terça-feira, 19 de novembro de 2013

O HINO DA CRUZADINHA



O Hino da Cruzada Eucarística Infantil, mais reconhecido por seus versos iniciais: “Somos os Pequenos da Cruzada”, nos últimos tempos, acabou por me trazer à tona, boas lembranças de uma meninice cada vez mais distante.
Em 2008, depois de uma infrutífera busca na Internet, fiz um esforço mental para reconstruir a letra desse hino, conseguindo, salvo por algumas lacunas, recompor a maior parte de seus versos. Algumas semanas após a dita anamnese, ao mexer em meus velhos alfarrábios, deparei-me com um rascunho, de meu próprio punho, com a letra do hino, feito por mim, em momento de inspiração saudosista, quando eu era acadêmico de Medicina, nos idos dos anos setenta.
Na sequência, persegui contatando pessoas que pudessem lembrar, com exatidão, da letra, tendo encontrado uma ex-catequista de Limoeiro do Norte, que o conhecia inteiramente. Ao meu pleito, fi-la a cantar e pus-me, então, a copiar cada verso e o levei para cotejar com a minha versão já digitada, tendo identificado que eu havia cometido dois pequenos erros.
O Hino da “Cruzadinha”, de autoria ignorada por nós, era composto de apenas duas estrofes, de quatro versos cada, com rimas simples, do tipo “abab”, seguidas de um estribilho de nove pequenos versos, entoados sempre de forma vibrante pelos “cruzadinhas”.
A simplicidade da letra e a familiaridade melódica, fruto de um compositor também por nós desconhecido, conferiam enorme facilidade para aprender a cantá-lo. A letra do hino é mostrada a seguir:
Somos os pequenos da Cruzada /
Eterna esperança do Senhor /
Somos nós a geração formada /
Na escola do Cristo Deus de Amor.
A Cruzada Infantil /
Vem trazer ao Brasil /
Um vigor novo e forte /
Dos pampas ao norte, /
Dos campos às serranias, /
Das praias ao sertão, /
Nós havemos de ouvir /
O Brasil repetir /
O seu nome cristão. (estribilho)
Nossa Cruzada de crianças /
Vai conquistar nova energia /
Nessa fonte eterna de esperança /
Que é Cristo Jesus na Eucaristia.
A Cruzada Infantil .... (estribilho)
O Hino da Cruzada Eucarística Infantil, aqui exposto, com certeza, irá trazer incontidas recordações a tantos quantos vivenciaram, em nossas paróquias, um tempo de delicadeza e de afeto, justo quando o “ser” era bem mais importante que o “ter”. Quiçá, ele será capaz de despertar, em alguns, a vontade de cantarolar novamente o “Somos os Pequenos da Cruzada”, revivendo momentos de juvenil felicidade.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Integrante da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 9(75): 3-4, outubro de 2013.

Nota do Blog: Em 26 de outubro de 2013, ao término da missa mensal da Sociedade Médica São Lucas, os coralistas da SMSL, sensibilizados com a lembrança evocada por esse artigo, causaram surpresa e encantamento quando entoarem o Hino da Cruzada Eucarística Infantil.

18 comentários:

Unknown disse...

Marcelo, você teria o audio do Hino da Cruzadinha? Poderia enviar por email? Jaime Araujo. Estudante de Medicina UFCG.

Marcelo Gurgel disse...

Caro Jaime Araújo,

Bom dia!
Já tentei achar um áudio desse hino em sites de busca e não achei.
Sei cantar, mas não tenho boa voz.
Uma alternativa seria pedir para o coral da SMSL cantar e gravar para enviar para você.
Att.
Marcelo Gurgel

Unknown disse...

Caro Marcelo, se pudesse gravar o audio, ficaria imensamente grato. Meu email é jaimearaujo1@hotmail.com

Atenciosamente, Jaime Araujo

Unknown disse...

Marcelo,oi!
anota aí a última estrofe:

Nossa Cruzada de crianças
Vai conquistar nova energia
Nessa fonte eterna de esperança
Que é Cristo Jesus na Eucaristia

e ouça o hino e outros que vão te matar de saudade:
http://hinoscatolicos.wix.com/tradicionais#!hinos-1/c55t

:)
Nicole

Luzia Álvares disse...

Também fiz parte desse grupo de crianças quando eu era inter no Colégio Santa Rosa (Belém do Pará) nos idos de 1952. Fiquei muito sensibilizada em me re-encontrar com a minha adolescência, tempo esse de vivências que repasso, em memória para as minhas filhas. Muito obrigada por esse re-encontro. Hoje, com 75 anos, ainda trabalhando na Universidade Federal do Pará, embora aposentada, reconheço que foi um tempo muito forte de emoções e amizades. Obrigada mais uma vez.

Luzia Álvares disse...

Também fiz parte desse grupo de crianças quando eu era inter no Colégio Santa Rosa (Belém do Pará) nos idos de 1952. Fiquei muito sensibilizada em me re-encontrar com a minha adolescência, tempo esse de vivências que repasso, em memória para as minhas filhas. Muito obrigada por esse re-encontro. Hoje, com 75 anos, ainda trabalhando na Universidade Federal do Pará, embora aposentada, reconheço que foi um tempo muito forte de emoções e amizades. Obrigada mais uma vez.

Hinos Católicos disse...

Olá Marcelo...
Meu nome é Amadeu Brandão, moro em Manhuaçu/MG, tenho 33 anos... e pela minha idade, você percebe que eu não fiz parte deste movimento maravilhoso que foi a Cruzada Infantil.
No entanto, como bem colocou a Nicole num comentário acima, você pode ouvir este e outros hinos da época na minha página: www.hinoscatolicos.wix.com/tradicionais

Página simples, com gravações caseiras mesmo, mas que tem ajudado a muitos irmãos, paróquias pelo Brasil afora.

Espero que você aprecie...
Um abraço.

Amadeu Brandão
Manhuaçu/MG

Unknown disse...

Olá Marcelo,em minha tenra infância participei da cruzada infantil na igreja de S. Pedro na cidade de Caririaçu Ceará. O mais curioso é que,agora aos meus sessenta e um anos, em uma das minhas noites de insônias, recordei-me do hino em sua íntegra letra e música. devido a esse acontecido, procurei na internet a letra desse hino e encontrei seu comentário muito interessante que me deixou sensibilizada e resolvi compartilhar com você que conhece tão bem este movimento da igreja católica talvez já extinto.

Luci disse...

Na minha Infância na cidade de Glória na BA, fiz parte da cruzada sei a letra porém tenho uma péssima voz e gostaria de poder mostrar aos meus netos.

Luci disse...

A letra sei bem, porém gostaria de ouvir para mostrar aos meus netos, como tenho péssima voz seria bom demais que alguém cantasse. Fiz parte da cruzada infantil em Glória BA. Abraços,

Unknown disse...

Também fiz parte da Cruzadinha em 1976 onde tínhamos reuniões na casa paroquial de minha cidade Pacatuba-Ce. Boas lembranças e lembrava do hino completo muito bom recordar.

Unknown disse...

Boas lembranças fiz parte deste grupo de 1976 a 1978 sempre lembrei do hino completo, bons tempos.

Unknown disse...

Boas lembranças fiz parte deste grupo de 1976 a 1978 sempre lembrei do hino completo, bons tempos.

Unknown disse...

Fui também desse maravilhoso movimento, nossa coordenadora hoje está com 89 anos.

Unknown disse...

Fortes lembranças. E hje acordei cantando parte do estribilho deste lindo hino e ao pesquisar achei e fiz uma cópia. Parabéns e que Deus te abençoe

Unknown disse...

Obrigada por lembrar-me desse canto.
Dona Rosa(75)

conça disse...

Fiz parte da Cruzada Infantil, no inicio dos anos 50, na minha cidade natal, em Santo Antônio de Jesus, Bahia. Chorei de emoção, agora, ao colocar no Google : " dos pampas ao norte" tentando ver se encontraria este hino.
Para surpresa surgiu seu lindo texto.
Imediatamente, comecei a cantar, como se ainda tivesse 10 anos de idade, vestida com a fardinha branca e a fita simbolo, atravessada no ombro.
Agradecida pela sua pesquisa.

Flos Carmeli disse...

Caríssimos
Um século depois, exagero de minha parte ! Eis que surge uma resposta às tantas perguntas. Aonde encontrar o áudio do Hino da Cruzada Eucarística. Podemos melhorar? Sim. Eis o video:

https://www.youtube.com/watch?v=N5zrsi9xwVQ

O seguinte Canal de Música Sacra no Youtube apoia a manutenção de hinos tradicionais esquecidos pela piedade popular : https://www.youtube.com/channel/UCyJuadY3gFc1CaTBHyKHPig

 

Free Blog Counter
Poker Blog