sábado, 22 de março de 2014

PADRE MIGUEL LENCASTRE: missionário do Movimento Mãe Rainha

Padre Miguel Lencastre



Repercutiu intensamente nos circuitos católicos, brasileiros e portugueses, o falecimento do Padre Miguel Lencastre, ocorrido no Hospital Português, no Recife, em 13 de janeiro de 2014. Ele foi o fundador do terço dos homens, movimento de homens que se reúnem para rezar o terço e que agrega mais de um milhão de fiéis, e também um dos principais responsáveis por divulgar o Movimento Mãe Rainha no Nordeste, que se origina do movimento alemão Schoenstatt.
Nascido em Paços de Ferreira, Portugal, em 12 de junho de 1929, foi o último dos dez filhos de uma família católica conservadora, da aristocracia portuguesa. Entrou na Universidade de Lisboa, em 1949, para estudar engenharia, mas, em 1950, transferiu-se para Coimbra, instalando-se na República “Os Kágados”, uma agremiação estudantil, na qual fez incontáveis amigos e companheiros de divertimentos e prazeres mundanos. Depois volta a Lisboa, e vive intensamente a vida de boemia.
Em 1959, matriculou-se em Economia na Universidade de Lausanne, Suíça, e, ao fim de um ano, desiludido com a pequenez das coisas profanas, descobre que a Economia não lhe interessa, despertando, então, para a sua vocação religiosa, em um processo de conversão que bem lembra o experimentado por Paulo, o apóstolo dos gentios, e dizendo SIM ao projeto que Deus tinha para ele.
A partir daí, ele assume a espiritualidade mariana, estuda Teologia e Filosofia, e em 15 de outubro de 1966 é ordenado presbítero, ingressando no Instituto dos Padres de Schoenstatt. Pelo exposto, Miguel Lencastre foi ordenado sacerdote, tardiamente, aos 37 anos, na Alemanha.
Alguns anos mais tarde, Pe. Miguel assumiu o seu ofício pastoral na paróquia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, onde dinamizou as práticas religiosas inovadoras de Schoenstatt. Nessa paróquia, foi coadjutor, entre 13 de junho de 1970 e 30 de setembro de 1972, e prior, de abril de 1973 até outubro de 1982.
Chegou ao Brasil, em 1982, começando o seu trabalho missionário, em S. Paulo, como orientador espiritual do Colégio S. Judas Tadeu e capelão de uma universidade católica. Seis anos depois, transferiu-se para Recife, Pernambuco, onde fundou um novo centro apostólico de Schoenstatt, conseguindo atrair, em especial, muitos homens para a prática da fé católica.
Padre Miguel Lencastre foi um dos principais responsáveis por difundir o Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, também chamado Movimento Mãe Rainha, no Nordeste brasileiro.
A corrente da Mãe Peregrina, como a Santa também é conhecida, foi implantada no Nordeste, a partir de Pernambuco, com a chegada do Pe. Miguel Lencastre, pioneiro dos Padres de Schoenstatt em terras nordestinas. O movimento, hoje presente em todos os estados do País, fundamentalmente consiste nas ligas apostólicas compostas por famílias que se organizam para receber em suas casas a imagem da Mãe Rainha.
Como o SIM de Maria, que chancelou a abertura a outros SIM da História do Cristianismo, também o SIM do Pe. Miguel emulou o surgimento de outros SIM: em Portugal e no Brasil, presentes nos participantes do Terço dos Homens e do Movimento Mãe Rainha.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Integrante da Sociedade Médica São Lucas

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog