terça-feira, 8 de julho de 2014

Deus é Brasileiro


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta

A contusão no Neymar foi praticada por outro craque da bola de nome Juan Zuñiga, que deve ser da mesma origem social do nosso atleta. Devemos agradecer que seja o autor da falta (com ou sem intenção) colombiano e preto. Assim ao menos estamos livres de mesas redondas globais que incluem sociólogos, antropólogos e assemelhados para proferir na TV as xaropadas e teteias intelectualóides, quanto a preconceitos raciais.
Ao menos disto estamos livres!

Embora saibamos que o sofrimento doloroso do jovem seja intenso. Mais difícil é aceitar o sonho não realizado...
Em minha opinião de médico-psicoterapeuta, ‘puseram’ um gigantesco peso nas costas desses jovens atletas. Se eu fosse um psicanalista dos ortodoxos diria que o lugar da pancada recebida por Neymar foi escolhido a partir das dores/peso/responsabilidade postos no lombo desses jovens gladiadores (futebolistas), começando pelo mensalão, protestos de ruas, desmandos governamentais, black-blocs, eleições, pibinho e termino com um enorme,etecetera. O resultado desse imbróglio politico-midiático-eleitoreiro-baderneiro levou ao desequilíbrio emocional desses coitados.

Compreensivamente, virou também matéria jornalística sobre esses escravos/ricos gladiadores do século XXI. Querem ver uma coisa? O Inconsciente é atemporal. Ele existe desde o aparecimento do Homo Sapiens e, assim como a anatomia, não mudou. A mesma coisa aconteceu com o nosso aparelho mental. Não por acaso, os nossos estádios passaram a ser denominados de Arena, evocando o Coliseu romano.
Para completar a maldade, puseram os nossos jogadores no divã do Sigmund Freud, sem necessidade. Disso eu entendo um pouco. De futebol sou um leigo. E como Freud era judeu, que nem eu, nada melhor que repetir uma velha frase ou provérbio em 'ídiche' que aprendi com meu pai fugido do holocausto e pogroms da velha Europa: — O homem planeja (sonha) e Deus ri.

Não chore não, Neymar, embora o papa seja da Argentina... Lembre-se: ‘Deus é Brasileiro’.
Aguardemos até à terça-feira.

Vamos todos sonhar.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog