domingo, 21 de setembro de 2014

CONDOLÊNCIAS POR PROF. ARTUR EDUARDO BENEVIDES


É com imenso pesar que registro aqui o falecimento hoje, 21 de setembro de 2014, por volta do Prof. ARTUR EDUARDO BENEVIDES, o Príncipe dos Poetas Cearenses, imortal, ex-presidente e atual presidente de honra da Academia Cearense de Letras (ACL).
Nascido em Pacatuba, Ceará, em 25/07/1923, e filho de Artur Feijó Benevides e Maria do Carmo Eduardo Benevides. Fez os seus estudos preparatórios no Colégio São Luís e no Liceu, em Fortaleza.
Era formado em Direito, pela então Faculdade de Direito do Ceará, tendo integrado a Turma Sobral Pinto, de 1947, da qual constava entre os bacharelandos o meu genitor Luiz Carlos da Silva, de quem ele foi particular amigo e compadre.
Ocupou o cargo de Chefe da Procuradoria da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Ceará. Também era graduado em Letras, em 1970, atividade proeminente do seu exercício profissional e de sua própria existência, uma vez que abriu mão da prática advocatícia, passando a dedicar-se à literatura e ao ensino superior.
Era membro titular da ACL, desde 13 de novembro de 1957, tendo sucedido ao Ac. Tomás Pompeu Filho, como ocupante da Cadeira 40, patroneada pelo médico e professor Visconde de Sabóia. Presidiu esse silogeu no período de 1994 a 2003.
Escritor fecundo, destacando-se como poeta, contista e ensaísta, com autoria de 46 títulos, que lhe renderam mais de trinta prêmios literários. Era o último remanescente dos fundadores do Grupo Clã, uma importante confraria literária que vicejou no Ceará.
O corpo do ilustre acadêmico encontra-se no Palácio da Luz, a sede da ACL, situado à Rua do Rosário Nº1, com missa de encaminhamento às 9h30min, de amanhã (22/09/14), seguida de sepultamento no Cemitério São João Batista, às 11h.
Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Medicina

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog