sexta-feira, 22 de novembro de 2013

HAROLDO JUAÇABA – A Amazônia como laboratório nos caminhos de uma profissão



Uma passagem especial da vida do médico Haroldo Juaçaba ganhará uma exposição comemorativa alusiva aos 69 anos do Instituto do Câncer do Ceará. De 22 de novembro a 13 de dezembro de 2013, a instituição receberá seus colaboradores, voluntários, além do publico externo, para compartilhar a experiência de um dos fundadores da casa como médico dos “Soldados da Borracha”, durante a Segunda Guerra Mundial.
Intitulada por “Haroldo Juaçaba – A Amazônia como laboratório nos caminhos de uma profissão”, a exposição abre, oficialmente, as comemorações do aniversário do ICC e resgata o material que o Dr. Haroldo deixou de herança do período. Na época, o esforço de guerra exigia que existisse bastante borracha e o Brasil era um grande fornecedor de borracha. Por conta disso, milhares de trabalhadores nordestinos, principalmente cearenses, foram transportados para a Amazônia, para produzir borracha em quantidade e velocidade maiores. Com isso, precisava-se de médicos para atenderem a esses trabalhadores que estavam na produção, dispersos nos seringais. E o Dr. Haroldo foi um dos médicos assistentes desses seringueiros. Ele deixou farto um material, com muitas anotações, fotos e relatórios, tratando dessa vivência.
O organizador da exposição, Dr. Marcelo Gurgel, explica que é uma história importante da participação brasileira na II Guerra Mundial da qual o Dr, Haroldo fez parte por dois anos. A exposição consta de 24 quadros de fotos e documentos e tem a curadoria a cargo da professora de História da Universidade Federal de Campina Grande, Liège Freitas, que vem trabalhando o tema, a partir de sua tese de doutorado. “É um evento de importância histórica. Um verdadeiro relato da experiência inesquecível da parte de um dos fundadores da instituição e de quem dá nome a casa. As pessoas precisam conhecer e ter em mente quem foi Haroldo Juaçaba”.
A exposição é parte de um material mais extenso que está sendo produzido pela Profa. Liège Freitas e vai ganhar a forma de um livro. Estão todos convidados. Venham conferir!
Serviço
Exposição “Haroldo Juaçaba – A Amazônia como laboratório nos caminhos de uma profissão”
Período: 22 de novembro a 13 de dezembro de 2013. De segunda a sexta-feira
Horário: 8 horas às 17 horas. Aberto ao público, interno e externo.
Local: 6º andar do prédio anexo do ICC.
Acesso gratuito.
Fonte: Marketing / Comunicação ICC

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog