terça-feira, 30 de abril de 2013

O BRASIL ANEDÓTICO LII



LICENÇA PARA FURTAR
Moreira de Azevedo - "Mosaico Brasileiro", pág. 54.
Havia no Rio de Janeiro uma padaria cujo proprietário era freqüentemente condenado a multas pelo juiz Petra de Bitencourt, pelo furto, que fazia ao povo, no peso e na qualidade do pão. Apadrinhando-se com um fidalgo prestigioso esse comerciante desonesto conseguiu que o ministro assinasse um aviso, ordenando ao magistrado que não mais perseguisse o fabricante de pão pequeno.
Portador do aviso, o comerciante entregou ao juiz Petra, o documento, e esperou a resposta.
- Vá descansado, - declarou o magistrado, ao terminar a leitura do documento. - Vá descansado.
E nos seus modos desabridos:
- Vá descansado, e pode furtar à sua vontade, porque o ministro o autorizou; e tolo será o senhor se não furtar dez vezes mais do que até agora tem feito
A ÚLTIMA CARGA
J.M. de Macedo - "Ano Biográfico", vol. III, página 296.
Atacado pelas febres nos pântanos paraguaios, o general José Joaquim de Andrade Neves, já agraciado com o título de Barão de Triunfo, não queria abandonar a sua divisão de cavaleiros rio-grandenses, para tratar-se. Cada vez que caía sobre o inimigo era uma vitória para a sua cavalaria.
Após o choque em Lomas Valentinas, o herói não pôde mais. Levado para Assunção, a febre alta não o deixava mais, conservando-o em delírio permanente. E nesse delírio, os olhos em fogo, as mãos crispadas, erguia-se no leito, a barba em desalinho, como no fragor das batalhas.
A 6 de janeiro de 1870, era esse o seu estado, quando, no último delírio, bradou, com as últimas forças:
- Camaradas!... mais uma carga!... E tombou arquejando, para morrer.
HUMORISMO DE MORIBUNDO
Alberto Faria - Conferência sobre Fagundes Varela, na Academia Brasileira de Letras, em 1925.
O poeta Aureliano Lessa, cuja intemperança ficou famosa na Faculdade de Direito de São Paulo no tempo de Álvares de Azevedo, de quem foi o companheiro mais íntimo, chegou aos trinta e três anos inteiramente inutilizado pelo álcool.
Às portas da morte, o ventre enorme, vendo a esposa em pranto, consolou-a, rindo, com esta quadra, improvisada quase nos estertores da agonia:
"Enxuga, Augusta, este pranto
Nas dobras da tua anágua;
Que o teu pobre Aureliano
Morre de barriga dágua!"
A BASE DA DEMOCRACIA
Anais da Constituinte Republicana, vol. I, pág. 559.
Na sessão de 15 de dezembro de 1890, o assunto do dia foi a mudança da capital da República. Da tribuna, o sr. Virgilio Damásio justifica o projeto, alegando a necessidade de afastar o governo de um ambiente agitado pelas paixões e pelos interesses.
- Essa grande massa de homens - diz - é uma arma, uma alavanca poderosíssima em mãos de agitadores.
O sr. Vinhais - Pois esta é a verdadeira base em que assenta a democracia.
O sr. Virgílio Damásio - A base da democracia é a liberdade!
Fonte: Humberto de Campos. O Brasil Anedótico (1927).

segunda-feira, 29 de abril de 2013

FECHAMENTO DO STF



Prof. Cajuaz Filho (*)
Buemba! Dizia o Macaco Simão!
Saiu na imprensa brasileira, uma afirmação do Ministro Gilmar Mendes sobre a aprovação, pelo Congresso Nacional, da PEC 33 que não me deixou estarrecido e veio confirmar o que eu já dissera, tempos atrás, em se tratando da implantação do piso salarial dos professores das Universidades Estaduais do Ceará.
Por não exigir, dentro das normas, que sua decisão fosse cumprida, o STF já estava na UTI.
Eis a confirmação: Em 2007, vinte anos de tramitação para julgamento do processo sobre o piso salarial dos professores das Universidades Estaduais do Ceará em que o Estado do Ceará arguia inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal, com estudo acurado das provas e contraprovas, decidiu, por unanimidade, pela sua constitucionalidade e a decisão, como é normal, comunicada ao Tribunal Regional do Trabalho, 7ª Região, 4ª. Vara para sua imediata implantação.
Talvez “forças ocultas” como diria o ex-presidente Jânio Quadros, estejam brecando a execução.
Seis sóis já são passados e a execução da decisão do STF anda por ceca e meca e necas de pitibiriba.
Até hoje o Tribunal Regional do Trabalho não teve coragem de implantar a decisão da Suprema Corte. Por quê?
Será desídia ou medo?
Incrivelmente vou optar pela segunda hipótese, pois nada mais há que se questionar. A decisão foi da Suprema Corte. Os perdedores que façam romaria ao Muro das Lamentações. Agora é só fazer valer a decisão do STF e pronto, desgoste ou não a quem quer que seja. Isso é justiça.
Não está ocorrendo o que se esperava do pós-julgamento. Por isso digo que a afirmação do Ministro não me surpreende. Se o STF ainda estivesse aberto, mesmo que para balanço, deveria ter força e coragem para fazer valer sua decisão. Isso é ser intemerato e intimorato. Não aconteceu.
Num país democrático, como o nosso (?), o Judiciário é o Terceiro Poder da República e tem poderes, dados pela própria Constituição, de cominar com as penas previstas aqueles que desobedecem às suas decisões seja quem for, sem discriminação alguma de qualquer ordem.
Por que isso não acontece? É a dura e cruel interrogação.
Para os professores das Universidades Estaduais, na minha ótica e sem procuração alguma,  o Supremo Tribunal Federal já está fechado desde 2007.
Por que só agora o STF acordou para o problema?
A PEC 33 mexeu no seu brio, na sua dignidade, nas suas atribuições, na sua competência e tirou-lhe poderes?
Acredito que sim, pois ela condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo STF (o que é uma barbaridade) ao aval ao Poder Legislativo e permite ao Congresso derrubar as decisões do STF o que pode também acontecer no âmbito estadual. Assim as decisões da Suprema Corte terão que passar pelo crivo do governador. Se ele gostar muito bem; se não, manda modificar essas decisões a seu bel-prazer. Então será, como diz o povo “o fim da picada”.
Isso quer dizer o STF não mais terá poderes para decidir. Então pode ser fechado e a sociedade volta à barbárie.
Um verdadeiro tsunami. Arrasador como foi o acontecido recentemente no Japão pela perda de vidas humanas e de bens materiais, e avassalador como esse para a sociedade brasileira, pois vai afetar a vida de vários setores do país, causando desastres violentos para as pessoas e para a ordem social, política, econômica, religiosa e mais.
Vai, agora, predominar a vontade do Congresso Nacional, ai, ai, ai, que não merece a confiança do povo brasileiro.
Supremo Tribunal Federal, não espere grandes cerceamentos de seus poderes. A gota d´água é que faz os grandes rios.
Fiscalize as pequenas decisões e exija seus cumprimentos. Mostre sua força na defesa dos direitos de quem os tem. Isso é Estado Democrático de Direito.
(*) Professor aposentado da Uece. Editor de APESC Notícias.

CE aprova exigência de pós-graduação para professor de universidade pública



Por Iara Guimarães Altafin
Com 14 votos favoráveis e apenas um contrário, o projeto de lei do Senado que estabelece a exigência de titulação em nível de pós-graduação para ingresso por concurso na carreira de magistério superior federal foi aprovado nesta quarta-feira (24/4/13) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O texto, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para votação em Plenário.
De acordo com a relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), o projeto (PLS 123/2013) corrige equívoco contido no artigo oitavo da Lei 12.772/2012, o qual impede as universidades federais de exigir, nos editais de concurso para professores, títulos de mestrado ou doutorado. Pela legislação em vigor, as universidades públicas podem exigir apenas a graduação.
Para a relatora, o projeto acerta ao modificar a lei e voltar a permitir a exigência de titulação de pós-graduação nos concursos para o magistério público federal. Conforme explicou, a mudança prevista no PLS 123/2013 restabelece exigência de pós-graduação já contida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/1996).
– O projeto tem o mérito de buscar a qualificação cada vez maior para o ensino superior em nosso país – disse.
Ana Amélia informou ainda que a norma contida na Lei 12.772/2012 tem sido criticada pelas instituições federais de ensino superior, considerada como retrocesso no processo de contratação de docentes das universidades públicas.
A relatora acatou duas emendas apresentadas pelo próprio Aloysio Nunes. A primeira suprime, dos requisitos para ingresso no cargo de Professor Titular-Livre do Magistério Superior, a exigência de 20 anos de experiência ou de obtenção do título de doutor.
A outra altera dispositivo que trata de retribuições pecuniárias e gratificações por docentes em regime de dedicação exclusiva.
Vista
Única a votar contra o projeto, a senadora Ana Rita (PT-ES) solicitou mais tempo para analisar o relatório de Ana Amélia, mas seu pedido de vista foi negado, por ter sido apresentado após o presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSBB-GO), ter colocado a matéria em votação.
Ana Rita disse não ser contrária ao mérito da proposta e que pedia vista para atender solicitação do ministro da Educação, Aloysio Mercadante, que eventualmente poderia apresentar sugestões ao texto.
Fonte: Agência Senado (25/4/13)
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

domingo, 28 de abril de 2013

Exame de Qualificação em Saúde da Família (UECE) de Roberta Alves Sousa

Flagrante da banca com a mestranda, logo após o Exame de Qualificação da Enfa. Roberta Alves Sousa. Roberta está ladeada pelos professores Mônica Cardoso Façanha e Marcelo Gurgel Carlos da Silva, à direita, e por Ana Valeska Siebra e Silva, à esquerda.
(Foto cedida por Roberta).


Ocorreu na manhã de sexta-feira (26/04/13), na Universidade Estadual do Ceará, o Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/Renasf) da Universidade Estadual do Ceará. A banca examinadora, composta pelos Profs. Drs. Mônica Cardoso Façanha, Ana Valeska Siebra e Silva e Marcelo Gurgel Carlos da Silva, aprovou o Projeto da Dissertação “Baixa detecção da tuberculose na Estratégia Saúde Família em Itapipoca-CE”, apresentada pela mestranda ROBERTA ALVES SOUSA, nossa orientada.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da Uece

SER OU NÃO SER SOGRA: eis a questão



Por Elsie Studart Gurgel de Oliveira
Até que enfim, instituíram o DIA DA SOGRA – 28 de abril, sem nenhuma razão aparente, haja vista comemorar-se, na data, o onomástico de São Pedro Chanel, nascido em Lyon, na França, em 1841. Também já não era sem tempo essa criação, tamanha a polêmica que se gera, por conta dessa “figuraça” que, se para alguns poucos, é uma espécie de segunda mãe, para a maioria não passa de uma versão piorada da madrasta da Branca de Neve.
Tudo bem que sogra, ninguém merece, mas o certo é que todos querem ter uma. Afinal, se não houvesse a sogra, também não haveria o senhor marido, ou a senhora esposa. Daí essa personagem, que quase sempre interpreta o papel de vilã, no palco da vida, ser um mal, mais do que necessário. Nos bons tempos do rádio, na década de 50, quando ainda nem se falava em marketing empresarial, havia uma propaganda que, mesmo em sentido inverso, aplica-se à questão aqui discutida: sogra é que nem fogão a gás butano. “Não tem igual”. E se alguém, ainda não a conhece, é só perguntar a quem tem uma. Realmente, a comparação procede.
E por aí vai o besteirol, falando da mãe “idolatrada”, de nossos esposos/e ou esposas. “Feliz foi Adão, que nunca teve sogra”. Mas será que a Eva teria comido a maçã, antes do almoço, se a potencial futura sogra estivesse ali por perto, no Jardim do Eden? – Sogra que se preza, tem olhos de lince, vê cabelo em casca de ovo e até chifre em cabeça de cavalo. Portanto, todo genro e toda nora que se cuidem.
Sogra não faz parte da polícia feminina, mas à conta dessa sua visão tridimensional, bem que poderia ser contratada pelo Governador Cid Gomes, para fazer a ronda do quarteirão. Ela pega no pé, melhor do que qualquer mulher enciumada; fiscaliza quem é e quem não é do ramo; quem está gordo e quem está magro, só para dar palpites sobre dieta e nutrição, logo ela que arrebenta a balança toda vez que vai se pesar. E quando se dana a meter o “bedelho” na educação dos netos, aí é que a coisa esquenta. Posa de dona da verdade, sabe tudo sobre pedagogia, psicologia e o escambau. Conhece Marden, Piaget, Montessori e até a Super Nanny, mas jamais lembra que aqueles netinhos e netinhas, tão bonitos e tão danados, são cópias fiéis dos filhinhos e filhinhas que um dia ela pariu.
Mas, “só pra contrariar”, tem que botar defeito é no genro e/ou na nora que não sabem “impor limites”. Ah! Ter sogra é mesmo o barato que sai caro. Se fosse preciso comprar uma, com certeza o produto ia mofar na prateleira. Mas, como até “araruta tem seu dia de mingau”, sogra, às vezes, também serve para alguma coisa: fica com as crianças, quando os pais vão trabalhar, quando viajam, ou quando querem esticar a noite, nos bares da vida. Se preciso, dá remédio direitinho, na quantidade certa e na hora exata, quando os rebentos adoecem, estando no seu poder. Por vezes, ensina os deveres da escola, nem sempre, é verdade, como manda a professora.
Nas necessidades, supre o caixa doméstico, no melhor estilo mother-in-law, não para tirar o nome dos “afortunados” genro e nora, do SERASA, mas para preservar a honra familiar, abalada por um desvão qualquer de “conduta monetária”. E não é que essa “rainha da cocada preta”, a “última cerveja gelada da face da terra”, consegue até esboçar um sorriso amarelo, para a infeliz da mulher do filhinho, ou para o cafajeste do marido da filhinha, que depois de uma “briga de foice”, vêm fazer as pazes, no “motel familiar”? – Pobre sogra essa, que engole sapos, e lagartos, mas que sabe também botar fogo pelas narinas, que nem um dragão endemoninhado, quando se sente pisada nos seus calos.
Que ninguém pense em colocá-la em um andor, porque certamente correria ele o risco de desabar, no meio da procissão. Mas, também, não precisa ser ela queimada, feito Judas, no sábado de Aleluia, ainda que, em muitos casos, botar lenha na fogueira e sentir cheiro de churrasco de gente, pareça pouco. Quem deu o nome de “língua de sogra” àquele brinquedo que estica ao ser soprado, fazendo a alegria da criançada, com certeza só quis mesmo foi fazer uma gozação com o tamanho da língua ferina, viperina, e o mais que seja, dessa “inditosa” figura. Não é diferente o caso daquela musiquinha brega, de carnaval: “tiraram o coração da minha sogra, botaram o coração de um jacaré. Sabe o que aconteceu? – a velha se mandou e o jacaré morreu”.
Pobre sogra nossa, que está sempre na casa dos filhos, azarando, azedando o relacionamento conjugal! Mas será que dá mesmo para acreditar que sogra é esse bicho-papão, de que tanto se fala? – Se você leitor(a), tiver uma jóia desse quilate, muito cuidado com ela. Nunca lhe dê as costas, para não ser vítima de agressão. Se sentar perto dela, bata com os dedos três vezes na madeira. E se não houver outra alternativa, apele para o latim, e diga do fundo do coração: vade retro, satanás! Com tudo isso, por que então criar o Dia da Sogra? – Já não bastam os 365 dias de terror causado pela megera? – E olhe que se ela “bater as botas”, não vale derramar “lágrimas de crocodilo”.
Sogra é igual a político: a gente espera a missa de 7º Dia, para acreditar que morreu e não ressuscitou. Em tempo: procurou-se fazer uma brincadeira, em cima do tema “a sogra”, até para desanuviar a pauta do caderno especial, recheada de elogios a essa “brilhante” figura, na hierarquia familiar. Mas é sempre bom ficar atento ou atenta para a sabedoria popular: “nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai. Pode ser que “a sogra” seja uma santa, mas também pode ser que não seja.
Em tempo: procurou-se fazer uma brincadeira, em cima do tema “a sogra”, até para desanuviar a pauta do caderno especial, recheada de elogios a essa “brilhante” figura, na hierarquia familiar. Mas é sempre bom ficar atento ou atenta para a sabedoria popular: “nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai. Pode ser que “a sogra” seja uma santa, mas também pode ser que não seja.
Nota do Blog: Este texto foi escrito, como “provocação”, para a abertura do caderno especial, por mim organizado, dedicado ao Dia da Sogra, do Jornal do Leitor, de O Povo, que circulou em 29 de abril de 2007. Ele, contudo, não chegou a ser publicado nesse caderno, porque havia exigência de ser assinado por um não-jornalista, e a autora, Elsie Studart, já participava da empreitada com um outro artigo, tecendo rasgados e sinceros elogios à sua falecida sogra, a Sra. Angelina Goes.
O presente ensaio foi inserido nas páginas 74 a 78 do livro “SACOLETRAS: um sacolão de consoantes, vogais, pontos, vírgulas e ...”, de autoria de Elsie Studart, cuja edição foi organizada por mim.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

sábado, 27 de abril de 2013

BOM DIA COOPERADO DA UNIMED - 2013

 


A Unimed Fortaleza realizou hoje, sábado, dia 27/04/13, o seu tradicional “Bom Dia Cooperado”, no Marina Park Hotel, prestando homenagens aos seus médicos cooperados aniversariantes dos meses fevereiro, março e abril.
Participei do encontro por ser cooperado nas especialidades de Medicina do Trabalho e de Medicina Sanitária, e também por ter aniversariado em 13 de março passado, data que marcou a minha chegada aos sessenta anos de idade.
Na oportunidade, a organização do evento distribuiu aos presentes exemplares do nosso lançamento literário SMILE: tributo à memória do Prof. Eilson Goes”, publicado em coautoria com a escritora Elsie Studart, doados pelos autores e familiares do perfilado, uma cortesia que despertou muito interesse entre os colegas.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico Cooperado

COMO FAZER UMA MULHER FELIZ



Não é tão difícil mas... pra fazer uma mulher feliz o homem apenas te que ser:
1. Amigo
2. Companheiro
3. Amante
4. Irmão
5. Pai
6. Maestro
7. Chefe
8. Eletricista
9. Encanador
10. Mecânico
11. Carpinteiro
12. Decorador
13. Estilista
14. Sexólogo
15. Ginecologista
16. Psicólogo
17. Exterminador
18. Psiquiatra
19. Curador
20. Um bom ouvinte
21. Organizador
22. Um bom pai
23. Muito limpo
24. Empático
25. Atlético
26. Sensível
27. Atento
28. Galante
29. Inteligente
30. Engraçado
31. Criativo
32. Terno
33. Forte
34. Compreensivo
35. Tolerante
36. Prudente
37. Ambicioso
38. Capaz
39. Corajoso
40. Determinado
41. Verdadeiro
42. Seguro
43. Apaixonado (bom de cama).
NÃO ESQUECENDO DE:
44. Lhe fazer elogios frequentemente
45. Ir fazer compras com ela
46. Ser honesto
47. Ser muito rico
48. De não a estressar
49. Não olhar para outras mulheres.
E DE TEMPO EM TEMPO, ELE TAMBÉM PRECISA:
50. Lhe dar muita atenção
51. Lhe dar muito tempo,
especialmente para ela mesmo...
52. Lhe dar muito espaço, nunca se preocupando com para onde ela vai.
E TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE:
53. Que nunca esqueça
* aniversários
* aniversários de datas especiais
* dia dos namorados
* qualquer arranjos que ela faça.
* que sua generosidade seja infinita com ela.
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

COMO FAZER UM HOMEM FELIZ



1. O alimente
2. Durma com ele
3. Deixe ele em paz
4. Não olhe as mensagens de seu celular
5. Não se incomode com o que ele faz.
Qual a dificuldade nisso?
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Defesa de Dissertação em Saúde Pública (UECE) de Alexandre Araújo Cordeiro de Sousa



Aconteceu na tarde de terça-feira (23/04/13), na Universidade Estadual do Ceará, mais uma defesa de Dissertação do Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública (PMASP) da Universidade Estadual do Ceará. A banca examinadora, composta pelos Profs. Drs. José Jackson Coelho Sampaio, Marcelo Gurgel Carlos da Silva e José Maria Ximenes Guimarães, aprovou a Dissertação “Motorista-Cobrador: saúde mental de trabalhores rodoviários que desempenham dupla função”, apresentada pelo mestrando ALEXANDRE ARAÚJO CORDEIRO DE SOUSA, orientado do Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

OS JESUÍTAS: missionários e educadores



No dia 13 de março de 2013, católicos de todo o mundo se regozijaram com a escolha do novo papa, que trazia a tripla marca do inusitado: pela primeira vez, se teria um sumo pontífice vindo do outro lado do Atlântico, oriundo da América Latina, ainda detentor do maior rebanho de católicos, e mais precisamente da Argentina; em segundo lugar, agora, depois de setecentos anos da benfazeja passagem do “poverello de Asisi”, um papa, que assume a cátedra de Pedro, decide governar a Igreja de Cristo sob o nome de Francisco, como tributo a dois Francisco, o de Assis, que deu origem às ordens franciscanas, e o Xavier, o missionário jesuíta que levou o cristianismo às terras do extremo Oriente; e, por último, mas não menos importante, por se tratar o eleito do primeiro jesuíta a comandar o trono petrino, desde que essa ordem religiosa foi criada há quase cinco séculos.
Tal como os dois primeiros, o terceiro aspecto suscitou em muitas pessoas o desejo de melhor conhecer a ordem dos jesuítas. A Companhia de Jesus foi fundada por um nobre de origem basca, Santo Inácio de Loyola, que, em 15 de agosto de 1534, reuniu um grupo de seis estudantes na Capela dos Mártires, nas Colinas de Montmartre, em Paris, para constituição de uma sociedade visando “desenvolver trabalho de acompanhamento hospitalar e missionário em Jerusalém, ou para ir aonde o papa nos enviar, sem questionar”.
A nova ordem foi aprovada por Paulo III, em 27 de setembro de 1540, através da Bula Regimini militantis Ecclesiae, que integra a “Fórmula do Instituto”, em que está contida a legislação substancial da Ordem, cujos membros professam os votos de pobreza, de castidade e de obediência ao papa e aos superiores hierárquicos.
A Companhia de Jesus foi fundada durante a Contra-Reforma, sendo uma das respostas do catolicismo à Reforma Protestante, e logo experimenta grande expansão, em parte à conta da sua estrutura relativamente livre, o que lhes possibilitava maior flexibilidade de ação. Ao tempo em que se consolidam suas posições nos países católicos da Europa, ganhando notável poder político, missionários jesuítas, acompanhando a marcha do colonialismo europeu, espalham-se em diferentes pontos da Ásia (Japão, China, Tibete etc.), da África (Congo, Marrocos Etiópia etc.) e da América Latina (Brasil, Paraguai, Uruguai etc.).
Com o avanço do anticlericalismo, no correr do século XVIII, diferentes forças políticas concentraram seus ataques, direcionando-os aos jesuítas, como forma de atingir, indiretamente, à Igreja, produzindo perseguições implacáveis, incluindo prisões e execuções, sendo expulsos de Portugal, da Espanha, da França, e de outros territórios, sem quaisquer reparações financeiras, culminando com a supressão oficial da Companhia de Jesus, com a bula Dominus ac Redemptor, de 21 de julho de 1773, do Papa Clemente XIV, um religioso submisso às pressões de diplomatas ibéricos.
Apesar dessa extinção oficial, a Sociedade de Jesus subsistiu na Rússia e em algumas províncias polacas da Rússia, sendo esses focos de resistência o fermento vital para a restauração da ordem dos jesuítas, no bojo das mudanças das cortes europeias pós-guerras napoleônicas, quando o Papa Pio VII, em 7 de agosto de 1814, entregou a bula da restauração a velhos padres jesuítas.
Durante os séculos XIX e XX, a Societas Jesu volta a crescer, alcançando o seu ápice por volta da década de 1950, quando passou a sofrer com o declínio das vocações sacerdotais, de um mundo cada vez mais laicizado. Mesmo assim, os jesuítas compõem a maior ordem religiosa católica, com quase vinte mil membros distribuídos em mais de uma centena de países nos cinco continentes.
Além da tradicional atuação missionária, a Companhia de Jesus mantém estreito vínculo com o ensino, dispondo de centenas de colégios, faculdades e universidades, zelosamente administrados por clérigos, costumeiramente conhecidos pela demorada formação recebida, que os coloca entre os intelectualmente mais preparados servidores da Igreja Católica.
O voto de irrestrita obediência ao papa de Roma, um postulado das constituições jesuíticas desde os primeiros inacianos, não colide com a autoridade exercida pelo Superior Geral, dito o “papa negro”, em alusão ao hábito preto adotado pela ordem. Por outro, a Sociedade de Jesus dispõe seus membros ao inteiro serviço da Igreja, como verdadeiros soldados de Cristo, mas sempre relutou a que seus efetivos ocupassem cargos dignatários da carreira eclesiástica, o que não surpreende a raridade de bispos ou cardeais pinçados de suas fileiras, sendo ainda mais intrigante, na visão humana, a escolha de um papa jesuíta, o que fala a favor da manifestação redentora do Espírito Santo, agindo na Igreja de Cristo.
Seguramente, o grande princípio inaciano Ad maiorem Dei gloriam (para a maior glória de Deus) balizará o trabalho pastoral do Papa Francisco, conduzindo suas ovelhas por verdes pastagens. Ao que se depara, de suas primeiras intervenções, o novo pontífice tem uma mente jesuíta, mas alberga um coração seráfico.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Integrante da Sociedade Médica São Lucas

* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 9(68): 2-3, abril de 2013.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CURIOSIDADES DE ESCRITORES III



Clarice Lispector era solitária e tinha crises de insônia. Ligava para os amigos e dizia coisas perturbadoras. Imprevisível, era comum ser convidada para jantar e ir embora antes de a comida ser servida.
Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura. “Para ele, era licor”, diverte-se Joyce, a neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo. “Mas para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra.
Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: “O senhor gosta de Camões?” Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos. Foi escoteiro dos nove aos treze anos. Nadador do Minas Tênis Clube, ganhou o título de campeão mineiro em 1939, no estilo costas.
Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. “Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue”, conta Agnes, a filha mais nova.
Mário de Andrade provocava ciúmes no antropólogo Lévi-Strauss porque era muito amigo da mulher dele, Dina. Só depois da morte de Mário, o francês descobriu que se preocupava em vão. O escritor era homossexual.
Fonte: Circulando por e-mail (internet).

Universidades Estaduais Cearenses: uma rede de conhecimentos



José Jackson Coelho Sampaio
O governo estadual cearense, consciente das necessidades sociais e de suas responsabilidades, mantém três universidades públicas: a Universidade Estadual do Ceará-UECE, a Universidade Regional do Cariri-URCA e a Universidade Vale do Acaraú-UVA.
Atualmente, sob a liderança da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior-SECITECE, elas retomam processo de qualificação para melhor servirem à sociedade, por meio de um planejamento de investimentos e da recuperação de perdas docentes.
As ações do governo exigem das universidades um esforço racional de superar os obstáculos que dificultem a produção em parceria. A SECITECE constituiu um grupo de trabalho, que, na perspectiva de uma futura lei de autonomia, considere as seguintes diretrizes fundamentais de uma política de integração.
Implantação pactuada de novas táticas de acesso (Vestibular? ENEM? Misto? Cotas?) e ampliação do número de vagas. Racionalização da oferta de disciplinas pelo uso da educação a distância. Realização de plano de mobilidade acadêmica de docentes, pela possibilidade de uso multiinstitucional de carga horária. Realização de plano de mobilidade acadêmica discente, pela aproximação dos projetos pedagógicos dos cursos em comum. Realização de fóruns municipais de educação superior, para evitar superposições e estimular diversidade, nas cidades onde haja mais de um campus. Expansão dos projetos de campus multiinstitucionais. Implantação de metodologia integrada de gestão programada e de controle preventivo. Aproximação de projetos de avaliação institucional. Qualificação da permanência estudantil nos campi. Realização de Plano de Desenvolvimento Interinstitucional para permitir consórcio das universidades ao buscarem captar editais federais de apoio a infraestrutura.
Os reitores estão envolvidos nesta ideia e, cientes da necessidade de ouvir as respectivas comunidades, desejam construir novos padrões de excelência para nossas universidades estaduais, grandes patrimônios do povo cearense.
(*) Professor Titular em Saúde Pública e Reitor da UECE
Publicado In: O Povo

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FAÇA SEU PLANO DE LONGEVIDADE



Antero Coelho Neto (*)
Nós brasileiros, não fomos acostumados com duas coisas essenciais da vida: planejar o amanhã e guardar as memórias do passado. São dois “pecados capitais”. Costumamos dizer: “O futuro a Deus pertence!”. Claro que pertence sim, mas Ele nos deixa livres para as nossas decisões e podemos lhe dar uma grande “ajuda” e sermos mais felizes, vivermos mais e melhor. ELE lhe agradecerá.
Desde há muitos anos, comecei a me interessar pelo futuro, tendo participado de importantes organizações internacionais e nacionais de futurismo e trans-humanismo. Assim, em 2001, após grande estudo na matéria, publiquei o livro “O Futurista e o Adivinho”, que me deu grande satisfação ao vê-lo em muitas bibliotecas e livrarias. Nele, faço uma análise de diferentes cenários do nosso país e do mundo, buscando uma “visão” (futuro provável) para o Brasil em 2010.
Alegra-me verificar que alguns futuros previstos, foram ultrapassados. Claro que errei em muitos, com os diferentes problemas existentes e outros que apareceram. Quanto aos cenários para nossa longevidade, destaquei a importância da necessidade de todos estabelecerem o seu plano desde cedo. Lembro que os níveis previstos para as expectativas de vida ao nascer e sobrevida, foram todos ultrapassados. E o que vai acontecer até 2050, por exemplo, é, segundo autoridades da área, inimaginável.
Costumo ressaltar que, ao nascer, temos o que alguns pesquisadores chamam de “direito de viver”, que será alcançado se cumprimos as exigências dos seus diferentes condicionantes. Essa vida que temos o “direito”, está baseada em nossa genética e nas áreas fundamentais da vida, que denomino de Mandamentos.
Então, ao planejarmos a nossa longevidade, deveremos trabalhar esses elementos, que são interpretados diferentemente pelos diversos pesquisadores, especialistas, profissionais das áreas e até por muitos oportunistas que aproveitam esse importante momento de nosso progresso, o que faz variar muito o planejamento da longevidade futura.
Para mim. são áreas fundamentais mais importantes: saúde, estilos de vida, meio ambiente, trabalho, criatividade, condições financeiras necessárias, hábitos e costumes, transporte, lazer e segurança. Estudos realizados em importantes centros, (Universidade de Stanford, por exemplo), revelam que o peso desse fatores variam, mas que os mais importantes seriam: estilos de vida, meio ambiente, genética, cuidados com a saúde e outros, nessa ordem.
Então vamos fazer um plano para o nosso futuro recente (1 ano)? Depois, poderemos até fazer um planejamento para o futuro tardio (vários anos).
Em um caderno de notas de uso constante, façam o jogo do “o que quero”, com “o que posso” e com “o que vai”, provavelmente, acontecer. Claro, utilizando os condicionantes que destaquei para vocês.
Pensem nisso e vamos tentar alcançar o “direito de viver” que temos ao nascer.
No próximo ano vou cobrar de vocês os resultados.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Publicado In: O Povo, 17/04/2013.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Convite lançamento de “JUNTO À LAREIRA INVISÍVEL”



O Ideal Clube convida para o lançamento de Junto à Lareira Invisível, livro de autoria do poeta Linhares Filho, membro titular da Academia Cearense de Letras.
O autor e a obra serão apresentados pela escritora Vera Moraes.
Local: Ideal Clube – Salão Meireles / Av. Mons. Tabosa, 1381, Meireles, Fortaleza-CE.
Data: 23 de abril de 2013 (terça-feira) Horário: a partir das 19h. Segue-se coquetel.
Traje: Esporte fino.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Convite lançamento de “POLICROMIAS – 7º Volume”



A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria do Ceará (AJEB-CE), convida para o lançamento de Policromias – 7º volume, livro que traz a participação de 45 autores.
A apresentação da obra e de seus participantes será feita pela escritora e Profa. Dra. Hermínia Lima.
Local: Academia Cearense de Letras / Rua do Rosário, nº 1, Centro, Fortaleza-CE.
Data: 23 de abril de 2013 (terça-feira) Horário: 19h30min.
Traje: Esporte fino.
Obs.: Participo da coletânea com uma crônica sobre a polêmica proposta de instalação de um estaleiro na Praia do Titanzinho, em Fortaleza.

domingo, 21 de abril de 2013

Quando a paixão acaba...



O marido entra no quarto com muito cuidado, deita na cama e sussurra suave e apaixonadamente no ouvido de sua mulher...
- Estou sem cueca...
E a mulher lhe responde:
- Amanhã lavo uma.
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

PESCADOR DE CHIFRES...



Final de semana, como de hábito, me levantei cedo, coloquei meus agasalhos, vesti-me silenciosamente, tomei o meu café e até fui caminhar com o cachorro.
Em seguida, fui até a garagem e engatei o barco de pesca no meu 4x4. De repente, começou a chover torrencialmente. Com a chuva, ventos a mais de 80 km/h.
Liguei o rádio e ouvi que o tempo seria chuvoso durante todo aquele dia.
Voltei imediatamente prá casa, silenciosamente tirei minha roupa deslizei rapidamente para debaixo dos cobertores.
Afaguei as costas da minha mulher suavemente e sussurrei:
- O tempo lá fora está terrível.
Ela, ainda meio adormecida, respondeu:
- Você acredita que o idiota do meu marido foi pescar com esse tempo?
PS: Válido também para trilheiros, surfistas, executivos, geólogos, vendedores, ciclistas, militares, engenheiros, chefes, aposentados, bancários, securitários, nadadores, petroleiros, representantes comerciais, professores, advogados, médicos, dentistas, mecânicos, E PRINCIPALMENTE PRA QUEM TEM AQUELE FUTEBOLZINHO SAGRADO DO FIM DE SEMANA.
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

sábado, 20 de abril de 2013

Ainda bem que não foi escolhido um papa brasileiro



Pensando bem...
Ainda bem que não foi escolhido um papa brasileiro.
Dá até para imaginar como teria sido a "lambança"...
As escolas de samba campeãs em SP e Rio no último carnaval, prontas para um mega desfile na Via da Reconciliação, com apoteose na Praça São Pedro.
“Otoridades” brasileiras que seriam convidadas para fazer parte da comitiva presidencial na posse: Pelé, Ronaldinho, Neymar, os participantes do BBB13, Anderson Silva, Michel Teló...
O Lula seria o 1º a ir para a Basílica de São Pedro e se fazer de engraçadinho, tirando foto com a mitra na cabeça, levando de presente uma camiseta do “Coríntia” e chamando o Papa de “Cumpanhêro Papa”.
Dilma e “dona” Marisa Letícia, usando vestidos com o indefectível vermelho-PT, se fazendo confundir com os cardeais; Zé Sarney disputando com Zé Dirceu o posto de Carmelengo.
O Vesgo e o Christian Pior fazendo piadinhas, perguntas idiotas de duplo sentido e comentários constrangedores para os cardeais, bispos e freiras que encontrassem pela frente.
Roberto Carlos (de camiseta branca, paletó azul do Renato Aragão e cabelo de índio véio) iria cantar “Jesus Cristo, Jesus Cristo, eu estoooou aqui!...” abraçado com Henri Cristo. Com o delírio da plateia, daria uma palhinha e mandava ver o “Você, meu amigo de fé, meu irmão camaraaaada...”.
No Brasil, os defensores da legalização do uso da maconha já estariam afirmando que “conheciam bem” aquela fumacinha branca que saia da chaminé...
Maluf providenciaria a transferência daquele dinheiro “que não é dele” para o Banco do Vaticano.
Collor faria promessas de acabar com os marajás da Igreja.
Escola de samba Unidos de Padre Miguel já anunciaria que, no carnaval de 2014, “o Papa estará na comissão de frente”.
Petistas entrariam com dois pedidos: canonização para a turma do mensalão e excomunhão do F.H.C.
Galvão Bueno não perderia a oportunidade para repetir nos jogos da Seleção seu insuportável bordão: "éééééé Brasilllll...vai Neymar...prova que Deus é mesmo brasileiro...o Papa já é..."
Mas visionário mesmo, só o Maurício de Sousa, que há muito tempo já escolhera o nome para o Papa brasileiro: CHICO BENTO!!!
Concordam que foi melhor escolher o argentino?
Fonte: Internet (circulando por e-mail).
 

Free Blog Counter
Poker Blog