segunda-feira, 24 de março de 2014

QUANDO OS SURDOS FICAM CEGOS



Por Ricardo Alcântara (*)
Há uma dissonância entre forma e conteúdo na figura pública do prefeito Roberto Cláudio: sua aparência amigável é desmentida pela truculência dos seus atos administrativos e sua prosopopeia fácil, pelos procedimentos arcaicos na indicação de soluções para a cidade.
Enquanto os tratores de sua fúria obreira levam o prefeito a atropelar o bom senso, em seu entorno não parece haver massa cerebral suficiente para agir no mesmo ritmo, alcançando com respostas esclarecedoras muitos questionamentos, sensatos, que têm sido feito.
O prefeito parece empenhado em deixar sua marca tatuada na pele da cidade com intervenções que alterem sua textura, mas não se percebe a mesma dedicação à modesta e não menos relevante tarefa de recuperar os aspectos degradados de civilidade.
Exemplo: Roberto Cláudio não sabe o endereço de uma única via de Fortaleza com pelo menos cem metros de calçada com nível e piso regular, em bom estado de conservação. Não tem. E querem chamar isso de cidade: um lugar que não tem calçadas!
Foi só um exemplo. Há uma infinidade de outros aspectos básicos de urbanidade a reclamar maior atenção, enquanto o prefeito concentra suas expectativas de êxito em pesadas intervenções viárias – parte delas, sim, apropriadas e de interesse relevante.
Vejam a realidade paralela do centro da cidade. Aquilo parece área conflagrada, regida por estatuto próprio, à margem da ordem constituída. Ali, prospera o engodo. O poder público se protege em falsos critérios ‘sociais’ para comprometer o equilíbrio de uma área vital.
(E, aqui, vale uma emenda: é piada, a cólera reivindicante de simpatizantes da ex-prefeita Luizianne Lins contra o atual prefeito quando lhe cobra agora providências em aspectos onde sua líder dedicou-se a produzir retumbantes fracassos). Fecha parêntese.
Alguns nem percebem os vínculos afetivos com praças da cidade, mas há quem perceba e crê que tais relações possam se mover para novas significações por decisão autocrática. É duro e eu não gostaria de dizer, mas é preciso dar a isto o nome que isto tem: é fascismo.
O Saber como razão de julgo é coceira antiga. Muitas vacas foram ao brejo, tangidas pela empáfia desses esclarecidos que não consideraram a possibilidade de perguntar a elas a trilha mais segura. Para esses ‘contemporâneos do passado’, ouvir é sofrer.
Fico, então, com a metáfora de um observador atento: ‘a cidade menstruou’ – disse ele sobre a predisposição ruim entre população e poder público, puxada pela criminalidade destrambelhada e açodada pela ausência de diálogo. Agora, os surdos ficaram cegos.
(*) Jornalista e escritor. Publicado In: Pauta Livre.
Pauta Livre é cão sem dono. Se gostou, passe adiante.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog