sábado, 29 de março de 2014

TRAPAÇAS ACADÊMICAS I



Em 2013, cada novo aluno da Universidade Pública de Navarra, na Espanha, foi convidado a assinar um documento no ato da matrícula prometendo evitar plágios e colas. Isso porque em 2012, a universidade estima que 45% dos estudantes tenham cometido práticas fraudulentas nas provas ou trabalhos acadêmicos. Relembre alguns casos de trapaça, cópia e até os políticos que já caíram na tentação do plágio ou autoplágio --sim, ele existe Leia mais Universidade Pública de Navarra/Divulgação
1) Até a superconceituada Universidade de Harvard, nos EUA, enfrenta problemas com universitários desonestos. Segundo reportagem do jornal El País, em fevereiro deste ano, a instituição expulsou 60 estudantes de um grupo de 125 que estavam sendo investigados. Eles realizaram um teste que pode ser feito em casa, o que é comum na universidade, mas os professores constataram que muitas respostas estavam "parecidas". Após uma investigação, a universidade optou pela expulsão dos alunos.
2) Em 2011, a USP (Universidade de São Paulo) demitiu um professor por plágio na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Ele foi mandado embora por ser o principal autor da pesquisa que copiou imagens de trabalhos de 2003 e 2006 sem creditá-las aos autores, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A pesquisa envolveu dez cientistas que investigaram se uma substância isolada da jararaca é útil contra o vírus da dengue e foi publicada pela revista Biochemical Pharmacology. O caso ocorreu em 2009 e, segundo o docente, o erro foi de uma das alunas que trocou as imagens, mas sem má fé.
Fonte: UOL Notícias. Março/2014.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog