quarta-feira, 19 de março de 2014

A Academia Cearense de Medicina e o Instituto do Ceará


Marcelo Gurgel, tendo ao lado a esposa, Fátima Bastos, e os sócios efetivos, Dep. Fed. Mauro Benevides e Presidente Ednilo Soarez, exibe o diploma de novo sócio do Instituto do Ceará.

 O INSTITUTO DO CEARÁ (Histórico, Geográfico e Antropológico), a mais antiga entidade cultural em funcionamento no Ceará, foi criado em 4 de março de 1887, sendo detentora de uma larga folha de serviços em prol do povo cearense.
Pelo Instituto do Ceará, entidade que teve dois médicos, Guilherme Studart e José Sombra, entre os seus doze fundadores, passaram treze médicos: Guilherme Studart, José Sombra, Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes, José Lino da Justa, Carlos Studart Filho, Manuel do Nascimento Fernandes Távora, Carlos Feijó da Costa Ribeiro, Josa Magalhães, Florival Alves Seraine, João Batista Saraiva Leão, Oswaldo de Oliveira Riedel, Vinicius Antonius de Holanda Barros Leal e José Borges de Sales. Todos eles são considerados luminares da Medicina cearense que, durante suas existências, aduziram valiosas contribuições à cultura e à ciência no Ceará, ao lado do exercício regular da arte hipocrática.
Ao auferir o Nº 145, como desfecho da posse ocorrida em 23/1/2014, este articulista (M.G.C.S.) tornou-se o décimo sexto médico admitido no Instituto do Ceará, juntando-se aos médicos e atuais sócios, José Murilo de Carvalho Martins e Lúcio Gonçalo de Alcântara, reconhecidos intelectuais da melhor estirpe.
Há uma histórica associação entre o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Medicina (ACM), porquanto dos dezesseis médicos, atrás referenciados, seis deles são patronos de cadeiras da ACM, a citar: Guilherme Studart, José Sombra, Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes, Manuel do Nascimento Fernandes Távora, Carlos Feijó da Costa Ribeiro, Josa Magalhães e João Batista Saraiva Leão; outros seis foram, ou ainda são, confrades desse silogeu médico: Oswaldo Riedel, Vinicius Barros Leal, José Borges de Sales, José Murilo Martins, Lúcio Alcântara (membro honorário) e o neófito Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
Com certeza, a presença de mais médicos da ACM na chamada “Casa do Barão”, epíteto em homenagem a Guilherme Studart, ou o Barão de Studart, descortina possibilidades de implementar estudos no campo da História da Medicina do Ceará.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina
e do Instituto do Ceará

* Publicado In: Jornal do médico em revista, 10(54): 11, janeiro-fevereiro de 2014. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog