sábado, 12 de julho de 2014

PESAR POR MARINILA MUNGUBA


É com largo pesar que ora registro o falecimento, em 10/07/2014, no Crato-CE, da estimada Professora MARINILA CALDERARO MUNGUBA MACEDO, docente do Curso de Medicina da atual Universidade Federal do Cariri, e competente médica sanitarista, com relevante folha de serviços prestada na região do Cariri cearense.
Era uma pessoa dinâmica, tendo concorrido, com fervor e determinação, para a instalação da extensão do Curso de Medicina da UFC, em Barbalha, como professora e coordenadora desse curso. Afetuosa para com os seus semelhantes, e de grande espiritualidade cristã, deixa um lastro de boas ações, que desenvolvia na Primeira Igreja Batista do Crato, independente da profissão religiosa dos por ela assistidos.
Foi com imensa satisfação, que participei do seu exame de qualificação do doutorado em Saúde Coletiva; esse mesmo sentimento, por lástima, não se reproduziu em sua defesa de tese, quando se avaliava um excelente produto intelectual, em franco contraste com o estado de saúde da doutoranda, comprometido pelo avanço de uma insidiosa enfermidade. A despeito da doença que minava suas forças, Marinila envidou esforços para encerrar a contento a sua pesquisa doutoral, movida sobretudo pelo espírito de servir.
Tive a honra de prefaciar o livro VIOLÊNCIA E ACIDENTES: uma abordagem interdisciplinar”, organizado pelos professores José Gomes Bezerra Filho, Marinila Calderaro Munguba Macedo e Isabelle da Silva Gama, lançado em 12 de março de 2014, quando nos encontramos pela última vez.
Por várias vezes, compartilhamos boas conversas no saguão do Aeroporto de Juazeiro do Norte, o que sempre tornava a espera do voo mais agradável.
Com certeza, manterei, na lembrança, as boas recordações de nossos casuais colóquios.
Descansa em paz, Marinila!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor da UECE e do ICC

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog