quarta-feira, 21 de maio de 2014

GABRIEL - O INCOERENTE!


Walter Filho (*)

Faleceu recentemente o escritor Gabriel Garcia Márquez, deixando um vazio na literatura mundial. Inegável a riqueza de sua escrita. Disse ter se afastado da Colômbia, sua terra natal, por falta de democracia no passado – hoje com eleições livres. Não consigo digerir esta incoerência de quem vivia de braços dados com Fidel Castro, o tirano que sufoca a liberdade em Cuba, onde presos políticos são fuzilados pelo simples fato de discordarem do sanguinário ditador.
Gabriel, o Gabo, vivia se deleitando na ilha caribenha, dando risadas ao lado de Fidel - enquanto presos políticos eram e são torturados nas masmorras de Havana. Vale lembrar o caso do pedreiro Orlando Zapata Tamayo, o pacifista negro que morreu de fome numa prisão cubana. Na época do cruel episódio, cinquenta amigos do dissidente tentaram uma audiência com Lula, quando este esteve na capital, para pedir ajuda na libertação de presos políticos, mas não foi possível, o ex-presidente recusou a súplica dos oprimidos. Os amigos de Zapata foram proibidos de acompanharem o enterro – ordem dos déspotas cubanos.

Causa estranheza é a maneira como são aplaudidas mundo afora certas figuras, suas palavras e gestos vão de encontro a qualquer noção de tolerância e liberdade. Alguns são pedófilos assumidos, outros assassinos confessos, além de espancadores de suas mulheres. Somente os canalhas não querem enxergar os fuzilamentos diários nos regimes comunistas.
Meses atrás, esteve aqui o escritor Fernando Morais para falar da censura às biografias, sendo ele um fiel defensor do regime castrista. Quanta incoerência! Mas a diferença está na força da democracia, regime que prega a liberdade de expressão, mesmo sendo esta opinião carregada de imundices e falsidades.

O escritor e psiquiatra inglês Anthony Daniels, colaborador a revista Dicta&Contradicta, disse a citação que melhor representa a atualidade: “perdoam-se aos artistas um multidão de pecados que seriam insuportáveis num açougueiro (digamos) ou num padeiro”.
(*) Promotor de Justiça
Publicado In: O Povo, de 19/05/2014.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog