terça-feira, 28 de maio de 2013

Importar médico é a solução?



Antônio Augusto Lima (*)
Esta polêmica entre o ministro da Saúde e os Conselhos de Medicina é uma forma de esconder os problemas da saúde
Muito se tem falado na contratação de médicos estrangeiros para trabalharem no Interior e nas periferias das grandes cidades sob a justificativa de que os médicos formados no Brasil não têm interesse em trabalhar para os menos favorecidos, estando mais atraídos em prestar serviços considerados de elite.
Os médicos formados no Brasil não se furtam ao trabalho em qualquer local do território nacional desde que tenham as condições necessárias para realizarem um trabalho de qualidade para a população. As dificuldades enfrentadas pelos médicos são enormes; dentre elas, falta de medicamentos, de equipamentos para realização de exames e procedimentos simples nos hospitais e postos de saúde, auxiliares mal remunerados, dificuldade de transporte às localidades mais distantes, salários em atraso e total desinteresse dos gestores públicos em solucionar os problemas.
Ao invés de resolverem os problemas que assolam a saúde pública, os responsáveis pela pasta ficam alardeando a importação de médicos como a solução do problema da saúde em nosso país, parece que importar médicos é como importar uma máquina para uma indústria, o que não é verdade. Um médico formado fora do Brasil precisa primeiramente ter seu diploma reconhecido (revalidado), o que não é tarefa fácil e muito menos rápido, pois é necessário seguir os trâmites legais para, somente depois de revalidado o diploma, o médico poder exercer a medicina se for brasileiro.
No caso de médico estrangeiro, além do reconhecimento de seu diploma, ainda é necessário um visto de trabalho expedido pelos órgãos que cuidam da imigração. Portanto, não é só o ministro da Saúde querer, que vamos encher nosso país de médicos cubanos como sendo a solução para a saúde.
Esta polêmica entre o ministro da Saúde e os Conselhos de Medicina é mais uma forma de esconder os problemas da saúde causados pela ingerência dos gestores públicos e colocar a população e a opinião pública contra a classe médica formada em nosso país, que tem que conviver diariamente coma falta de condições de trabalho e de interesse dos gestores em buscar soluções possíveis e dentro de nossa realidade.
Podem trazer médico de qualquer lugar do mundo, que, sem as reformas necessárias, a situação da saúde em nosso país só vai piorar. E logo teremos uma legião de médicos estrangeiros de qualificação duvidosa perambulando nos hospitais e postos de saúde.
(*) Advogado
Publicado In: O Povo, Opinião, de 28/05/2013.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog