sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

HAROLDO JUAÇABA NA BATALHA DA BORRACHA



O Dr. Haroldo Gondim Juaçaba figura no rol dos principais médicos que exerceram a Medicina no Ceará, no século XX, sendo também listado entre os mais valorosos professores que passaram pela Universidade Federal do Ceará, mercê da sua dedicação à docência, contribuindo para a formação de milhares de médicos. Sua participação ativa, na preparação de centenas de e de centenas cirurgiões, gerais e de especialidades cirúrgicas, configurando uma plêiade de profissionais, seus discípulos, fez dele uma referência e mestre de primeiro plano, sendo reconhecido em vida e mesmo postumamente.
Realizou, com esmero, honradez e competência, a sua intensa atividade profissional, por mais de sessenta anos, sustando-a, por decisão própria, quando pressentiu que o avanço de sua idade poderia comprometer o seu desempenho, pondo em risco à saúde dos pacientes por ele assistidos. Foi então que se afastou do teatro de operações, carregando consigo o bem-querer de incontáveis admiradores e beneficiados por tão prestimoso médico, que tão bem soube exercer a arte e o ofício de Hipócrates, no torrão de Alencar.
No seu bem preservado acervo particular, foi encontrada uma pasta contendo documentos e anotações pessoais relativos ao período em que ele se envolveu com o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores da Amazônia – SEMTA, prestando serviços médicos aos chamados “Soldados da Borracha”, mobilizados durante a II Guerra Mundial, no esforço de guerra, fruto da participação brasileira a favor dos Aliados.
Esse farto documental foi cedido à Profa. Maria Liège Freitas Ferreira, da Universidade Federal de Campina Grande, renomada historiadora e pesquisadora da temática do SEMTA, que, a convite da Academia Cearense de Medicina (ACM), proferiu a conferência: “Norte e Nordeste na Batalha da Borracha”, tendo o Prof. Haroldo Juaçaba como personagem central de sua fala, o que suscitou calorosas manifestações de vários confrades presentes na sessão científica da ACM, acontecida em 14/11/2013.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18
* Publicado In: Jornal do médico em revista, 9(53): 8, novembro-dezembro de 2013. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog