quarta-feira, 14 de maio de 2014

MARKETING DA SEGURANÇA: o precedente perigoso


Por Ricardo Alcântara (*)
As dificuldades humanizam. Pois o governador anda mais sensível: tem dedicado seu precioso tempo a escrever nos jornais sobre comparações incômodas que adversários tucanos andam fazendo na televisão sobre seu governo.

Estariam se valendo da destrambelhada crise de segurança para fins “eleitoreiros”, a dor das famílias vitimadas como material de combustão para dinamitar os índices de aprovação de seu governo e derrotar seu grupo, é do que ele reclama.
Cid Gomes está contando essa história do meio para o fim: quem, de fato, trouxe programas de segurança pública para o centro do debate eleitoral foi ele e disso extraiu grande vantagem com as promessas do Ronda do Quarteirão em 2006.

A promessa ajudou a elegê-lo e sua implantação mereceu tamanha cobertura em propaganda e boa aceitação popular que, dois anos depois, foi fundamental para a vitória da candidata à prefeitura de Fortaleza apoiada por ele, Luizianne Lins.
Foi, portanto, o próprio governador quem agiu de modo temerário, subestimando a autonomia dos fatos, plantando ventos e colhendo tempestades: pediu para ser avaliado a partir – logo do quê! – de seu desempenho como gestor se segurança.

Como o problema é mais agudo nas cidades e a região metropolitana concentra a maior parte da população urbana, no centro do debate eleitoral estará Fortaleza, onde os mecanismos de controle do governo agem com menor poder de fogo.
Ao centrar sua crítica no assombro da criminalidade, a oposição não apenas alcança o calcanhar do governo, como atrai para o ringue da capital o processo de disputa, o que costuma ser quase sempre uma má notícia para o governismo.

Isso porque o protagonismo do eleitorado urbano tende à alternância de poder. Encontre o governador um candidato para conquistar o coração da cidade. Caso contrário, vai ficar aí explicando que fracassou, mais fez de tudo para acertar.
(*) Jornalista e escritor. Publicado In: Pauta Livre.

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