quarta-feira, 20 de março de 2013

Curso de Medicina da Uece comemora uma década



Por Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes (*)
O jovem Curso de Medicina da Uece, o MedUece estará celebrando a sua primeira década de existência no dia 25 de março de 2013. O corpo docente e discente comemora com orgulho esta data. Desde a aula inaugural, que foi proferida pelo professor Adib Jatene, passando pela colação de grau da 1ª turma em janeiro de 2009, numa magnífica cerimônia, realizada no Theatro José de Alencar, a Uece formou até o momento cinco turmas de médicos, com 40 alunos cada.
Neste momento de júbilo, a Diretoria do Centro de Ciência da Saúde e a Coordenação do Curso de Medicina da Uece convidam para as comemorações nesta semana. A programação inclui homenagem ao corpo docente, amanhã, dia 20, às 18 horas, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. No dia 21, quinta, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa, às 14h30min. Na sexta, 22, às 16h30min, haverá homenagem aos parceiros e amigos da Uece. Será proferida uma conferência pelo professor doutor Luis Odorico Monteiro de Andrade, no Campus do Itaperi.
Nestes 10 anos, destacamos na história do MedUece: a implantação do convênio que definiu os hospitais estaduais como hospitais universitários da Uece, a criação de cargo comissionado de professor de práticas médicas, a primeira mudança do projeto pedagógico, que, dentre outras medidas, ampliou para dois anos o Internato, as oficinas de planejamento do curso e a nota 5 no Enade. Os alunos do MedUece destacam-se por passarem nos concursos para estágios extracurriculares nos hospitais da Cidade e nos concursos de Residência Médica aqui e em outros estados.
O Curso de Medicina da Uece tem como propósito “formar o médico para o exercício da medicina geral com sólida fundamentação científica e técnica sem prejuízo da possibilidade de especialização”. Tem uma grade curricular voltada também para disciplinas das áreas sociais e humanas, que permitirão ao médico atuar na prevenção de transtornos, agravos e doenças, na promoção da saúde, na recuperação da saúde e na habilitação biopsicossocial. Vale salientar que a comunidade cearense passa a contar com profissionais bem preparados, para a atuação como generalistas, e dispostos a buscar o aprimoramento, a educação continuada, a capacitação pela Residência Médica para exercer a Medicina de forma digna, com ética e qualidade.
Os desafios para o futuro envolvem as seguintes questões: saber qual o papel e o perfil do médico no século XXI. Discutir como formá-lo. As diretrizes curriculares nacionais e internacionais apontam para as seguintes metas principais (Geison Lira, 2011): 1. Formar para o cuidado integral; 2. Formar para a responsividade social; 3. Formar competências múltiplas; 4. Profissionalizar a formação.
(*) Professora do Curso de Medicina da Uece
* Publicado In: O Povo, de 19/03/2013. Opinião. p.7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog