domingo, 23 de março de 2014

DE OLHO NAS NUVENS



Affonso Taboza (*)
Cresci no interior do Ceará vendo o sertanejo de olho no céu. Não à procura da salvação eterna, que esta vinha das missas e promessas, dos terços e novenas; mas da salvação temporal. Bem podia ela depender de um milagre. O milagre da chuva, a verdadeira salvação da lavoura. As espiadas começavam na segunda quinzena de dezembro e, se a chuva não vinha, se estendiam até dezenove de março, dia de São José. Esquadrinhava-se o céu de norte a sul, de leste a oeste, à procura de um farrapo de nuvem que desse esperança.
Alguns invernos começavam em dezembro, Natal debaixo d’água. Outros em janeiro, o caso mais frequente. Em fevereiro os invernos escassos. Março, até o dia dezenove, invernos fraquíssimos, que os sertanejos ainda não chamavam seca, para evitar o palavrão. Mas se o verão ultrapassasse a barreira dezenove, o festivo dia de São José, as esperanças se esvaíam. E tome procissão com o santo no andor, e tome novena, e tome súplica aos céus com rosários e benditos.
A seca de antanho era calamidade bem maior que a de hoje. Não tínhamos a rede de estradas de agora nem a abundância de meios de transporte de alimentos, nem podíamos ao menos imaginar facilidades de hoje. Tal estigma não atingia outras regiões do país. Ou se atingia, por aqui não se sabia. O fato é que os povos do sul maravilha “gozavam” os nordestinos pela dependência de chuvas que não vinham. As revistas fotografavam o chão rachado do fundo das lagoas secas e mostravam o que seria o solo do sertão calcinado pelo ardor do sol e a ausência d’água.
Pois bem. Hoje o Brasil inteiro está de olho nas nuvens. Castigo. Deram de fazer barragens para geração de energia elétrica e lá vai o Brasil a depender da chuva. Não mais para produção de alimento e salvação do gado, mas para alimentar a fome insaciável de eletricidade que maltrata o país. E haja cientista a perscrutar o céu, a consultar mapas, a estudar imagens de satélite, temperatura de oceano, e outros sinais exóticos que, para o nosso velho sertanejo, seriam extravagância. Eles não precisavam disso.
Os bichos mandavam sinais e os profetas, iluminados, interpretavam. Um ninho de joana de barro com a entrada para o nascente, pulga no sovaco do peba, e por aí vai. Até a fogueira de São Pedro sinalizava o bom ou mal inverno. É bom que seja assim. Deixem que eles lá se preocupem. Deixem ministros e presidente olharem para as nuvens. Pelo menos ninguém mais vai mangar do nosso tabaréu, quando ele, preocupado com a sobrevivência, for visto de olho no céu. O que ainda acontece, e está acontecendo este ano, infelizmente.
(*) Presidente do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da Fiec
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 20/03/201.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog