domingo, 30 de novembro de 2014

O BRASIL ANEDÓTICO LXV


DOS MINISTROS
J.M. de Macedo - "Ano Biográfico", vol. II, pág. 321.
Era Magalhães Calvet, oficial-maior da Secretaria do Império, quando foi eleito deputado geral pelo Rio Grande do Sul. Dependendo embora do governo, declarou-se em franca oposição ao ministério, discutindo os atos do ministro com uma eloquência desusada e admirável conhecimento de todos os atos dos chefes.
- Que pensa do oficial-maior da sua secretaria? - perguntou ao marquês de Monte-Alegre, então ministro, um deputado da maioria.
- Penso e sei que é deputado liberal e da oposição, aqui, respondeu o marquês; - mas posso adiantar, também; que é modelo de lealdade na Secretaria de que é, e continuará a ser, oficial-maior!
HONRAS FÚNEBRES
A.J. de Araújo Pinho - "O Barão de Cotegipe no Rio da Prata", pág. 78.
Com seu espírito sutil, o Barão de Cotegipe era um céptico. Sem vaidades, não disputava nem, mesmo, aceitava honrarias. Ao regressar do Rio da Prata, onde resolvera o problema da restauração do Paraguai, o Imperador quis decretar a elevação do seu título, ato a que ele se opôs, Se morresse como ministro, o seu desejo era que lhe não prestassem, sequer, honras fúnebres, como era de praxe.
E acentuava:
- Por um cadáver não se devem incomodar duzentos homens!
CONFIANÇA DE MINISTRO
J.M. de Macedo - "Ano Biográfico" vol II, pág. 83.
Afastado da pasta da Fazenda, em 1829, por incompatibilidade com o Imperador, vivia José Bernardino Batista Pereira de Almeida Sodré indiferente ao poder, quando Pedro I o mandou chamar ao Paço.
- Quero que faça parte do novo ministério - disse o monarca. - Pode escolher a pasta que lhe convenha. Aceita?
- Não, majestade! - respondeu, com orgulho, José Bernardino.
E de pé, para retirar-se:
- Senhor, honra de donzela, e confiança de ministro, só se perde uma vez! Eu não posso, pois, tornar a ser ministro de Vossa Majestade!
AS SELVAJERIAS DOS CIVILIZADOS
Jean de Lery - "História de uma viagem à terra do Brasil", ed. De 1926, pág. 56.
Não obstante a sua intervenção constante junto aos tupinambás, seus aliados, para que não comessem os inimigos aprisionados em combate, Nicolau de Villegaignon adquiria esses prisioneiros em troca de espelhos e anzóis, e, nos seus momentos de mau humor, infligia-lhes os mais duros suplícios.
Certa vez, foi um desses infelizes, já entregue aos franceses, submetido a um dos tormentos mais bárbaros que se podia imaginar: o da gordura fervendo, derramada nas nádegas. Estorcendo-se de dor, o desgraçado, amarrado a uma peça de artilharia, gemia, e bradava:
- Se soubéssemos que Paicolás nos ia tratar assim, teríamos deixado que os inimigos nos comessem!...
Fonte: Humberto de Campos. O Brasil Anedótico (1927).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog