, um informante nos deu elementos que nos permitiram localizar Laszlo Csatary em Budapeste. Este informante recebeu US$ 25 mil, que prometemos em troca de informações que permitam encontrar criminosos nazistas", disse Zuroff.
(Com informações de AFP e Efe)
Fonte: Notícias UOL 15/07/20

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Preciosas Aulas de Gestão IV

AULA 4
Na África, todas as manhãs, o veado acorda sabendo que deverá conseguir correr mais rápido do que o leão se quiser se manter vivo. Todas as manhãs, o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veado se não quiser morrer de fome.
Conclusão: *Não faz diferença se você é veado ou leão, quando o Sol nascer, você tem que começar a correr.*
Fonte: Circulando na internet, sem autoria definida.
Nota do editor do Blog: Essa aula é uma meia-verdade, e precisa ser melhorada, pois aplica-se a leões isolados, fora de grupos. Normalmente, esses grandes felinos vivem em bandos, cabendo às leoas, mais rápidas e ardilosas, o árduo labor de caçar, para prover a subsistência do grupo, enquanto os machos assistem à caçada, e, eventualmente, intervêm no desfecho.
Como machos, os leões exercem suas prerrogativas de se refestelarem primeiro o repasto, antes das esforçadas caçadoras, abocanhando os melhores nacos.
Marcelo Gurgel

domingo, 15 de julho de 2012

IDADES DA MULHER III – contando estórias




Fonte: Circulando por e-mail (internet).

Por que dar cantadas em loira não dá certo???

(homem) - Oi gata... Qual é seu telefone?
(LOIRA) - Nokia. E o seu?
(homem) - Uau! Isso aqui é uma calçada ou uma passarela de moda?
(LOIRA) - Hum, agora você me pegou... É que eu não sou daqui. Então não sei te informar...
(homem) - Eu não tiro o olho de você!
(LOIRA) - Ainda bem, né? Senão eu fico cega!
(homem) - Nossa! Eu não sabia que boneca andava!
(LOIRA) - Sério? Nossa, você tá por fora, hein? Já tem até Barbie que anda de bicicleta!
(homem) - Que curvas, hein!
(LOIRA) - Nem me fala... Eu bati o carro 7 vezes pra chegar nessa festa!
(homem) - Esse seu vestido vai ficar lindo jogado no chão do meu quarto!
(LOIRA) - Quer comprar um igual pra fazer um tapete? Eu te indico a loja...
(homem) - Meu coração disparou quando eu te vi!
(LOIRA) - Socorro! Alguém ajude! O moço está tendo um ataque cardíaco!
(homem) - Eu quero o seu amor, gata!
(ESSA É A MELHOR) > (LOIRA) - Espera só um pouquinho... Amô-or! Tem um moço aqui querendo você!
(homem) - Quer beber alguma coisa?
(LOIRA) - Ai, que bom que você apareceu, garçom!
(homem) - Me dá seu telefone, vai!
(LOIRA) - Socorro! Um assalto!
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).

sábado, 14 de julho de 2012

A CAIPIRINHA JEITOSA

Ainda vai???
Era uma caipirinha jeitosa e ainda virgem. Ele, o papa tudo que vivia convidando a moça pro mato, pra qualquer lugar...
Um dia deu certo... E foram prá moita, atrás da casa da moça.
Inocente, ela perguntou:
- Aí, João?
- Cê vai ver! E bão demais...
- Mas como é que eu faço?
- Primero, levanta a saia!
- Assim?
- Hummm! Isso mermo.
- E agora?
- Agora?! Virge Maria!!! Agora agacha e faz xixi, que teu pai tá oiando prá cá, com uma espingarda na mão.
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

O AMENDOIM ENTALADO

O cara estava bebendo cerveja, comendo amendoim e vendo TV na sala, 'vigiando' a filhinha de 13 anos que namorava na varanda.
Sono chegando, cerveja fazendo efeito, ouvido começa a coçar e o babaca começa cutucar o ouvido com um amendoim até que a casca do amendoim quebra e o caroço de amendoim entala no ouvido.
O cara fica desesperado, começa a tentar tirar o amendoim com o dedo e empurra mais prá dentro!
Pega uma tampinha de caneta Bic e merda, o amendoim entrou mais ainda.
Nisso o sujeito já estava louco, gritando, chamando a mulher, que veio correndo, que se apavorou e já queria levar o maridão bêbado para o hospital. O cara não queria - que mico!
- Sou um cara de posição, não posso me expor ao ridículo etc. ..
A filha e o namorado (de 17 anos..) entram na sala pra ver o que estava acontecendo.
- Pai, que é isso! Que vergonha!
O gaiato (namorado da filha):
- Calma, que eu dou um jeito! Quando eu era escoteiro, era eu que socorria os amigos!
O entalado, que estava sem graça, apavorado, e agora puto com aquele sujeitinho dando palpite, acabou aceitando ajuda.
O sujeitinho mete dois dedos no nariz do sogrão, e diz:
- Fecha a boca e sopra pelo nariz com bastante força!!
E não é que o maldito amendoim saiu do ouvido?
O namoradinho sai todo convencido, a filha toda apaixonada, e a mulher encantada com o eficientíssimo rapaz, diz pro maridão:
- Viu que gracinha? Tão calmo, tão controlado nas emergências. O que será que ele vai ser?!?!?!
E o maridão, cada vez mais puto, responde:
- Pelo cheiro dos dedos do filho da p..., vai ser ginecologista!!!!'
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PRATO DE ARROZ

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um japonês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o japonês e pergunta:
- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o japonês, calmamente, responde:
- Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!
“Respeitar as opções do outro ‘em qualquer aspecto’ é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter.”
As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente....
Nunca julgue... Apenas compreenda".
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).

quinta-feira, 12 de julho de 2012

IRENA SENDLER MORREU... SABE QUEM ERA?

Nem sempre o Prêmio é atribuído a quem mais o merece...
Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo (2008).
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.
Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus.
Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de serapilheira na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto.
Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2.500 crianças.
Por fim, os nazistas apanharam-na e prenderam-na brutalmente.
Os nazistas souberam dessas atividades e em 20 de outubro de 1943; Irena Sendler foi presa pela Gestapo e levada para a infame prisão de Pawiak onde foi brutalmente torturada. Num colchão de palha encontrou uma pequena estampa de Jesus Misericordioso com a inscrição: “Jesus, em Vós confio”, e conservou-a consigo até 1979, quando a ofereceu ao Papa João Paulo II.
Ela, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou-se a trair os seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os ossos, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Foi condenada à morte. Enquanto esperava pela execução, um soldado alemão levou-a para um “interrogatório adicional”. Ao sair, gritou-lhe em polaco “Corra!”. No dia seguinte Irena encontrou o seu nome na lista de polacos executados. Os membros da Zegota tinham conseguido deter a execução de Irena, subornando os alemães, e Irena continuou a trabalhar com uma identidade falsa.
Irena mantinha um registro com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir as famílias. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.
No ano passado foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global.
Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!!!
Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa.
Este e-mail está a ser reenviado como uma cadeia comemorativa, em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1.900 sacerdotes católicos que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados com os povos da Alemanha e Rússia olhando para o outro lado.
Agora, mais do que nunca, com o Iraque, Irã e outros proclamando que O Holocausto é um mito, é imperativo assegurar que o Mundo nunca esqueça.
“A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade.” - Irena Sendler
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).
Nota do Editor: o texto acima, provavelmente baseado na Wikipedia, estava originalmente escrito em português lusitano e sofreu alguns ajustes para edição neste blog.
 

Free Blog Counter
Poker Blog