quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MÉDICOS CONTAM CAUSOS DA CASERNA



Em 7/7/13, quando eu estava editando a antologia de 2013 da Sobrames-CE, recebi um e-mail do colega sobramista José Luciano Sidney Marques, com um arquivo anexo que completava a sua participação na obra.
Surpreendi-me com o conteúdo do arquivo, pois continha a descrição de onze causos ocorridos em ambiente militar, produzidos pelo autor Luciano Sidney Marques, meu colega da turma de 1977, da Faculdade de Medicina da UFC, que fez carreira no exército brasileiro, sendo hoje aposentado no posto de coronel, depois de uma larga folha de serviços prestados em seu labor.
O material enviado agradou-me pelo teor dos escritos e por saber que teria mais um companheiro de letras a incluir causos na antologia, algo que eu já vinha fazendo desde a antologia de 2009.
Ao comentar os seus causos, em conversa telefônica, ouvi uma provocação do Cel. Marques para que eu organizasse um livro de causos, nos moldes das antologias da Sobrames-CE. Como eu já havia publicado dois livros de causos médicos, retruquei que seria interessante fazer uma obra diferente, recorrendo a uma temática própria, focalizada em “Causos da Caserna”, mas, para isso, eu precisaria contar com o apoio dele, pois eu nunca tivera inserção profissional ou social na vida castrense.
De pronto, eu intuí que essa não seria uma tarefa tão ingrata, porquanto o meio militar é um depositório de muitos causos, como bem demonstra a seção de “Piadas de Caserna”, da revista Seleções Reader’s Digest, com suas estórias reais, demarcadas pelo burlesco e pelo pitoresco, e que havia, também, um bom número de médicos cearenses, versados na arte de contar e de escrever estórias, conforme pode ser observado no rol de publicações contendo causos médicos exibido no apêndice.
Em seguida, na reunião da Sobrames-CE, de 9/9/13, a proposta da obra foi apresentada e feita a conclamação aos sobramistas que desejassem se engajar, resultando em bom acolhimento. Além disso, buscou-se identificar médicos que atuaram nas forças armadas nacionais, ou na Polícia Militar do Ceará, tanto em quartéis como em hospitais militares, que pudessem contribuir com narrativas vivenciadas por eles mesmos, ou de domínio público, desde que não fossem meras piadas.
Os mais de setenta causos do livro “Meia-volta, volver! Médicos contam causos da caserna”, redigidos por dezessete médicos, são estórias verdadeiras, mas os personagens, quando aqui têm seus nomes mencionados, civil ou de guerra, estão com denominações fictícias, para evitar qualquer forma de ofensa pessoal; isso, no entanto, comportou honrosas exceções, quando o teor do escrito visava render homenagem ao perfilado.
No apêndice, foram ainda listados causos de natureza militar, encontrados no livro “O Brasil Anedótico”, o diligente trabalho de Humberto de Campos, publicado em 1927, que preservou centenas de causos, cobrindo o período que vai do Segundo Império aos primeiros anos da Velha República.
Para terminar, rememore-se que, de praxe, causos levam as pessoas a rir, e o riso é um bom rejuvenescedor.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sobrames-CE e da Academia Cearense de Medicina
* Publicado In: Ceará em Brasília, 25 (259): 8, janeiro de 2014. (Jornal da Casa do Ceará em Brasília).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog