sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ICC SE DESPEDE DE DONA ELSIE



Os amigos do Instituto do Câncer do Ceará se despediram de Dona Elsie, como era chamada carinhosamente, no dia 25 de julho. Elsie Studart Gurgel de Oliveira, que dedicou 22 anos de sua vida à instituição, faleceu depois de três meses de enfermidade. Ela era membro do Comitê de Ética em Pesquisa, participava do Conselho Editorial da Revista Conexão ICC e integrava a Rede Feminina do ICC. Ainda emprestava sua experiência como escritora e redatora nas demandas institucionais e dos funcionários da casa, sendo responsável pela redação da maioria dos discursos oficiais da Instituição.
Companheiro de trabalho de Dona Elsie durante todo o tempo em que ela trabalhou no ICC, o Dr. Marcelo Gurgel, também presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do ICC, lamentou a partida da grande amiga. “A professora Elsie era uma pessoa de invejável cultura, cultora das letras, detentora de uma memória prodigiosa, exibia o dom da escrita, com inegável primor e aguçada sensibilidade, com incursões em deferentes gêneros literários”, relata ele. Ao lado dela, Dr. Marcelo publicou vários livros e foi seu editor. “Ainda tenho sob custódia alguns dos seus trabalhos que podem ser divulgados em caráter póstumo, oportunamente. A Elsie participou das comemorações dos 50 anos do ICC, que aconteceu em 1994, dos 60 anos, em 2004, e dos 65 anos, em 2009. Ela fará muita falta na comemoração dos 70, que será 2014”.
Ele lembra ainda que a professora Elsie participou da criação da Escola Cearense de Oncologia, inclusive elaborando projetos apresentados ao Ministério da Educação, para fins de autorização de funcionamento.
Sua sede pelos livros era tão grande que Elsie publicou dez livros e deixou dois prontos: um sobre o Dr. Haroldo Juaçaba e o outro, de contos. No próximo dia 30 de agosto, após a Sessão Clínica da data, por volta das 8 horas, o ICC fará uma homenagem a Dona Elsie como uma última despedida e convida a todos a participarem desse momento de saudade.

(Depoimentos resumidos)
GRATIDÃO E RECONHECIMENTO
Uma história viva feita de muita fraternidade, ternura, compreensão, disponibilidade, competência; tudo envolto numa aura de simplicidade e delicadeza. Foi assim que viveu a “Dona Elsie”. E nós, conhecidos, amigos e colegas, caminhantes de uma mesma direção, queremos respeitosamente fazer memória e registrar nosso reconhecimento e gratidão. Nas nossas mentes e nos santuários de nossos corações deixemos ecoar nosso muito obrigado e a nossa saudade.
Marcos Venício Alves Lima
SAUDADE
Perdemos a D. Elsie, uma grande mulher que parecia pequena. Perdemos a mãezona, a amiga incondicional, a confidente, a testemunha, aquela que era “pau pra toda obra”. Nosso planeta Terra ficou “capenga” com sua partida, mas, em compensação, a alma do universo ficou mais bonita com a sua chegada. D. Elsie, até que voltemos a nos encontrar novamente, e também não tenho a menor dúvida disso, que Deus do nosso coração e da nossa compreensão a guarde em seus braços. Restará, até lá, uma ENORME saudade.
Victor Hugo Medeiros de Alencar
É DIFÍCIL DIZER ADEUS PARA QUEM AMAMOS
Querida amiga Dona Elsie, falar da senhora, parece fácil, diante das qualidades inatas que a senhora trazia consigo, em abundância, tais como: generosidade, humildade, simplicidade, compaixão e solidariedade com qualquer pessoa que tivesse a oportunidade de se aproximar da senhora. Apesar da dor da perda de nossa querida dona Elsie, sigamos o exemplo do Papa Francisco quando nos estimula a conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria.
Inês Tavares Vale e Melo
Extraído de: ICC Comunica. Agosto/2013. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog