domingo, 11 de agosto de 2013

CELEBRE O SEU PAI



Pe. Orlando Gambi
Já virou tradição celebrar o pai no segundo domingo de agosto. Ótimo! Faça com que seu pai, nesse dia, prove algo especial. Ofereça-lhe o que há de melhor em você; sobretudo, mostre-lhe respeito e gratidão. Não passe esse dia só com oferta de presentes, com abraços e palavras bonitas. Nunca seremos devidamente gratos a nosso pai pelo dom da vida que ele nos transmitiu.
Nas escrituras encontramos o verdadeiro conceito de pai. Ele é o chefe de família, é o princípio de uma descendência e elo de uma linhagem. É também nas escrituras que vemos um conceito mais amplo de pai com o significado de chefe de uma parte do povo, chefe de diversos grupos e até mesmo chefe de todo um povo.
Em determinados momentos a palavra pai é atribuída ao rei, aos sacerdotes, aos profetas e aos sábios, em virtude de sua autoridade e missão de educadores.
Abençoar é o que mais importa na missão de pai. A energia para punir nunca pode dissociar-se da obrigação de abençoar. O pai sempre deve abençoar, mesmo no caso em que os filhos se mostrem maus, rebeldes e ingratos.
O bom pai não é aquele que faz todas as vontades dos filhos. É aquele que busca o melhor para eles, que procura ensinar-lhes sobre a vida com palavras e exemplos, que procura ensinar-lhes a viver com retidão e dignidade, que procura ensinar-lhes o sentido da vida.
Bom é o pai que, por amar, sabe o tempo de dizer “sim” e o tempo de dizer “não” aos filhos.
Esqueça os defeitos que seu pai possa ter; esqueças as vezes em que ele falhou, as vezes em que ele não foi ta bom quanto você esperava. Deixe que Deus julgue os casos de suas fraquezas e misérias.
Deus é o único que conhece a fundo os corações e as intenções. De mais a mais, sua misericórdia é infinita e ele está sempre pronto a perdoar.
(*) Orlando Gambi foi um missionário redentorista da Província da São Paulo. Nasceu em 17/05/1925, professou seus votos em 02/02/1946 e recebeu o sacerdócio em 27/12/1950. Faleceu em 22/11/2005.
Esse padre redentorista foi autor de vários livros publicados pela Editora Santuário: “Paz & Bem”, “Gosto que me falem de amor”, “Ver a vida com amor”, “Como eu dizia, Senhor”, “Fique de bem com a vida”, “Vida de Santa Teresinha”, entre outros.
Em cada livro seu ele sempre desejou que o leitor acreditasse firmemente no amor de Deus e acreditasse, sobretudo, que o amor de Deus é, ao mesmo tempo, um convite para amar. Em suas mensagens ele também procurou transmitir o mesmo sentimento.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog