sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A IGREJA QUE O PADRE HAROLDO NÃO CONCLUIU II



Em 23 de maio de 2009, publicamos In: O Povo. Jornal do Leitor. p.3, o artigo “Uma Igreja para o Padre Haroldo”, no qual conclamamos o Padre Haroldo Coelho a retomar as obras e soerguer a Igreja de São Francisco de Assis, paralisada há mais de cinquenta anos.

Em nosso julgamento, isso poderia ser um grande desafio para o Pe. Haroldo Coelho, então vigário coadjutor da paróquia a que pertence essa igreja. Esse feito, somado ao engajamento político e social desse prelado, um defensor permanente dos descamisados e dos marginalizados, dar-lhe-ia, certamente, uma dimensão pública ainda maior, além do reconhecimento dos fiéis e dos devotos franciscanos.

Ao final do artigo, provocamos: “Que venha a nova igreja: que se acerque do pastor um novo rebanho de ovelhas, munidas de fé e transformadas, de fato, em instrumento de paz, como quer a Oração de São Francisco. Por conseguinte, mãos à obra, Pe. Haroldo.”

Infelizmente, o Pe. Haroldo, talvez pela idade, já tendo entrado na oitava década da vida, ou por outras razões motivacionais, a exemplo do seu envolvimento direto nas grandes causas sociais, não aderiu à proposição pública que apresentáramos. No entanto, pensamos que tal inação não diminuirá o legado, político, social e religioso, que ele deixa ao povo cearense, com sua súbita e inoportuna partida, em 11 de janeiro de 2013, submisso à orfandade, tomado de um sentimento de intensa perda.

A edificação em epígrafe está sendo cuidada, atualmente, pelo Pe. Bezerra que, aos poucos, vem fazendo reparos na estrutura corroída pelo tempo e captando recursos com a intenção de concluir essa obra inacabada. Temos sido testemunhas desse desmedido esforço do Pe. Bezerra, e, dentro do possível, nossa família tem-lhe emprestado o apoio material, com vistas à concretização do sonho do Pe. Hélio Campos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro da Sociedade Médica São Lucas

* Publicado, com ajustes, In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 9(67): 5, fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog