segunda-feira, 18 de março de 2013

O CENTENÁRIO DO COLÉGIO CEARENSE


Colégio Cearense Sagrado Coração


O jornal O Povo, de 26 de setembro de 2007, em seu Caderno A (cartas). p.5, deu à estampa uma correspondência de um leitor, sob o título “Fechamento do Colégio Cearense”, configurando, com pesar, mais uma escola confessional de Fortaleza que, em definitivo, finalizava suas funções educacionais.
Para o missivista, fora, com consternação, e até com certa surpresa, que milhares de ex-alunos do Colégio Cearense Sagrado Coração, mais conhecido pela forma abreviada “Colégio Cearense”, tomaram conhecimento, através de notícia veiculada em 22/09/07, do encerramento das atividades educacionais, desse tradicional e modelar estabelecimento de ensino, depois de mais de noventa anos de funcionamento ininterrupto.
Esse estabelecimento de ensino foi fundado pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé, em janeiro de 1913, e, por determinação do Sr. Arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel, foi entregue em 1915, aos missionários maristas, que assumiram os destinos da instituição, convertendo-a em centro de formação educacional marista.
Os maristas chegaram ao Brasil, no final do século XIX, instalando a sua primeira casa em Congonhas do Campo-MG, em 1897. A expansão da Irmandade do Pe. Champagnat no País sucedeu à grande perseguição contra as escolas confessionais, movida pelo governo francês, no alvorecer do século XX, culminada pela desapropriação dos colégios maristas na França, o que levou a Ordem a enviar seus irmãos para diversos países do além-mar. O Brasil foi um dos grandes beneficiados dessa diáspora, dela resultando a criação de vários colégios, inclusive a fundação da Província do Brasil Setentrional, sediada em Apipucos, ainda uma localidade na vizinhança do Recife, à qual se subordinava a praça de Fortaleza.
A educação marista caracteriza-se por privilegiar a formação integral do ser humano, abrigando os planos físico, intelectual e espiritual. Nesse aspecto, os Irmãos Maristas, como educadores vocacionados, foram responsáveis pela apurada preparação de milhares de jovens, que vieram a desempenhar papéis relevantes na vida política, acadêmica, científica e cultural do Brasil, e, particularmente, do Ceará.
O encerramento das atividades do Colégio Cearense resultou da conjunção de várias razões, comporta a sensação de perda para milhares de ex-alunos que dele guardam a recordação de bons anos da infância e da adolescência nele vividos.
Passados cinco anos, desde o fechamento de suas portas, cerca de um mil e quinhentos ex-alunos do Cearense reuniram-se, na tarde do sábado (23/02/13), nas antigas dependências do Colégio, onde atualmente funciona a Faculdade Marista do Ceará, para celebrar o centenário de fundação da instituição.
Por certo, apesar do clima de reencontro de colegas e de amigos, muitos contemplando fartos anos de ausência, os festejos devem ter sido tomados pela saudade à conta do fim de algo que marcou as vidas de tantos jovens do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico e economista em Fortaleza
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 9(68): 4, março

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog