segunda-feira, 7 de julho de 2014

MISSA DE SÉTIMO DIA POR PROF. PESSOA


Hoje, dia 7/07/2014, completam-se sete dias do passamento do Prof. João Barbosa Pires de Paula Pessoa, docente aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), na qual lecionou Gastroenterologia e Clínica Médica, por muitos anos, às dezenas turmas de acadêmicos de Medicina, tornando-se professor emérito, um justo reconhecimento por sua intensa dedicação ao ensino médico.
Mesmo aposentado da UFC pela compulsória etária, não deixou as lides acadêmicas, passando a dar valiosa contribuição à implantação da extensão do Curso de Medicina em Sobral, para onde viajava semanalmente, assumindo encargos docentes em seu berço natal.

Juntamente com o Prof. Alber Vasconcelos, Pessoa foi um dos pioneiros da Gastroenterologia no Ceará e fundador da Sociedade Cearense de Gastroenterologia, entidade que lhe rendeu tocante homenagem em 2012, quando da celebração do Jubileu de Ouro de sua fundação. Foi ele, indubitavelmente, o responsável maior pela formação de uma verdadeira legião de gastroenterologistas atuantes no Ceará.
Prof. João Barbosa Pires de Paula Pessoa nasceu em Sobral-CE, em 22/09/1929, filho de José Barbosa de Paula Pessoa e Jandira Pires, no seio de uma tradicional família sobralense que deu ao Ceará muitos médicos ilustrados.

O Dr. Pessoa, como era mais conhecido, ingressou como professor no Departamento de Medicina Clínica da UFC, logo que voltou ao Ceará, depois de formado em 1953, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Foi chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Geral de Fortaleza, por muitos anos, tendo sido inovador de várias técnicas e procedimentos gastroenterológicos em nosso estado. Tinha uma labuta diária iniciada antes do raiar do sol, efetuando visitas aos pacientes hospitalizados e seguidas de sessão clínica às 7h, sempre acompanhadas de seus diletos discípulos.

Foi fundador, membro titular e acadêmico emérito da Academia Cearense de Medicina e dirigente da Sociedade Cearense de Gastroenterologia.
A Clínica Progastro, representada por seus sobrinhos e herdeiros profissionais, os Drs. Ricardo e Sérgio Pessoa, e a família Paula Pessoa, por meio de anúncio publicado nos jornais locais, convidam familiares e amigos, para a missa de sétimo dia, a ser oficiada em sufrágio de sua alma, hoje, dia 7/07/2014, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, situada na Av. 13 de Maio, bairro Fátima, em Fortaleza.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira Nº 18

Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Minhas condolências aos familiares do Dr. Pessoa. Grande perda para a medicina cearense.
ana margarida

 

Free Blog Counter
Poker Blog