segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pe. BRENDAN Mc DONALD: destaque do I ECMC



Pe. Brendan Coleman McDonald

O I Encontro Cearense de Médicos Católicos (I ECMC), entre tantos notáveis expositores, contou com a valorosa participação do Pe. Brendan, que foi o moderador da Mesa Redonda: “Diálogo entre e Ciência e a Igreja”, cujo perfil biográfico é ora traçado.
O Padre Brendan Coleman Mc Donald (C.Ss.R.) nasceu em Waterford, Irlanda, em 17/07/1937. Primeiro filho do casal Timothy Mc Donald e Ellen Mc Donald, recebeu dos pais uma sólida formação cristã.
Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Superior CluainMhuire, na Irlanda. Ele é graduado, no Brasil, em Filosofia Pura, Letras Modernas e Pedagogia. Possui três cursos de Especialização: Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem Mestrado em Educação e em Psicologia e os seguintes doutorados (Ph.D): Educação, Psicologia e Teologia.
Sua formação religiosa (Redentorista) foi iniciada quando ainda muito jovem ingressou no Seminário Superior CluainMhuire, Galway, onde fez os votos temporários em 24/9/1957 e os votos perpétuos em 24/9/1960. Foi também, em sua terra natal, que recebeu a Ordenação Diaconal, em 19/6/1963, e a Ordenação Presbiteral, em 19/1/1964.
Recém-ordenado, chegou ao Brasil, em agosto de 1964, tendo exercido aqui um proficiente labor missionário, sobretudo como religioso e educador.
Conforme o site oficial da Arquidiocese de Fortaleza, o Histórico Pastoral de suas atividades assinala que foi Vigário Paroquial em diversas dioceses: Paróquia de São Raimundo, Fortaleza, Ceará; Paróquia do Prado, Diocese de Iguatu, Ceará; Paróquia de São José Operário, Paraíso do Norte, Prelazia de Cristalândia, Goiás; Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Campinas, Goiânia, Goiás; Paróquia de São Raimundo, Fortaleza, Ceará e a Área Pastoral de Santo Antônio, Capela de Pici, Henrique Jorge, Fortaleza, Ceará. Foi Administrador Paroquial da Paróquia de Bom Jardim, Arquidiocese de Fortaleza, durante três anos, tendo sido responsável pela construção da nova matriz de Santa Luzia, dessa paróquia.
Dentre outras atividades religiosas que exerceu, podem ser destacadas: Confessor e Orientador Espiritual das: Irmãs da Mãe Dolorosa; das Irmãs Franciscanas dos Pobres, Goiânia, Goiás; e das Irmãs Concepcionistas, Fortaleza (de 2008 até a presente data); Coordenador da Pastoral Universitária na Universidade Católica de Goiás; Coordenador da Pastoral Universitária na Universidade Federal do Ceará.
O Pe. Brendan, como é mais conhecido, pregou retiros espirituais para o clero diocesano de várias dioceses no interior do Ceará, além de assessorar Assembleias Diocesanas nas dioceses cearenses.
Seguindo os ditames de Santo Afonso de Ligório, no Apostolado da Caneta, desde que chegou ao Brasil, ele publicou mais de mil artigos em jornais de grande circulação, a maioria deles tratando de questões religiosas, educacionais e da moralidade cristã.
Como educador, o Pe. Brendan Coleman Mc Donald lecionou no Seminário Redentorista São José, em Vila Aurora, Goiânia, Goiás; foi professor de Ensino Religioso do Colégio Redentorista em Fortaleza, do qual foi vice-diretor e diretor pedagógico. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso no Ceará (CONOERCE). Atualmente, é professor titular aposentado da UFC, desde 2007, em decorrência da chagada da idade da aposentadoria compulsória.
Desde 1996, é corresponsável pelo programa semanal na televisão: “Falando Sério do Amor de Deus”. O programa, sob a responsabilidade do CONOERCE, antecede a Santa Missa, todos os domingos, na TVC.
Presentemente, é assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional NE1, função que vem exercendo nos últimos quase 17 anos, e orientador espiritual de vários padres e religiosas.
Eis, então, em breves palavras, a biografia do Pe. Brendan, focada no seu componente religioso, no qual sobressaem a ação pastoral e o saber teológico, que bem demonstram o reconhecimento do acerto da Sociedade Médica São Lucas na escolha do mesmo, como expositor convidado do I ECMC, realizado em novembro pretérito.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 9(66): 3-4, janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog