quarta-feira, 10 de abril de 2013

PARSIFAL BARROSO: político e pensador



José Parsifal Barroso veio ao mundo em 5 de julho de 1913, na cidade de Fortaleza-CE, tendo como pais Hermínio Barroso e Emília Cunha Barroso. Seus estudos superiores levaram-no ao bacharelato em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará. Eleito deputado classista à Assembléia Legislativa do Ceará, em 1936, permaneceu na Assembléia até o advento do Estado Novo, passando, a partir de então, passou a laborar na advocacia e no magistério, até porque reunia Parsifal guardava, no íntimo, características próprias de um militante na justiça e de um docente muito afeito à prática da educação, como condição essencial da valorização humana.
Após Getúlio Vargas ter sido deposto, em 1945, Parsifal Barroso conseguiu se eleger deputado constituinte pelo Ceará, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). A política ganhou um peso maior em sua vida, tanto que, em 1949, passou a dedicar-se inteiramente à essa carreira, deixando de lado o magistério. Eleito deputado federal pelo PSD do Ceará, em 1950, acabou por substituir sua cadeira na Assembléia Legislativa no Ceará, por outra na Câmara dos Deputados.
Com a troca de legenda, do PSD para o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), elegeu-se, em 1954, senador da República pelo Ceará, assumindo a cadeira no Senado, após concluído o mandato de deputado federal, em 1955. Ele se afastou do Senado por dois anos e meio, para servir ao governo do Presidente da República Juscelino Kubitschek, como ministro do Trabalho, Indústria e Comércio.
O propósito que tinha de concorrer ao governo do Ceará, levou-o, em 1958, a se desligar do ministério, retornando ao Senado para continuar o seu mandato. Em outubro desse mesmo ano, foi eleito governador do Ceará, sendo empossado no governo cearense, em 25 de março de 1959, após encerrado o seu mandato no Senado.
A despeito de Parsifal Barroso, no seu governo, ter focado, com mais precisão, a questão da infraestrutura, ele reservou parte da sua atenção para um dos problemas fundamentais da população cearense, no caso a educação. A política educacional do estado, coincidente com a segunda metade do seu mandato, foi centrada na construção de algumas escolas de nível médio, e na implantação de duas faculdades: a de Administração e a de Veterinária, ambas integradas à UECE, desde que essa universidade foi criada.
Um fato interessante no Governo de Parsifal Barroso no estado do Ceará, é que ele foi exercido sob três presidências da República: de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. Com a ascensão dos militares ao poder, em 1964, Parsifal Barroso decidiu retirar-se das funções públicas, muito embora tenha voltado à política, em 1970, como deputado federal pelo Ceará.
Observava-se, na figura de Parsifal Barroso, a junção duas vertentes – a do político e a do educador, ambas concorrendo para o desenvolvimento do Ceará, em uma época marcada pelos movimentos que antecederam a instalação da ditadura militar no Brasil.
Em 1977, renunciou ao mandato de deputado federal, em razão da sua nomeação para ocupar o cargo de ministro-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, tendo sido alçado ao posto de presidente desse tribunal, em 1979.
Como homem ligado às letras e às atividades corporativistas, foi redator do jornal O Estado, de Fortaleza, sócio do Sindicato de Jornalistas Profissionais (RJ) e membro da Associação Cearense de Imprensa.
O falecimento de Parsifal Barroso ocorreu em Fortaleza, em 21 de abril de 1986, quando ainda não tinha completado 73 anos de vida.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e
da Academia Brasileira de Médicos Escritores

* Publicado In: Ceará em Brasília, 24 (248): 6, fevereiro de 2013. (Jornal da Casa do Ceará em Brasília).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog