sábado, 15 de março de 2014

CID, A MEDICINA E A UECE



João Brainer Clares de Andrade (*)
Ameaça realmente parece ser a definição mais acertada ante as declarações recentes do governador Cid Gomes sobre o curso de Medicina da Uece. Em um momento de se discutir a importância e as conquistas sociais das universidades estaduais, desinformado e intransigente, o governador defende o corte ao curso médico ueceano.
A justificativa, no entanto, é pífia: de que faltam recursos ao custeio do ensino superior público estadual, traindo o próprio discurso, quando afirma ser prioridade investir em educação e saúde. E os médicos estrangeiros vindos aos montes ao Ceará e tão calorosamente recebidos pelo próprio governador? Como se defende que faltam médicos no Ceará fechando um curso de Medicina? A quem interessa fechar um curso médico gratuito?
Há de se ponderar que o curso em degola prevista é o melhor avaliado do Ceará no último Enade pelo MEC, logrando a 13ª posição nacional, em meio a quase 200 cursos de Medicina avaliados no país. A taxa de evasão rumo a nossa congênere federal também é irrisória, já havendo mais de uma dezena de casos de migração contrária.
A formação médica da Uece é, ao mesmo tempo que logra os melhores resultados do estado, também a mais barata: não temos o peso dos departamentos hipertrofiados que alimentam o ímpeto da especialização hospitalocêntrica. Somos formados na rede de hospitais estaduais e unidades de saúde, com o espírito do bom exercício da Medicina, mesmo sob pobres condições. Tiramos proveito dos problemas que encontramos devido ao subfinanciamento e negligência do Governo do Estado.
Assim, resta o desejo que haja revés nas ameaças públicas do governador, que haja informação acertada sobre os méritos já conquistados por esse curso médico de parcos recursos, mas com a vocação humana de formar bons médicos. Na verdade, parece que já houve o tal revés: em última ida midiática ao Hospital Geral de Fortaleza, o governador Cid Gomes foi atendido por um médico formado na Uece. Boa coincidência do destino.
(*) Médico formado pela Uece
Publicado In: O Povo, Opinião, de 14/03/2014. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog