sexta-feira, 9 de maio de 2014

PROGRAMA MAIS ADVOGADOS PARA CUBA


No comércio internacional, na expectativa de exportar mais, trazendo divisas do exterior, cada país busca oferecer aqueles produtos que ostentam maiores vantagens comparativas, sobretudo em termos de abundância de produção a um custo mais baixo.

Nas últimas décadas, quando se esgotou o ciclo de exportação de soldados cubanos, como mercenários estatais, para as guerras civis e/ ou ditas de libertação de ex-colônias africanas, e os fluxos correntes de rublos foram estancados, o governo de Cuba direcionou o seu esforço de captação externa, exportando uma mão de obra médica, farta e barata, que consegue formar em larga escala, a despeito da sua qualidade inferior.

Foi com esse desiderato que Cuba passou a titular cerca de dez mil médicos por ano, oferecendo-os, comercialmente, aos países de terceiro mundo, reconhecidamente carentes de médicos, e aos que, por motivação ideológica, tivessem dirigentes dispostos a ajudar a ditadura castrista, como foi o caso da Venezuela, anteriormente, e o do Brasil, recentemente, com a implantação do Programa Mais Médicos, que serviu de achincalhe à legislação laboral brasileira e proporciona vultosos repasses ao governo cubano.

O povo de Cuba não conta com seus direitos primários respeitados, quer por fragilidade e insuficiência de suas leis, quer pela carência de operadores do Direito, que os defenda, pois os advogados, reunidos em Escritórios Coletivos de Advocacia, somam menos de mil, para o país todo. Apesar do exercício dessa profissão ser livre, mas inteiramente cerceada pelas autoridades de Havana, inexistem escritórios de advocacia privados em Cuba.

Por outro lado, vale considerar que o Brasil, com oitocentos mil advogados registrados na OAB, possui mais de 1.240 escolas jurídicas autorizadas e bacharela em Direito, a um custo módico, cerca de cem mil ao ano, configurando uma vasta oferta de profissionais qualificados, poderia dar suporte a um programa social, de largo alcance, para a adoção de boas práticas democráticas na ilha dos irmãos Castro.

O Programa Mais Advogados para Cuba, além de uma contrapartida oficial de ajuda aos cidadãos cubanos, seria uma forma de reaver, a favor dos causídicos brasileiros, uma parcela dos muitos milhões de reais que, como catamênios ou sangrias, em prol de Cuba, são mensalmente subtraídos do erário pelo Programa Mais Médicos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular de Saúde Pública-Uece

* Publicado In: O Povo. Fortaleza, 8 de maio de 2014. Caderno A (Opinião). p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog