terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os condicionantes da vida longa com qualidade


Antero Coelho Neto (*)
Desde há alguns anos pesquisadores, de importantes organizações, estudam e desenvolvem projetos sobre os elementos fundamentais e determinantes de vida longa com qualidade. Tenho citado vários desses estudos em artigos anteriores. Temos procurado simplificar e detalhar, para nossos leitores, uma maneira prática de gravá-los e usá-los com a frequência necessária.
Para isso, temos denominado os mesmos de: condicionantes. Durante esses anos, alguns indicadores ganharam mais relevo e importância pelos achados de pesquisas e prática efetiva. Assim sendo, creio que os selecionados por nós, também possam ser modificados e alterados com o tempo.
Um leitor assíduo escreveu perguntando sobre quais são os condicionantes fundamentais, dos vários que temos destacado. Amigo Ignácio, para nós, os condicionantes fundamentais, são: 1. ter alimentação saudável; 2. atividade física constante; 3. manter peso saudável; 4. planejar a vida do ano; 5. medidas preventivas de saúde; 6. viver em ambiente saudável; 7. evitar estresse; 8. evitar álcool; 9. não fumar e 10. não usar drogas que levem ao hábito.
Agora, os mais importantes pela nossa longevidade com qualidade (70% a 80%), são de nossa responsabilidade, e não é suficiente somente aceitar esta classificação, é necessária sua utilização e mais, devemos ensinar e agir para que a nossa família também pratique. E, como na promoção da saúde, de maneira geral, o fundamental é a sua comunicação para a população. Que os nossos profissionais nas diferentes áreas da saúde, comuniquem para seus pacientes, amigos e familiares e que, também muito importante, pratiquem esses conhecimentos.
Felizmente, nos últimos anos, temos visto completa mudança de comportamento de muitas pessoas e divulgação muito maior desses conhecimentos em revistas, jornais, rádio, televisão e outros órgãos de comunicação. Como exemplo, os nossos programas de rádio: Novas Dimensões (Rádio AM do Povo), Novas Idades e Novas Dimensões (Rádio FM- Universitária), durante 15 anos, têm comunicado com destaque o valor desses condicionantes. E que possam ser utilizados como verdadeiros responsáveis de uma vida longa com saúde e qualidade. Que possam até ser chamados de “mandamentos”.
E, mais ainda, que nossos leitores os aceitem e pratiquem, em grande campanha para a vida longa e saudável, pois assim tem que ser, numa igualdade desejada para com crianças, jovens e adultos. Que nossos políticos e gestores, neste momento tão importante, saibam disso, pratiquem e ajudem à população a viver de maneira sadia com qualidade. Não vai ser fácil, mas podemos chegar lá.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: O Povo, Opinião, de 27/8/2014. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog